Há um livro que a vai ajudar a arrumar a sua casa (e a sua vida!)
Paulina Draganja mostra como arrumar não tem de ser uma obrigação mas sim um hábito de vida. Viver num espaço organizado e arrumado transforma não só o sítio em questão mas também a vida de quem o preenche. Arrumar a casa pode ser um pequeno passo para uma grande mudança.
Um estudo levado a cabo pelo a IKEA Portugal revelou que 59% dos lisboetas dizem ter tantas coisas em casa que não conseguem organizá-las. Também faz parte deste grupo? Então “Organize a sua casa” é o livro que a vai desafiar a cumprir um projecto diferente por semana na sua casa. Com finalidades distintas, checklists e prioridades para tornar a sua casa num lugar melhor (e mais arrumado).
A verdade é que a arrumação é tendência. O minimalismo tornou-se uma opção muito válida para definir um estilo de vida e o documentário ‘Minimalism: A Documentary About the Important Things‘, realizado por Matt D’Avella, dá-nos a conhecer várias estilos de vida focados no minimalismo, ou por outras palavras, em saber viver com o essencial.
Dicas para arrumar a casa
1. Organize o correio
Se costuma ver os recados do correio em atraso é porque pode não estar a gerir bem a sua caixa do correio. Comece por guardá-lo todo no mesmo sítio e arquive o seu correio por ordem de importância. Tome nota dos avisos e pagamentos e deite os papéis desnecessários na reciclagem. Para que todo o processo corra bem, só falta mesmo explicar aos membros da família ou a quem vive consigo como funciona o processo de organização do correio.
2. Utilize a parte debaixo da cama para arrumação
Usar a parte de baixo da cama (quando possível) para arrumar coisas é algo que provavelmente já sabe. O truque é organizar as coisas por caixas com rodas e tampa para ser mais fácil de usar e para proteger o conteúdo do pó.
3. Limpar o móvel da televisão
Ainda tem o leitor de dvd’s que já não usa? E as loiças e bibelots que já não lhe fazem falta nenhuma? Está na hora de as retirar do móvel da televisão. Para além de acumularem pó, ocupam espaço útil e necessário para outro fim.
4. Arranje espaço para os hobbies
É bom ter um espaço próprio para guardar os materiais do seu hobby porque torna mais fácil dedicar-se a essa actividade. Se não tiver os materiais do se hobby num espaço, está na altura de escolher um. Se já tiver um espaço dedicado a isto, limpe-o e organize-o.
5. Deite fora o que não precisa
Deitar fora é um pré-requisito de uma boa arrumação. Comece por seleccionar o que está a mais e coloque tudo numa caixa. Atenção que para muitas pessoas este é um esforço mental – independentemente do que tenham para vender, doar ou deitar fora. Seja pelo tempo que irão despender a fazê-lo ou pela dificuldade emocional de se desfazerem de algo.
E se vai ter visitas em casa aproveite para impressionar com o chá das 5h. Nós damos-lhe algumas sugestões.