Uma horta doméstica não é apenas um ótimo hobby, nem uma forma de obter alimentos por um menor custo.
Apesar de estas serem excelentes razões para experimentar a fazer agricultura urbana, existem também diversas vantagens ambientais – o que, numa altura em que lutar contra as alterações climáticas é cada vez mais urgente, não deixa de ser uma boa notícia.
Vamos à lista?
6 vantagens de ter uma horta em casa
1. Uma horta doméstica permite a redução do desperdício alimentar
Ao colher os alimentos apenas quando os vai realmente consumir, poderá estar a ajudar a prolongar a sua durabilidade e, desse modo, reduzir a probabilidade de que estes acabem desperdiçados ou estragados.
2. Produzir os alimentos em casa também ajuda na redução das emissões associadas ao transporte
Ao produzir frutas e/ou vegetais dentro de casa, desde a semente até à colheita, não há necessidade de transporte até ao local de consumo, o que significa que não serão libertadas as correspondentes emissões de gases de efeito de estufa para a atmosfera.
Neste caso, será necessário transportar as sementes até casa, mas, para quem já é mais experiente neste tema das hortas, nem isso será necessário, uma vez que é possível, também, obter sementes a partir dos cultivos domésticos.
3. As embalagens serão também eliminadas
Na natureza não existem, obviamente, embalagens artificiais.
Ao produzir aos alimentos dentro de casa o uso de embalagens será, então, reduzido, uma vez que estes vão diretamente da horta para a cozinha.
4. Haverá maior controlo sobre os produtos aplicados na produção, beneficiando-se a saúde e o ambiente
Ao escolher fertilizar as suas plantas com composto, por exemplo, ou ao optar por produtos de agricultura biológica para o cuidado da sua horta, poderá beneficiar a saúde da sua família, assim como a dos solos e dos animais (como insetos e pássaros) que façam uma visita aos seus cultivos.
5. A biodiversidade e os polinizadores poderão também ser beneficiados
Ao trazer biodiversidade para a sua horta, poderá também criar um local acolhedor para insetos e outros animais importantes para os ecossistemas.
Tente manter a horta com flores de cores variadas e plantas autóctones, e deixe que pelo menos algumas aromáticas e hortícolas floresçam.
6. Para quem tem crianças em casa, uma horta poderá também ser uma ótima forma de educação ambiental
Permitir que as crianças vejam como é que os alimentos são produzidos e como é que as plantas se desenvolvem (e o tempo e esforço necessários) pode ser uma forma de estimular uma maior apreciação pela natureza, uma maior vontade de cuidar dela e uma maior valorização dos alimentos.
Rita Tapadinhas formou-se em Gestão, e foi quando começou a trabalhar que se tornou cada vez mais alerta para os problemas ambientais. Em 2019 criou o Plant a Choice, um projeto que pretende alertar para os problemas ambientais e mostrar, de forma prática, como podemos tornar os nossos hábitos diários mais ecológicos e sustentáveis. Atualmente, o @plant.a.choice (no Instagram) conta também com um podcast e dois e-books.