Como acabar de uma vez por todas com o telemóvel à mesa
Se antes eram os desenhos animados na televisão que distraíam as crianças na hora das refeições, agora é o telemóvel à mesa. Quer saber como acabar com isso? Siga as nossas dicas.
Estava à mesa há meia hora e ainda só tinha comido metade do que estava no prato. A mãe reclamava, mas a criança de oito anos só se manifestava para dizer que não podia perder o jogo. Qual? Aquele que estava a jogar no telemóvel enquanto comia. Mas não era o único com o smartphone por perto. A irmã mais velha, já com quinze anos, também respondia às mensagens das amigas à velocidade da luz.
A história é fictícia, mas muitas pessoas se revêm nela. Segundo o estudo Como se comportam os portugueses à mesa?, realizado pela Marktest, 70% dos portugueses usam telemóvel à mesa.
Engane-se quem pensa que são só os adultos que não dispensam os aparelhos móveis enquanto almoçam ou jantam. Longe vão os tempos em que os miúdos faziam birras para ter a televisão ligada enquanto comiam. Agora, só querem ter as mãos ocupadas com um smartphone.
Para trás ficam as refeições em família e as conversas, por vezes constrangedoras, sobre como correu o dia, por exemplo. Agora, para muitos miúdos, o que interessa é sair vitorioso no jogo “X” e não deixar o amigo à espera de resposta nem um minuto.
Na tentativa de a ajudar para que possa voltar a sentir o espírito familiar à mesa, nas horas das refeições, reunimos algumas dicas úteis. Ora veja.
5 dicas que vão acabar com o telemóvel à mesa
1. Tenha uma caixa sempre por perto
Arranje um canto na sala ou no seu quarto de fácil acesso e guarde lá uma caixa vazia. Antes das refeições leve a caixa para a cozinha e peça a todos que coloquem lá os telemóveis em silêncio.
Há uma grande probabilidade de ouvir protestos, por isso, esta é uma boa altura para relembrar quem manda lá em casa.
Para convencer os miúdos, decore a caixa com post-its, com frases engraçadas sobre o porquê da existência daquela caixa e peça-lhes também para escreverem nos papéis o que acham desta iniciativa.
2. Faça um jogo com os miúdos
Depois de guardar os smartphones, transforme esta situação numa brincadeira. Por exemplo, diga que a primeira pessoa que não aguentar e for buscar o telemóvel vai ter que lavar a loiça durante essa semana ou limpar as casas de banho. Já aquela que abdicar de ter o smartphone à mesa receberá uma recompensa.
3. Fale mais à mesa
Por vezes, chegamos tão cansadas do trabalho que, sem querer, nos esquecemos de falar com a família enquanto jantamos. Nestes casos, tem que haver um esforço para gerar vários tipos de conversas interessantes que despertem vontade de resposta dos presentes.
Quanto aos miúdos, depois da típica pergunta de como correu a escola, pergunte-lhes o que gostavam de fazer no fim de semana, por exemplo.
4. Tenha uma conversa séria com os seus filhos
Em momento algum eles se podem esquecer que há regras a cumprir. Se as suas passam por não haver telemóveis à mesa, é isso que tem de exigir. Antes de tomar medidas drásticas, converse com os miúdos sobre o conceito de família e o quanto as refeições são importantes para compensar o pouco tempo que conseguem estar todos juntos.
Se, por acaso, já tentou estas táticas e não resultaram, diga-lhes isso também. Mostre-lhes o quanto se tem esforçado para que o telemóvel não marque presença assídua à mesa e o quanto gostava que falassem todos mais uns com os outros.
5. Dê o exemplo
Se faz tudo isto, mas depois atende o telemóvel enquanto está a jantar, está a ser um péssimo exemplo para os seus filhos. Assim, eles nunca vão reagir bem à sua ordem.
Por mais que precise de mexer no smartphone, faça um esforço para que isso só aconteça depois da refeição. Para a ajudar, tire o som e vibração. Vai ver que depois de uns minutos, já em ambiente familiar, nem se vai lembrar que ele existe!