Todos temos, ou já tivemos, um espaço em casa que tem funções diferentes, como uma sala social que também serve de sala de refeições, um quarto que, para além de dormir, também serve de zona para estudar ou trabalhar.
Esta é a realidade de muitas pessoas e de todos os que moram num T0, por isso, partilho qual a melhor forma de viver nestes espaços.
Feng Shui nas divisões da casa
As diferentes necessidades que temos quando usamos um espaço pressupõe que hajam energias distintas em cada função. Desta forma, o ideal seria ter várias divisões da casa, cada uma com sua função.
Ter uma sala para socializar, outra para refeições. Ter um quarto apenas para dormir e, eventualmente, ser também quarto de vestir e ter outro quarto só para brincar ou estudar.
Mas, como sabemos, muitas vezes fazemos o escritório na sala, seja com uma pequena secretária nas costas do sofá ou na própria mesa de refeições. Outras vezes trabalhamos no próprio quarto ou na cozinha.
Há algumas situações onde esta comunhão de diferentes funções no mesmo espaço pode até ser vantajosa, como a sala social junto da sala de refeições ou a mesa de refeições na própria cozinha, ou até mesmo, como cada vez mais se vê, a cozinha integrada na sala.
Mas se pensarmos que a energia do trabalho é mais ativa, compreendemos que será preferível trabalhar na sala e não no quarto, onde queremos uma energia tranquila, para termos um sono de qualidade.
Regras para dividir os espaços
Dificilmente imaginamos dormir na cozinha ou na casa de banho, pois a sensação de ambiente mais frio é até física. Mas já nos vemos a dormir numa sala ou num escritório, que tem um sofá-cama para servir de quarto de hóspedes.
Não há impossíveis, mas no caso de ter de dormir onde trabalhamos ou vice-versa, precisamos de algumas regras:
- Afastar a cama da zona de trabalho;
- Nunca usar a secretária como mesa de cabeceira;
- Ter os espaços individualizados.
Separar os espaços pelo tempo, ou seja: quando estou a dormir a mesa está arrumada, como se ninguém ali trabalhasse, e quando trabalho na mesa, a cama e o resto do quarto estão sempre arrumados.
Caso contrário, a “promiscuidade energética” leva a ter sono e preguiça quando trabalhamos, e depois ficamos preocupados ou com a cabeça cheia de trabalho quando tentamos dormir.
Devemos também analisar o que é mais prático e funcional. Ter as crianças a dormir todas no mesmo quarto e fazer do outro quarto o escritório onde todos trabalham e, ainda, outro espaço só para brincar. Contudo, quando chegam à adolescência, cada um prefere ter o seu próprio espaço, e aí voltamos a ter a situação de “dormir onde trabalho”.
Podemos ter um escritório na sala (principalmente quem mora sozinho e consegue individualizar bem a área de trabalho dentro da sala) ou podemos ter um escritório separado (principalmente quem mora numa casa com mais pessoas e onde a sala é o lugar de todos).
Podemos ter as máquinas de lavar e secar roupa na cozinha (desde que bem longe da zona onde cozinhamos) ou será preferível ter na marquise ou numa lavandaria individualizada. É até preferível ter a lavandaria junto da casa de banho, em vez de estar na cozinha.
Devemos também separar bem a casa de banho das outras divisões:
- Nunca ter uma casa de banho junto da cozinha;
- Nunca ter uma casa de banho com porta a abrir diretamente para uma sala social;
- Se tiver um quarto junto da casa de banho, a porta da mesma não deve abrir diretamente para a zona da cama.
No entanto, uma casa de banho está bem se a porta está no corredor de entrada do quarto ou num corredor de acesso às várias divisões da casa.
No geral, é mais harmonioso ter uma casa cuja arquitetura separa bem a zona social e pública da zona mais privada e pessoal.
Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.