7 plantas de interior para trazer a Natureza para dentro de casa
As plantas são essenciais para um espaço tranquilo e calmo, onde nos sentimos confortáveis e em casa. Para tal, reunimos sete espécies que não só se dão bem no interior, como são de baixa manutenção. Ora veja.
Se há algo que o confinamento ensinou a algumas de nós, é a gostar de plantas. Este hobby não tem de ser exclusivo às avós, aliás, é junto delas que pode descobrir as melhores formas de cuidar das suas plantas.
Para além de relaxante, a jardinagem pode ser um escape da correria do dia a dia, já que colocar as mãos na terra nos transmite calma e tranquilidade. E claro, é entusiasmante cuidar de outro ser vivo e vê-lo a crescer!
Para começar, ou continuar, a sua rotina como plant mum, reunimos sete das melhores espécies de plantas para interiores, e ainda algumas sugestões de vasos e floreiras para as expor.
As melhores plantas de interior a adquirir
1. Espada de São Jorge
Resistentes e elegantes, as espadas de São Jorge são um favorito das avós portuguesas. Estas plantas preferem luz indireta, e só necessitam de água quando a terra estiver seca.
No entanto, e se tem animais de estimação, evite colocá-las ao alcance dos mesmos, já que as folhas são ligeiramente tóxicas quando ingeridas.
2. Suculentas
Tal como as espadas de São Jorge, as suculentas não precisam de muita água.
Porém, gostam de sol, daí ser importante colocá-las junto de uma janela.
3. Lírio da Paz
Se gosta de plantas com flor, então o lírio da Paz é para si. Durante a primavera esta ganha flores brancas, porém, é importante mantê-la num local quente, sem luz direta.
Deve ser regada uma vez por semana e, tal como a espada de São Jorge, é tóxica para os animais, por isso aconselhamos que a coloque sobre um móvel.
4. Fetos
Ideais para preencher os espaços vazios dentro de casa, os fetos são outra planta de eleição nas casas portuguesas.
Não se esqueça de os regar a cada dois ou três dias, e de os manter em ambientes com pouca luz.
5. Bonsai
Original do Japão, o bonsai é a planta perfeita para um ambiente tranquilo e calmo.
Deve ser regado com água na sua totalidade quando o solo está um pouco seco, de preferência de manhã ou ao fim do dia.
6. Costela de Adão
A costela de Adão é sem dúvida a planta mais popular no Instagram, já que o seu aspeto dá um toque tropical a qualquer espaço.
A melhor parte? Só tem de a regar uma vez por semana! Mantenha-a ainda em ambientes com muita luz, sem sol direto.
7. Hera-do-diabo
A hera-do-diabo é outra planta que não necessita de muitos cuidados.
Deve ser regada apenas quando o solo estiver seco, e pode ser colocada em locais altos, como vasos suspensos por exemplo, sempre com luz direta.