Made In Portugal: decore as paredes de casa com os posters da Friday

Made In Portugal: decore as paredes de casa com os posters da Friday

Nasceu em Portugal, só trabalha com artistas portugueses e promete dar uma nova vida às paredes vazias. Falámos com os fundadores da Friday e mostramos-lhe o que pode encontrar nesta nova loja online.

Por Mar. 13. 2018

Se a segunda-feira nos dá arrepios, a sexta-feira é calorosa. Afinal, quem não gosta da sexta-feira? É o dia da semana que dita o fim do trabalho, do stresse da semana, que nos faz atirar a papelada para trás das costas (não literalmente!) e que nos faz suspirar de alívio.

“Tem uma forte carga positiva”, dizem-nos Diana Gonçalves e Pedro Vaz André, os fundadores desta nova marca portuguesa, que nasceu em dezembro do ano passado, para nos falarem da escolha do nome para o projeto.

Para quem tem o Pinterest e o feed do Instagram repletos de sugestões de decoração e com aqueles posters bonitos que só existem do outro lado do mundo, sugerimos que leia este artigo.

A Friday é portuguesa e só trabalha com artistas nacionais. Pelo site, encontra posters para todos os gostos que vão desde os 12€ (20x20cm) aos 60€ (70x100cm). Os temas passam por: Abstrato, Animais, Fotografia, Geométrico, Ilustração, Infantil e muitos outros.

Quanto a tendências de decoração, Diana e Pedro não negam que a cor domina a preferência dos posters. “A cor chegou para harmonizar e para dar ao ambiente mais vida e personalidade”, garantem-nos. Porém, há designs minimalistas, fotografias contemporâneas, e posters amorosos para o quartos das crianças.

Saiba tudo sobre a nova marca.


Entrevista Friday

Como surgiu a ideia de criar a Friday?

A Friday surge da necessidade de encontrar no mercado uma solução de decoração diferente. Sentimos que havia espaço para um projeto como este, em que a oferta de posters decorativos permitisse liberdade de escolha, a preços acessíveis.

Porquê o nome Friday?

Queríamos uma marca com um nome forte, facilmente reconhecível e com uma forte carga positiva associada. Friday consegue responder a tudo isso.

Sempre tiveram gosto pela decoração? 

Sim, o gosto por decoração sempre fez parte do nosso ADN, mesmo não sendo essa a nossa área de formação. Sempre tivemos curiosidade por esta área e este projeto vem reforçar esse interesse.

A arte e os artistas

Que artistas é que podemos encontrar na plataforma? 

Neste momento contamos apenas com artistas nacionais. Decidimos privilegiar, no arranque do projeto, os artistas portugueses. Estes encontram na Friday uma plataforma que dá visibilidade aos seus trabalhos. Temos em Portugal excelentes designers, ilustradores e artistas. Foi fácil tomar esta decisão. Procuramos designers, ilustradores e outros artistas com paixão pela decoração, que apresentam uma identidade criativa própria e muito alinhada com a nossa linguagem gráfica.

Queremos chegar às paredes dos portugueses, com uma oferta de produtos diversificados, de grande qualidade e com um preço acessível

Na apresentação da marca referem que querem “democratizar o acesso à arte”. De que forma? 

Se há uns anos as serigrafias e pinturas eram fáceis de encontrar nas paredes das nossas casas, nos dias de hoje muita coisa mudou! Mudou o mercado e mudou o investimento que as pessoas estão disponíveis a fazer nesta área. Hoje em dia, os projetos de decoração são mais efémeros e a Friday vem dar resposta a este novo paradigma. Queremos chegar às paredes dos portugueses, com uma oferta de produtos diversificados, de grande qualidade e com um preço acessível para que não existam duas casas iguais.

 

 

O que se destaca

Quais são os posters com mais saída? Há algum tipo de desenho/arte que os clientes procurem mais?

Temos um número já considerável de hipóteses, e conseguimos abranger vários públicos. Temos posters mais cleans e de tons neutros que ficam bem em qualquer ambiente. Temos soluções com mais power e cor, para ambientes mais arrojados. Temos positive quotes, sempre com imensa procura. Temos soluções para quartos infantis, posters para os amantes da natureza, ilustrações cheias de cor, colagens, mas acima de tudo, o que é mais valorizado pelos nossos clientes é a exclusividade dos posters.

Em termos de tendências, que tipo de quadros é que se usam mais hoje em dia? 

Se falarmos em tendências temos que dar destaque ao regresso da cor. O grande destaque são os tons inspirados na natureza, que estão associadas à tranquilidade e ao bem-estar. A cor chegou para harmonizar e para dar ao ambiente mais vida e personalidade. Os quadros podem ser abstratos, fotografias, ilustrações, com elementos da natureza ou até mesmo geométricos.. é importante saber combinar os vários tamanhos e formas.

O futuro

Ambicionam ter uma loja física mais tarde?

É uma ambição sim, mas estamos conscientes do caminho que temos de percorrer antes de chegarmos a esse momento. No imediato, queremos consolidar a nossa posição e estratégia no canal online.

Onde gostavam que a Friday chegasse? 

O mercado da decoração é um mercado muito grande, tanto a nível de valor como em termos de soluções. Estamos a iniciar esta viagem começando pelo mercado dos posters decorativos, mas temos a ambição de alargar a nossa oferta a outras soluções dentro deste mercado da decoração. De qualquer forma, para já, todo o nosso foco está nos posters!


O que achou da Friday? Veja também como pode renovar a sua sala de estar.

Mais sobre marcas portuguesas , quarto , sala