No auge do verão, é apenas natural que as casas absorvam o calor que se faz sentir na rua, principalmente se não tiver ar condicionado. Mesmo com os estores fechados o dia inteiro, para evitar que o sol “entre”, e com as ventoinhas ligadas, há casas que aquecem mais facilmente.
A boa notícia é que, através da decoração, é possível adotar várias estratégias para reduzir a sensação de calor. Rita Salgueiro, arquiteta de interiores, deixa algumas sugestões de coisas simples que pode fazer para tornar o seu lar mais fresco.
Como tornar a casa mais fresca com decoração
Opte por tecidos mais leves
Substitua as mantas de lã e almofadas de veludo por tecidos de fibras naturais, como linho, cetim, ou seda, pois são mais frescos e deixam a pele respirar melhor. Faça o mesmo com os lençóis da cama e substitua ainda os tapetes mais quentes por tapetes de sisal, bambu ou algodão. Estes materiais não absorvem tanto calor e dão um ambiente acolhedor.
Ter pequenas fontes de água
As fontes de água podem ser um elemento decorativo interessante, pois tornam o ambiente mais húmido e dinâmico.
Escolha cores frias e claras
Cores como azul ou verde água, tal como os tons claros, dão amplitude à divisão da casa e ajudam a manter os ambientes mais frescos, pois refletem a luz e o calor. Além disso, está provado cientificamente que, à mesma temperatura, o corpo tende a refrescar quando se encontra rodeado de cores frias e a sentir calor rodeado de cores quentes.
As plantas são suas amigas
Opte por plantas verdes de folha larga, que além de refrescarem o ar e ajudarem a reter a humidade, também decoram o espaço. Espalhe-as por todas as divisões da casa, inclusive nos quartos.
Boa iluminação
Durante o verão, as lâmpadas dos candeeiros de apoio podem ser substituídas por tons ligeiramente mais claros com uma cor entre os 3000 e os 4000k mais aproximada à luz natural. Outra opção é colocar películas térmicas nos vidros, que baixam a temperatura até 4ºc.
Use e abuse do espaços ao ar livre
Aproveite as varandas e terraços, decorando-os aconlhedoramente com cadeirões de exterior, almofadas de chão, luzes nas paredes e um tapete de exterior.
Gostou das dicas de Rita Salgueiro?