Casa

Jantares de Natal: Cinco erros de etiqueta que deve evitar

Durante o mês de dezembro, vai receber vários convites para os tradicionais “jantares de Natal” em casa de amigos e familiares. Para que a sua “boa imagem” não fique comprometida, confira os erros de etiqueta que deve evitar quando entra em casa de alguém.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Jantares de Natal: Cinco erros de etiqueta que deve evitar
Escrito por
Dez. 06, 2016

Quando falamos de regras de etiqueta, não estamos só a falar da postura ideal “à mesa”. Desde o momento em que o convite é feito, há uma série de cuidados que não devemos descurar para não ficarmos vistas como “desagradáveis”, inconvenientes ou até mal-educadas. Numa altura em que os “jantares de Natal” predominam na agenda, identificámos os erros de etiqueta mais comuns neste tipo de eventos. Descubra-os e seja a melhor convidada do seu próximo jantar…

Regras de etiqueta a seguir

1. Ignorar um convite

Numa altura em que vivemos em permanente sintonia com o telemóvel e as redes sociais, ignorar um convite vai parecer mais do que desleixo da sua parte, uma falta de consideração pelo anfitrião. Responder simplesmente “talvez” através da opção automática do Facebook também não irá causar a melhor impressão, se não justificar diretamente ao anfitrião os seus motivos. Independentemente da sua resposta, responda sempre diretamente à pessoa que lhe dirige o convite e com a devida antecedência.

2. Aparecer com um convidado extra sem avisar

Só porque a sua amiga de infância decidiu fazer-lhe uma visita surpresa no dia em que tem um jantar marcado, não vai levá-la consigo. Aparecer com um convidado extra é uma situação muito desconfortável para os donos da casa. O ideal será dizer que tem um convidado inesperado em sua casa e que, lamentavelmente, não poderá aceitar o convite. Assim, estará a dar a oportunidade de os anfitriões convidarem também a sua amiga e não a impor a sua presença.

3. Mentir sobre os presentes que não comprou

Se ao chegar a casa da anfitriã for surpreendida com um presente e não tiver trazido nada para ela, não invente desculpas que não correspondam à verdade. Dizer que se esqueceu do presente dela no carro ou em casa são exemplos que deve evitar. Nestes casos, concentre-se na forma como agradece o presente, mostrando a sua máxima gratidão. Mais tarde, também poderá retribuir à sua amiga com um presente.

4. Utilizar excessivamente o smartphone à mesa

Apesar da nossa ligação permanente ao mundo online, utilizar o telefone à mesa continua a ser considerado um erro de etiqueta. Não estamos a dizer que deve abstrair-se por completo das suas mensagens e das atualizações das suas redes sociais, mas tenha em atenção o momento em que verifica tudo isto e, principalmente, o tempo que demora a fazê-lo. Consulte o seu telefone antes de se sentar à mesa e não demore mais do que cinco minutos. Verificar o número de gostos da sua última publicação durante o jantar está completamente fora de questão!

5. Ficar calada durante uma discussão

Ao aperceber-se de um conflito verbal entre dois convidados durante o jantar, tente apaziguar a situação. Não tem de ser o anfitrião a intervir em todos os casos. Introduzir um novo tema como as próximas férias é uma boa forma de fugir ao assunto que gerou a discussão. De certeza que os seus amigos tudo fizeram para proporcionar a todos o melhor jantar e não merecem um conflito que comprometa o ambiente daquela noite. Não concorda?

Já cometeu algum destes erros de etiqueta? E, como anfitriã, que tipo de atitudes a incomodam mais num convidado? Saiba também quais os restaurantes abertos no dia de Natal.

Últimos