Quase metade dos portugueses não consegue dormir bem durante a noite. Os números, revelados por um estudo realizado o ano passado, vêm confirmar aquilo que muitos de nós já suspeitávamos. Mas uma rotina de bem-estar antes de dormir pode relaxar o nosso corpo e prepará-lo para uma noite bem dormida.
Para Inês Nunes Pimentel, o sono é um momento sagrado do nosso dia. No seu primeiro livro, a coach partilha alguns hábitos de como dormir bem e melhorar as nossas noites.
“Quando criamos uma relaxante rotina da noite, preparamo-nos para um sono de beleza que não só vai melhorar a nossa saúde, energia e sistema imunitário, como também vai ajudar a rejuvenescer todo o nosso organismo, equilibrar as nossas hormonas e melhorar o nosso estado de espírito”.
Se quer saber como dormir bem ou melhor, desligue o telemóvel, respire fundo e coloque em prática estas cinco dicas, para uma noite relaxante.
Como dormir bem e criar um rotina relaxante em 5 passos
1. Jante algumas horas antes de ir para a cama
“Planeie o seu dia para que o jantar seja mais cedo. Sempre que comemos, o nosso organismo tem de digerir os alimentos, sendo-lhe difícil relaxar. Por isso, tente jantar, pelo menos, três horas antes de ir para a cama. Evite ainda refeições pesadas e de difícil digestão, como comida processada e alimentos estimulantes. Prepare um jantar delicioso para si e para a sua família e coma sem pressas e de forma consciente. Se tiver mesmo de comer antes de dormir, opte por um snack leve, como, por exemplo, uma bebida à base de amêndoa, ou outro leite vegetal, ou um pudim de chia, e tente fazê-lo, no mínimo, uma hora antes de ires para a cama.”
2. Tome uma bebida calmante
“Beber um delicioso chá herbal ou uma chávena quentinha de leite vegetal antes de ir dormir é um ritual que ajuda a acalmar e a preparar uma boa noite de sono. Adoro beber um chá de camomila para me ajudar a relaxar ou um chocolate quente saudável, com leite de amêndoa, cacau cru, canela e adoçante natural.”
3. Evite a tecnologia no momento de se deitar
“Os ecrãs brilhantes, como os dos telemóveis, dos computadores ou das televisões, emitem uma luz azul que suprime a melatonina, a hormona que faz com que durma. Estes ecrãs não só afetam a rapidez com que se adormece como também a qualidade do sono. Evite, por isso, ver televisão e navegar nas redes sociais pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Em vez disso, leia um livro ou passe o tempo em família. Sei que pode ser um grande desafio desligarmo-nos, mas experimente fazê-lo e sinta os benefícios!”
4. Tome um duche relaxante
“Tomar um duche ajuda o organismo a abrandar. Enquanto o faz, pode também ir imaginando todo o stress, bloqueios e energia negativa a saírem do seu corpo e irem com a água. Uma ou duas vezes por semana, pode também preparar um banho com óleos essenciais, como o de lavanda, e sal de Epsom, pôr uma música relaxante, acender uma vela e depois saltar diretamente para o seu pijama!”
5. Medite pelo menos cinco minutos
“Reserve tempo para se desligar do mundo e se conectar com o seu eu. Faça algumas respirações mais profundas e esqueça os pensamentos e preocupações do dia. Se puder, pratique também algumas posições de ioga mais suaves. Eu, pessoalmente, adoro pôr as pernas para cima, junto a uma parede, enquanto faço respirações profundas pela barriga. Este exercício é fantástico para o sistema nervoso e leva-nos a adormecer profundamente e de forma mais rápida.”
Não precisa de seguir todos estes passos num só dia. Tente pelo menos pôr em prática um deles, sinta os benefícios e descubra como dormir bem e adormecer mais rápido.
Algum destes hábitos para dormir melhor fazem parte da sua rotina de noite? Encontre também dicas para melhorar as suas manhãs.