As 8 tendências de decoração para 2020 estão aqui
Esqueça o minimalismo e aposte nos tons fortes. Já sabemos quais são as grandes tendências que vão dominar este ano e garantimos que algumas são surpreendentes.
Em 2020 não vai haver espaço para regras nem para ‘a combinação certa’. A palavra de ordem será acabar com os padrões estabelecidos.
Personalidade, ousadia e criatividade são as palavras-chave para este novo ano. Vai ser capaz de usá-las?
A grande aposta de 2020
Para Madalena Sousa Cabral e Teresa Pietra Torres, designers no atelier Mint Design, o estilo sustentável será a grande aposta para 2020. Por isso, o ideal será apostar em materiais amigos do ambiente.
Para a arquiteta e designer de interiores Rita Salgueiro, as macrotendências serão a Biophilia Design, que está relacionada com a natureza em diferentes ambientes, e os espaços que vivem dos materiais onde se misturam os pretos e os cremes com plantas verdadeiras.
“Acima de tudo, são espaços onde todos os objetos têm linhas e parecem naturais, com bons acabamentos, mas que de alguma forma parecem não ter passado pelo meio industrial”, explica a designer de interiores.
Por último, o maximalismo, em que existe uma mistura irreverente de cores e padrões.
As 8 grandes tendências de decoração para 2020
1. Padrões e padrões
Os padrões serão naturalistas, com flores e animais.
“Os geométricos começam a ser equilibrados e doseados para não se cair no exagero de anos anteriores, criando apenas peças ou zonas statement”, diz-nos Rita Salgueiro arquiteta e designer de interiores.
2. Os materiais de excelência
“Os materiais eco vão ser o foco do próximo ano”, contam-nos Madalena Sousa Cabral e Teresa Pietra Torres. Por isso, poderá contar com materiais naturais, mas também com os veludos e os mármores.
“As palhinhas vão continuar a ganhar espaço no mobiliário e os metais vão ser vistos por toda a parte. Não são materiais novos, mas estão a ganhar cada vez mais protagonismo”, explica Rita Salgueiro.
3. As cores principais
Cores fortes e vibrantes como os azuis, verdes e amarelos serão uma forte aposta no próximo ano. Além disso, vários tons de rosa também serão bem-vindos.
“Os espaços monocromáticos, combinando a cor da parede com os móveis ou uma cozinha com os móveis de uma só cor, também fazem parte das tendências para 2020”, dizem-nos as designers do atelier Mint Design.
4. A cozinha não é só para cozinhar
É também um espaço que deve ser encarado como uma galeria de arte (quase, vá).
Decore a cozinha com quadros, pinte os armários ou decore com uma planta ou outra. Se estiver em fase de remodelação, porque não umas torneiras douradas ou pretas? A cozinha merece a mesma atenção do que qualquer outra parte da casa.
5. Plantas no quarto, it’s a yes
Foi uma das principais pesquisas do Pinterest nos últimos tempos e irá ser uma tendência forte neste ano. Espalhar plantas pelo quarto é também uma forma de o decorar. Se tiver um quarto pequeno, escolha vasos em tamanho mini, com catos, por exemplo.
6. Color blocking em peças-chave
Não tenha medo de conjugar cores fortes, desde que seja em peças-chave (como almofadas ou tapetes, por exemplo). É a forma certeira de dar mais personalidade a uma certa divisão da casa.
7. Casa acolhedora com os materiais certos
Resume-se a tornar o quarto ou a sala em espaços verdadeiramente confortáveis. Como? Com tapetes, mantas e almofadas em pelo e sofás em pele (falsa, de preferência).
A ideia é que os tecidos sejam os grandes protagonistas da divisão e que a tornem mais acolhedora.
8. Portas pintadas
Mas em tons escuros, para trazer uma sensação de conforto, principalmente se tiver o chão em madeira. Se quiser estender a tendência a divisões como o quarto das crianças, então escolha tons pastel.
O que está out
No que toca à irreverência, não haverá espaço para “os brancos puros minimalistas”, aponta Rita Salgueiro.
Fora das tendências de 2020 também estará o matchy matchy ou o pandã (o combinar de padrões)”, dizem-nos Madalena Sousa Cabral e Teresa Pietra Torres.