O verão está mesmo aí à porta e o calor já se faz sentir. Se está a pensar numa alternativa mais ecológica para refrescar a sua casa, sugerimos que opte por ventoinhas. Apesar destas não reduzirem a temperatura ambiente, oferecem uma sensação térmica mais agradável, ideal para os dias de muito calor.
Este aparelho eletrónico cria uma corrente de ar gerada por pás em movimento, e existem vários tipos e tamanhos para todos os gostos, necessidades e divisões.
Neste artigo, mostramos-lhe os vários tipos de ventoinhas, dicas e sugestões de quais adquirir. Ora veja.
Diferentes tipos de ventoinhas
Ventoinhas de mesa
Ideais para uso individual, as ventoinhas de mesa, apesar de terem menos potência, proporcionam alivio de calor quando trabalha, por exemplo. A melhor parte? Pode movê-las facilmente para qualquer divisão.
Ventoinhas de mão
Por serem compactas e pequenas, as ventoinhas de mão são ideais para levar na carteira em dias de muito calor. Pode usá-la em qualquer lugar, visto que algumas são carregadas por cabo, tal como um telemóvel.
Ventoinhas de chão ou pé
Para além de serem discretas e até por vezes utilizadas como decoração, as ventoinhas de chão ou pé distribuem ar fresco por toda a divisão. Ideais para salas e quartos.
Ventoinhas de tecto
Discretas e silenciosas, as ventoinhas de tecto são uma tendência no mundo da decoração de interiores. Algumas têm luz incluída, o que as torna ideais para ter no quarto.
Ventoinhas de coluna
As ventoinhas de coluna são ótimas para espaços com várias pessoas, como escritórios. Apesar de ocuparem pouco espaço, proporcionam boa ventilação.
Ventoinhas industriais
Por terem um elevado poder de climatização, as ventoinhas industriais devem ser usadas em espaços muito amplos, com muitas pessoas.
Ventoinhas nebulizadoras
Ideias para espaços exteriores, as ventoinhas nebulizadoras possuem um reservatório que gera uma névoa de água, o que proporciona um climatização mais elevada enquanto humedece o ambiente.
Dicas
1. Verifique sempre o nível de ruído da ventoinha antes de a comprar;
2. O mesmo se aplica às velocidades. Opte por “mais força” de climatização em áreas maiores e vice-versa;
3. Teste a base e a estabilidade da ventoinha de pé em funcionamento antes de a adquirir;
4. Se tem crianças, verifique que as mesmas não conseguem colocar as mãos ou dedos dentro da ventoinha;
5. Não deixe a ventoinha a funcionar numa divisão vazia. Como esta não diminui a temperatura do espaço, está apenas a gastar energia.