Nestes meses sentimos que os dias estão a encolher e que rapidamente chegamos ao inverno.
Embora em Portugal o clima seja bastante gentil quando nos comparamos com outras regiões do mundo, mesmo assim, sentimos necessidade de marcar e viver de forma diferente as estações do ano.
Podemos dizer que durante esta fase do ano trabalhamos o conforto e a proteção da casa, para que possamos estar em maior harmonia e para que a casa nos proteja mais e nos ajude a viver esta época com maior facilidade.
Tal como alguns animais selvagens que procuram os abrigos e preparam as tocas para hibernar, também nós nos preocupamos em trazer mais conforto para a nossa casa. Procuramos mais o abrigo e vivemos menos o exterior.
Ajustes de outono em casa
Assim como muitos de nós organizamos o armário e trocamos as roupas de verão pelas de inverno (usamos mais camadas, escolhemos cores mais escuras, têxteis que nos ajudam a aquecer ou a manter o calor, que nos protegem mais, que nos resguardam), fazemos também ajustes nas nossas casas.
• Na cozinha:
Alteramos a alimentação para alimentos “quentes”, como sopas, guisados, “comida de panela”, como muitos chamamos, aquela que nos aquece a alma, que nos satisfaz pelo conforto. Aparecem as castanhas, os frutos secos, preparamos conservas, vivemos mais a despensa.
E gostamos bastante de estar na cozinha quando o fogão ou o forno está aceso e, desta forma, aquece também o ambiente.
• Na casa de banho:
Temos o cuidado de fechar as janelas e de a aquecer antes de ir tomar banho, para evitar correntes de ar e diferenças de temperatura.
• Na sala de estar:
Vamos buscar lenha e preparamos a lareira ou o fogão de sala, ou os aquecedores elétricos. Trazemos para perto do sofá uma mantinha para nos cobrirmos quando estamos a ver televisão. Voltamos a colocar o tapete alto e fofo no chão, depois de o termos tirado durante o verão.
Preferimos as cores da terra na decoração porque estas têm uma vibração de maior aconchego. Protegemos melhor ou vedamos as portas e janelas para evitar perdas de calor.
• No quarto:
Colocamos mais cobertores na cama, onde no verão tínhamos apenas um lençol e uma manta fina. Vamos buscar cortinados mais pesados.
“Alinhar o interior com o exterior”
Como tudo nesta vida começa por ser energia que se vai manifestando nas mais variadas formas. Ao ajustar a casa às nossas necessidades para esta época, estamos também a alinhar o nosso interior com o nosso exterior, pois do ponto de vista emocional, ficamos também mais carentes de conforto e proteção.
Individualizamo-nos mais, viramo-nos mais para o nosso interior sem com isso nos isolarmos uns dos outros. Podemos focar-nos mais no nosso interior mas precisamos também do calor e do apoio uns dos outros.
É uma fase boa para termos mais foco, tomarmos decisões, redirecionar a nossa vida e até mesmo dedicarmo-nos aos estudos e ao desenvolvimento espiritual.
Para os mais aéreos, é uma fase mais fácil para se concentrarem e motivarem pelo trabalho. Mas para os naturalmente mais calmos devem tomar atenção para não se deixarem cair na estagnação.
Alexandre Saldanha da Gama é um conceituado consultor de Feng Shui de Portugal e da Europa, e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras, e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.