© D.R.
Home office: melhorar o local de trabalho com pequenos DIY

Home office: melhorar o local de trabalho com pequenos DIY

Com o crescimento do home office, a nossa casa é agora muito mais do que apenas um lugar para descansar e estar em família. A decoradora Patrícia Barreiro deixa algumas dicas práticas (e alguns DIY) para que possa criar uma zona de trabalho no conforto do lar.

Por Nov. 4. 2021

Com o teletrabalho a entrar na nossa rotina, e o conceito de home office a ganhar cada vez mais adeptos, é essencial ter um espaço em casa que estimule a criatividade, concentração e produtividade. Mas e se não tem um quarto extra para fazer de escritório?

Desengane-se quem pensa que uma secretária, um candeeiro e uma cadeira são suficientes para trabalhar em casa, em qualquer canto da sala ou cozinha. Para continuar eficiente é preciso um bocadinho mais.

Com a ajuda da decoradora Patrícia Barreiro, reunimos algumas dicas práticas para encontrar a melhor zona de trabalho em sua casa. Ora veja.

Como encontrar o melhor spot

“A melhor forma para criarmos um mix de ambientes dentro de uma só divisão é através da delineação dos espaços e, para isso, existem certos ajustes que são fundamentais”, começa por explicar-nos Patrícia.

“O primeiro, é a alteração da cor da nova zona, uma opção rápida e prática. Podemos optar por criar uma harmonia visual com uma tonalidade que não fuja aos tons utilizados na divisão e, assim, enquadrar de forma mais sóbria a nova zona de trabalho. Ou, se preferirmos arriscar, podemos escolher uma cor que contraste com tudo o resto, uma opção mais arrojada, mas que pode também ficar muito sofisticada”.

Se a divisão eleita for apertada e não tiver muito espaço, a decoradora sugere a utilização de um carrinho de bebidas ou de chá. “Pode ser uma opção de bom gosto, seja ela para servir de apoio ao computador ou tablet, mas também para organização de documentos e agenda. Assim, conseguimos ter os objetos todos arrumados e acessíveis a qualquer momento.”

Criar uma zona de trabalho

Para conseguir criar um home office funcional há certos detalhes a ter em conta, como por exemplo a escolha das cores nas paredes. “Pessoalmente, sou uma apaixonada por tons terra! Cores suaves, como o bege e o verde seco, permitem acalmar e preparar o corpo e a mente para as nossas rotinas de trabalho ou estudo, ajudando assim à nossa concentração.”

“No caso de espaços mais amplos, podemos arriscar em tons vibrantes como o amarelo ou o laranja, cores que estimulam o nosso cérebro e que por isso impulsionam a nossa criatividade”, explica.

© Shutterstock

Se tem alguma divisão com as paredes nestes tons em casa, talvez seja esse o lugar ideal para construir a sua zona de trabalho. Caso tenha o seu próprio escritório, pintar as paredes pode ser uma boa opção.

No que toca aos itens básicos, para além do essencial, como uma cadeira adequada que permita manter uma boa postura, Patrícia Barreiro considera fundamental ter uma agenda “para conseguir organizar os meus dias e os meus compromissos. E tenho sempre comigo um spray próprio para limpeza do meu tablet e portátil.”

4 dicas para decorar o seu home office

A decoradora Patrícia Barreiro deixa algumas dicas simples para decorar a zona de trabalho em casa.

Recomendo que o workspace tenha um ambiente clean, de forma a favorecer a concentração. No entanto, podemos acrescentar-lhe pequenos detalhes decorativos que, para além de darem um estilo extra ao espaço, podem também trazer benefícios quando a palavra-chave é foco e produtividade;

Deixar a luz natural, que tantos benefícios traz à saúde, entrar. Se for necessária luz elétrica, escolher um bonito candeeiro de mesa e optar por luz branca;

Para deixar o ambiente de trabalho leve e agradável, a dica é apostar em plantas verdadeiras e até uma jarra de flores naturais;

Porque a arrumação e organização são fundamentais para mantermos o foco e sermos produtivas, sugiro colocar uma caixa de madeira. A combinação dos tons e a introdução de elementos da Natureza é a chave.

''Não vivo sem lápis e borracha e, claro, um bloco de notas para anotar todas as minhas ideias e planear os próximos projetos'' - Patrícia Barreiro

DIY para melhorar a sua zona de trabalho

1. Faça o seu suporte para o computador

Quando trabalhamos ao computador durante muitas horas seguidas, devemos ter o cuidado de adotar uma postura correta. Colocar o monitor ligeiramente abaixo da altura dos olhos permite evitar a tensão do pescoço, por isso, a utilização de um suporte para o computador pode ser uma solução.

Crie o seu próprio suporte de computador e personalize-o com as cores da decoração de sua casa.

Como? Restaure e transforme uma antiga caixa de madeira ou uma gaveta antiga num suporte de computador.

  • Comece por lixar muito bem a caixa de madeira ou gaveta;
  • De seguida, com um pano, remova todas as poeiras e sujidades. É fundamental que não fique nenhum resíduo na peça;
  • Aplique o primário. Tempo de secagem: 30 minutos;
  • Após estar totalmente seco, aplique o esmalte Robbiduro Acqua na cor escolhida. Este é um esmalte para madeiras, com uma elevada resistência. Tempo de secagem: 1 hora;
  • O seu suporte de computador está pronto.

2. Tenha um quadro de escrever em casa

Com a tinta Magic Effects Ardósia da Robbialac é possível transformar qualquer superfície num quadro de giz, que pode ser facilmente apagado e escrito novamente, sem danificar as paredes. Pode ainda complementar o seu quadro de ardósia com um efeito íman, aplicando o Magic Effects Magnético.

Para as crianças que começam a escrever as primeiras palavras, ou para os adultos que gostam de escrevinhar as suas ideias, esta é uma forma divertida de utilizar as paredes de sua casa.

Veja o passo a passo de como aplicar estes efeitos na parede.

Mais sobre decoração