Aos olhos da medicina holística, e apesar de não serem visíveis a olho nu, os chakras são vitais para a saúde e equilíbrio do corpo. Contudo, é fundamental saber onde estão localizados e como podem afetar tanto o estado físico, como emocional e mental.
Na verdade, o conceito e termo chakra é bastante antigo, visto que a primeira vez que foi mencionado foi nos textos Vedas, entre 500 e 1500 a.C., na Índia.
Hoje em dia, são sete os chakras mais conhecidos (chakra da raiz, chakra sexual, chakra do pleno solar, chakra do coração, chakra da garganta, chakra do terceiro olho e chakra da coroa), cada um com os seus atributos e zonas corporais específicos. Juntos criam um sistema energético de equilíbrio que está ligado a praticas como o yoga e a meditação.
Curiosa? Conheça mais sobre os chakras.
O que são
Teoricamente, os chakras podem ser considerados “portais”, através dos quais fluem os principais canais energéticos do corpo, e embora existam mais de 100 em total, tal como mencionado em cima, são sete os essenciais.
Estes alinham-se num eixo, que vai da base da coluna vertebral até ao topo da cabeça.
Como influenciam a saúde
Ter mais consciência sobre os chakras é fundamental para ter uma compreensão mais holística sobre a ligação entre o corpo físico, emocional e energético.
Por exemplo, certas emoções que não são processadas podem transformar-se em sintomas físicos, que o corpo não esquece. Devido a esta ligação, os chakras podem ser uma parte importante do seu sistema de paz interior (e, consequentemente, exterior).
No fundo, o objetivo dos chakras é manter o fluxo de energia de cada uma de nós equilibrado. Visto que cada chakra está associado a nervos, órgãos e glândulas específicos, podem afetam não só a funcionalidade física dos mesmos, como o estado emocional e espiritual de uma pessoa.
Daí ser tão importante procurar formas de manter o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida.
Chakras bloqueados
O ideal é ter todos os chakras alinhados, porém, nem sempre é possível. Certos estilos de vida, experiências, ambientes físicos e até mesmo traumas podem causar bloqueios de energia, que se manifestam em condições físicas e mentais.
O sistema de chakras é como a circulação sanguínea de certa forma – quando o coração bate mais rápido, o fluxo de sangue aumenta, e o mesmo acontece com a energia. Ao estar num estado de rotação acelerado e hiperativo, surgem desequilíbrios.
Este fenómeno faz com que os chakras retirem energia uns dos outros, de forma a tentarem encontrar equilíbrio, o que faz com que a energia de alguns fique reduzida e até estagnada, o que se pode chamar de “chakra bloqueado”.
Como identificar
Reconhecer os chakras bloqueados é o primeiro passo para restaurar o equilíbrio dos mesmos. Ao sintonizar-se com o seu corpo e ao escutar a sua voz interior, conseguirá descobrir que áreas precisam de mais cuidado, de forma a nutrir e satisfazer todas as necessidades energéticas.
Siga estes passos para saber como pode identificar os seus chakras bloqueados:
1. Comece por fazer um rastreio mental do seu corpo, dos pés à cabeça (do primeiro ao sétimo chakra, e vice-versa);
2. Tente perceber onde sente algum tipo de dor, peso ou desconforto (determinadas áreas do corpo estão relacionadas com áreas da sua vida que não estão a fluir ou a funcionar de forma correta);
3. Depois de observar que zonas (e chakras) necessitam de mais atenção, está na altura que trazer equilíbrio aos mesmos.
Como voltar ao equilíbrio
Por exemplo, se o exame corporal a levou a parar no coração então é porque existe um desequilíbrio entre dar e receber. Por outro lado, se foi atraída para o chakra da garganta, então deve pensar na forma como comunica com quem a rodeia.
Se costuma ter problemas digestivos ou dores de estômago, então o chakra do pleno solar pode estar a pedir-lhe para analisar a dinâmica do poder na sua vida. Para trazer equilíbrio ao primeiro chakra, o chakra da raiz, deve passar mais tempo em contacto com a Natureza e com animais.
Para alinhar o chakra sexual, é aconselhado que dê um mergulho no mar ou numa piscina, ou que tome um banho relaxante. Já o chakra do terceiro olho pede-lhe que use a sua imaginação com visualizações, ou seja, que manifeste o seu futuro na sua mente. Deve ainda tomar atenção ao seus sonhos e analisá-los.
Por fim, o chakra coroa. Para manter o mesmo em equilíbrio, sugerimos que medite diariamente, tanto de manhã, à luz do Sol, como à noite, a olhar para as estrelas.