Crónica. Feng Shui na casa de banho
Manter a casa de banho organizada e asseada é, segundo o Feng Shui, extremamente importante para o bem-estar do corpo. Saiba o que ter em consideração para tirar o melhor proveito desta área da casa.
Muitas vezes mal-afamada pelos curiosos do Feng Shui, a casa de banho é um dos elementos principais da nossa casa. É neste espaço onde fazemos a nossa higiene diária e onde tratamos deste templo que é o nosso corpo físico.
Alguns livros ou textos do Feng Shui opõem-se a haver uma casa de banho dentro de casa. Devemos lembrar que estes textos não se adequam aos tempos modernos e contemporâneos. Retratam antes a situação dos nossos antepassados ou de algumas pessoas que ainda vivem em zonas sem esgotos e sem águas canalizadas, e nessa situação sim, a dita latrina deveria ficar o mais longe possível da casa e principalmente da cozinha.
Dicas de Feng Shui para a casa de banho
A nossa casa de banho deve ser preparada, decorada e vivida como um spa, um local de culto e de cuidado ao corpo.
Não deve estar junto da cozinha, pois as suas funções e energias são muito diferentes.
Pode estar perto de um quarto ou escritório desde que a sua porta não abra diretamente para a zona da cama ou da mesa. No caso das suites, a casa de banho deverá abrir para o corredor de entrada do quarto ou para a zona do closet.
Também não deve ter acesso direto através da sala social ou zona de refeições.
Resumindo, a casa de banho deve estar numa zona de passagem, de acesso, para que possa haver alguma separação e privacidade.
Orientação da casa de banho
• Norte: pode usar cores como o negro brilhante ou azul escuro, azulados, esverdeados e tons crus, como o da areia clara. Precisa de ter plantas vivas ou, se não for possível, deve ter riscas verticais ou um quadro que represente uma árvore verde.
• Este ou sudeste: pode usar cores verde ou azul e pode, e deve, ter plantas vivas e formas verticais. Estas são as melhores orientações para uma casa de banho.
• Sul: também vai precisar da ajuda das plantas vivas, mas neste caso use cores variadas e fortes na decoração, como o violeta, o púrpura, o rosa forte, o laranja e o vermelho, entre outras. Para além disso, pode e deve ter velas decorativas de cores bonitas.
• Nordeste, centro ou sudoeste: use cores terra suaves, que podem ir desde o castanho ao creme, passando pelos amarelados, alaranjados e avermelhados. Nestes casos é preciso reforçar a presença do metal, que já existe nas torneiras e espelhos, mas aqui é essencial incluir também nos suportes de papel ou de toalhas e nos outros adereços decorativos. Proponho um cristal natural como peça decorativa.
• Oeste ou noroeste: opte por cores como o branco, cinza, vermelho e laranja. É também preciso “metalizar” o ambiente, tal como propus no parágrafo anterior. Use adereços de metal, aço, inox, etc., e não se esqueça do cristal natural ou de uma taça com várias pedras naturais.
Do ponto de vista simbólico, a casa de banho está na nossa casa localizada, segundo a grelha do baguá, na zona dos assuntos que estamos a resolver, a curar e regenerar na nossa vida. Quando finalmente os superamos, a dinâmica da casa altera-se ou somos convidados a mudar para outra casa.
Por isso mesmo, devemos estar atentos e cuidar da nossa casa de banho, mantendo-a sempre impecável, simples, minimalista, organizada e extremamente asseada e higienizada.
Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.