6 tendências de decoração para 2022
Este é um ano de mudança e de novos começos, certo? Isto serve também para a decoração da casa, que pode e deve sofrer algumas alterações. Saiba quais são as principais tendências de decoração.
O estilo clássicos e os detalhes naturais e artesanais são duas das principais tendências para este ano, que insiste em ser minimalista, clean e sem grandes exageros.
Falámos com a arquiteta e designer de interiores Catarina Batista que nos indicou o caminho certo para a remodelação da casa em 2022, tendo em conta os materiais, pormenores e texturas que se vão usar.
Quais são os tons em voga? E em que elementos decorativos deve apostar? Saiba tudo.
Tendências de decoração para 2022
Espaços multifuncionais
“A casa, nestes últimos anos, ganhou uma nova dimensão”, começa por explicar Catarina Batista.
A pandemia e os consequentes confinamentos podem ter tido algum peso nesta mudança. Agora, os consumidores querem alargar a funcionalidade dos espaços que usam. “Para além do espaço normal de descanso passou também a ser uma área de escritório, de ginásio, de escola, etc. Nesse sentido, as pessoas tiveram a necessidade de adaptar os seus espaços a esta nova realidade e a verdade é que esta tendência veio para ficar. Criar espaços multifuncionais e dinâmicos será uma tendência predominante.”
Mobiliário de cozinha suavizado
Também a cozinha ganhou um novo protagonismo nos últimos tempos. Há quem a tenha transformado em escritório por algumas vezes e quem decidisse colocar uma zona para os mais pequenos, a fim de os conseguir vigiar enquanto cozinhava.
“As cozinhas sempre foram espaços em casa de reunião e convívio. Nestes últimos anos temos vindo a assistir à ligação das cozinhas com as áreas de estar da casa. A tendência atual é manter estes compartimentos, mas desconstruindo um pouco a ideia pré-concebida de materiais frios e técnicos das cozinhas, conseguindo aliar o design e materiais mais quentes aos espaços de estar como se de mobiliário se tratasse”, refere a arquiteta.
Curvas
Num outro artigo, já lhe tínhamos mostrado com o os elementos de decoração curvilíneos seriam uma das grandes apostas para 2022. Catarina Batista confirma.
“As curvas vieram para ficar em 2022. São formas genéticas que apelam à dinâmica e fluidez dos espaços. Podem ser utilizadas nas diversas escalas do projeto, tanto em arquitetura como mobiliário ou pequenos acessórios”.
Materiais/texturas clássicas
Encontramos, facilmente, no Instagram (até em casas de algumas influenciadoras) os detalhes em paredes, com texturas retas a sobressaírem, e percebemos como a tendência clássica ainda está bem presente no mundo da decoração. Para este ano, conseguimos juntá-la com pormenores modernos.
“A combinação do clássico com o moderno não é nova. A grande tendência de momento é a exploração ao limite de texturas e detalhes nas paredes, pavimentos e tetos com aplicação e exaltação de novas estereotomias e formas.”
Vintage
Este é mais um exemplo de como alguns elementos decorativos clássicos, como peças vintage, podem fazer diferença numa casa.
Como a designer explica: “Uma peça vintage faz a diferença numa decoração, sobretudo quanto mais contemporâneo o projeto for. Confere aos projetos identidade e singularidade.”
Materiais/tons naturais
Boas notícias para quem gosta de tons neutros, como o bege ou o branco, porque irão manter-se durante este ano também. O minimalismo ainda não saiu de moda, por isso, e se ainda não o fez, aposte em materiais naturais.
“A valorização dos materiais/tons naturais é uma tendência que irá perdurar em 2022. Madeiras, pedras, algodão orgânico, palhinha, etc. São materiais que vão continuar a ganhar protagonismo nas decorações atuais.”