Trabalhar em casa ainda é uma realidade para muitas de nós, o que tornou do escritório a divisão mais usada diariamente. Infelizmente, isto significa que este espaço pode ficar desarrumado e caótico muito facilmente, o pode diminuir os níveis de produtividade.
Para evitar que tal aconteça, é importante criar um ambiente de trabalho funcional, organizado e livre de distrações.
Quer descobrir como o pode fazer? Esqueça o stress e veja como pode maximizar a sua eficiência de trabalho numa zona zen em apenas seis passos.
6 passos para organizar o escritório em casa
1. Planificar
Antes de começar a organizar seja o que for, é importante definir metas. Para tal, sugerimos que agarre no papel e na caneta e comece por escrever que zonas precisam de organização – onde quer colocar a secretária e outros móveis, como quer organizar as gavetas, etc.
Desta forma, não perde tempo e consegue manter-se motivada até concluir todos os projetos.
2. Limpar
De seguida, divida todos os equipamentos e objetos que tem no seu escritório em quatro secções: guardar, deitar fora, doar e mover (esta última é para itens que pertencem a outras divisões da casa).
Certifique-se que guarda apenas aquilo que realmente é útil e vai contribuir para um espaço de trabalho produtivo – esqueça as canetas partidas e os cabos que não usa.
Objetos decorativos ou móveis a mais devem ser removidos também.
3. Arrumar
Depois de limpar todo o seu escritório em casa, está na hora de arrumar o que restou da seleção prévia. Novamente, o melhor é dividir todos os objetos, como material de escrita, papéis, tecnologia, etc.
Assim, consegue perceber quanto espaço vai precisar para armazenar cada categoria, de forma a conseguir utilizar toda a arrumação possível.
Se precisar, utilize cestos, caixas e copos para organizar todos os itens que precisa.
4. Organizar fios eletrónicos
Pode não parecer uma tarefa muito importante, mas cabos desorganizados podem ser causa de frustação e lixo visual.
Comece, então, por organizar todos os fios de computadores, impressoras, etc., (garanta que não estão entrelaçados), passe um pano seco pelos mesmos, e depois tente escondê-los.
Pode utilizar caixas de organização específicas para este problema ou então usar uma caixa que já tem em casa – basta fazer um furo na mesma para os cabos passarem.
Já os fios que não usa regularmente, enrole-os com cuidado e defina uma zona ou gaveta para os mesmos.
5. Manter uma secretária minimalista
A parte mais importante de um escritório – a secretária. Infelizmente, esta é a primeira parte deste espaço a ficar desorganizada.
Por isso, é importante definir quais os objetos mais importantes a ter sempre à mão, sejam canetas, blocos de notas, computadores ou calculadoras.
Minimize também os itens decorativos e invista em organizadores de mesa. Assim, consegue utilizar todo o espaço da secretária e evitar confusões.
6. Rotina de organização
Agora que já tem o seu escritório em casa organizado, é fundamental mantê-lo assim. Para isso, deve criar uma rotina de limpeza, que pode fazer todos os dias, depois do trabalho, ou semanalmente.
Garanta que coloca todos os objetos nos seus respetivos sítios e que não acumula lixo na secretária. Assim, consegue economizar o seu tempo e manter o seu espaço de trabalho agradável e produtivo.