Ter um frigorífico organizado pode parecer a tarefa mais inútil do mundo, no entanto, há vários benefícios em dispensar algum tempo neste eletrodoméstico. Pense assim, quando está a fazer a lista de compras, qual é o primeiro sítio em que vê o que precisa? Exato, no frigorífico – daí ser importante criar um sistema organizacional no mesmo.
Ao ter os produtos organizados por data de validade, por exemplo, consegue poupar dinheiro, não corre o risco de comer algo estragado e, claro, evita o desperdício alimentar. Mas por onde começar?
De acordo com a organizadora profissional Pia Thompson, à revista Insider, o primeiro passo na organização do frigorífico é saber onde guardar os itens.
Mas há mais. Veja como pode organizar o seu frigorífico da melhor forma.
Como organizar as várias zonas do frigorífico
Porta
Por ser a parte mais exterior do eletrodoméstico, e por ser a zona de acesso ao mesmo, a porta do frigorífico é a parte mais quente e com mais oscilações de temperatura.
Pia Thompson sugere, então, que guarde condimentos, geleias, doces e outros alimentos mais resistentes à deterioração nesta zona. A organizadora profissional aconselha ainda a armazenar ervas como salsa e coentros em frascos com água na porta do frigorífico, de forma a prolongar a frescura.
Lembra ainda que guardar laticínios como leite e ovos nesta área não é o ideal, visto que estes produtos precisam de baixas temperaturas para durarem mais tempo.
Primeiras prateleiras
Ao contrário do que acontece com a porta, as primeiras prateleiras do frigorífico são das zonas mais frias. Deve armazenar nesta área alimentos prontos para comer, como iogurtes, queijos, sobremesas, sobras e ovos.
Prateleiras inferiores
As últimas prateleiras do frigorífico são as zonas mais frias do mesmo. Nesta secção, deve colocar itens grandes, como garrafas ou latas, carne e peixe.
Gavetas
Geralmente localizadas na zona mais baixa do frigorífico, as gavetas servem para guardar frutas e vegetais. Idealmente, e de acordo com Pia Thompson, “frutas e legumes não devem ser armazenados juntos, pois o etileno das primeiras pode fazer com que os vegetais se estraguem mais rápido”.
Passo a passo
Agora que já sabe onde deve guardar cada item no seu frigorífico, está na hora de colocar na prática:
- Retire tudo do eletrodoméstico e deite fora o que está fora da data de validade;
- Divida os produtos por categorias: bebidas, laticínios, carne e peixe, frutas, vegetais, condimentos, geleias e doces;
- Limpe bem o interior do frigorífico, com um pouco de água morna e detergente da loiça;
- Seque o eletrodoméstico e coloque tudo no mesmo de forma organizada.
Preciso de organizadores?
Não, não é preciso comprar organizadores para ter um frigorífico arrumado. Pode usar e reutilizar frascos e embalagens de acrílico ou vidro de produtos antigos – basta garantir que os mesmos não estão danificados.
Outra opção é utilizar loiça que tenha em casa, como taças, copos ou travessas, para armazenar alimentos como ovos, vegetais, frutas, etc.
Pode ainda acrescentar etiquetas nos mesmos, de preferência com a data de validade do produto.
Dicas úteis
- Crie uma zona “comer primeiro” com um cesto e coloque produtos que estão perto da data de validade;
- Coloque os artigos mais antigos à frente para que sejam consumidos primeiro;
- Evite encher demasiado o frigorífico;
- Não coloque itens no frigorífico que não precisam de refrigeração: frutas cítricas, cebola, alho, batatas, molho picante, nozes, chocolate, etc.;
- Para prolongar a frescura de verduras como a alface, o espinafre e a rúcula, envolva os mesmos numa toalha de papel húmida antes de armazenar.