Em termos técnicos, chamam-se PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating e ganham o título de tons do ano. Como é habitual, a Pantone, uma empresa americana dedicada ao sistema de cores, elege todos os anos um tom que irá ser a tendência desse mesmo ano.
Em 2020, o Classic Blue foi o grande escolhido, mas em 2021 a empresa decidiu que seriam dois tons os grandes vencedores: o cinza e o amarelo. Não foi por acaso. Dada à situação pandémica em que o mundo se encontra, a Pantone quis mostrar que duas cores independentes podem unir-se e resultar.
São calorosas e têm o objetivo de passar uma mensagem otimista e positiva ao mundo, sobretudo sendo o amarelo um tom regulamente associado à felicidade, muito por causa do sol.
“A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos de nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, descreve Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
Os tons eleitos nunca são escolhidos ao acaso. Os especialistas que trabalham no instituto procuram constantemente novas tendências e influências de cores, que podem vir das mais diferentes indústrias, como entretenimento, cinema, arte, viagens, moda, texturas, áreas relacionadas com design, plataformas tecnológicas, novos artistas e também nas condições socioeconómicas em que nos encontramos.
2021 é ainda um ano de superação. Continuamos a enfrentar um vírus que teima em não desaparecer, mas a esperança e resiliência nunca foram tão importantes como agora. E é isso que estes tons representam.
Este será, certamente, um ano passado ainda em casa. E se gostava de lhe dar um novo ar, talvez estes tons sejam os indicados (ainda que pareçam pouco conjugáveis).
Em baixo, damos-lhe algumas ideias de como utilizá-los em casa.
Pantone 2021: como utilizar estes tons na decoração da sua casa
Usar a tendência, a sério
Para quem gostava, por exemplo, de ter uma divisão apenas nestes tons, temos algumas ideias que podem ajudar. Sendo estes tons fortes, convém que a divisão não seja demasiado pequena, caso contrário, poderá ficar muito “cheia”. Se escolheu uma parte da casa espaçosa, então uma destas cores é adequada para uma parede, por exemplo. Depois, complemente a decoração com a cor que restar.
Apenas em detalhes
Estas são ideias para divisões mais pequenas. Neste caso, tudo é sobre os detalhes. Falamos de almofadas, mantas, velas ou até mesmo um móvel ou outro em cinza ou amarelo. O ideal será deixa ficar de fora as paredes.