Como transformar a sua casa num bonito jardim
Gostaria de ter um jardim em casa, mas não tem espaço ou não sabe como decorá-lo de forma harmoniosa? Siga as nossas sugestões e ficará com um jardim de sonho, seja no interior, na varanda ou no seu terraço.
Quando folheia as revistas de decoração fica com uma leve inveja dos jardins das casas em destaque? Não se preocupe, nós vamos ajudá-la a conseguir o jardim mais bonito.
Na verdade, são poucas as fotografias de interiores e exteriores de pessoas reais que não tiveram a ajuda de uma produtora.
A boa notícia é que não precisa de fazer um investimento avultado, como essas revistas fazem parecer, para ter um jardim harmonioso. Bastam uns trocos, alguma visão e uma generosa dose de bom gosto.
Esqueça o tradicional vaso de cerâmica cor de laranja. Experimente pôr em prática as nossas recomendações para transformar a sua casa num jardim e depois conte-nos como correu!
Onde colocar o jardim?
Embora seja possível espalhar as flores e plantas aromáticas por toda a casa, aconselhamos vivamente que não concentre demasiados vasos ou jarras nos quartos de dormir. Isso tende a atrair mosquitos e, se tiver uma grande mistura de flores, os aromas podem tornar-se excessivamente potentes. No limite, podem mesmo afetar o seu sono.
Assim, procure concentrar as floreiras nas zonas de socialização, como a sala de estar, a cozinha e zonas de passagem.
O ideal mesmo é se tiver uma varanda ou um pequeno terraço, caso pretenda usar plantas maiores e ter um efeito mais impactante.
Quando estiver a decidir onde as vai dispor, é muito importante que se informe sobre o número de horas de luz direta ou de luminosidade de que precisam para serem saudáveis e viçosas.
Que acessórios usar?
Antes de comprar as jarras, os vasos, as floreiras ou as estufas, pense bem nas flores e plantas que vai colocar em casa.
Deve equacionar o facto de elas crescerem, pelo que as bases que escolher devem ter uma folga. A forma dos recipientes deve ser airosa e oferecer apoio à planta.
Seguidamente, deve ter em atenção às cores: selecione suportes que não compitam com os tons das flores e outras plantas que vai usar. No fundo, eles também funcionam como acessórios que trazem algo extra à sua decoração de interiores e/ou de exteriores.
Assim, prefira cores neutras ou então procure conjugar com a palete de tons que já tem em casa.
Escolha os seus vasos, jarras e outros acessórios