As vantagens de ver sempre o lado bom, ou o copo meio cheio, são muitas. Isto porque, o otimismo anda na vida de braço dado com a resolução de problemas, pois quanto mais otimista for, mais focada estará em superar as adversidades que lhe possam surgir, em vez de se concentrar exclusivamente nos problemas.
Infelizmente, este último é o modus operandi para a maioria das pessoas. João Ferreira da Silva, psicólogo clínico da Psinove (psinove.pt), afirma que “existem sempre formas de expandir o seu lado positivo. Para tal, comece por colocar um novo par de óculos que lhe permita olhar para as coisas com base numa nova perspetiva”.
Assim, reunimos sete passos para que se possa tornar numa pessoa mais otimista. Ora veja.
7 passos para ser mais otimista
1. Conheça-se. Analise os seus recursos de forma realista, compreendendo as suas limitações e destacando as suas capacidades, e tome consciência do que pode controlar.
2. Aceite que existem emoções negativas e que fazem parte da vida. Lutar contra elas é desgastante e não se traduz em resultados satisfatórios. Foque as suas energias nos objetivos que pretende alcançar.
3. Rodeie-se de pessoas otimistas. Lembre-se que as emoções são ‘contagiosas’ e que bons modelos trazem boas aprendizagens.
4. Recorde e valorize as suas conquistas e experiências diárias. Escrever um diário pode ajudar a manter estas memórias gratificantes e positivas, seja uma conquista profissional ou um café num dia de sol.
5. Foque-se no momento presente. O mindfulness ajuda a focar a atenção no momento presente, sem julgamentos, e é uma ótima ferramenta para combater a tendência para ruminar em pensamentos ansiógenos do quotidiano, e que são fonte de negatividade.
6. Desafie os seus pensamentos negativos. Desenvolvem-se a partir dos nossos medos, dúvidas e fragilidades. Analise-os com racionalidade, enquadre-os no momento e foque o lado positivo das situações.
7. Se existe um problema, foque-se na solução. Analise a situação e os recursos disponíveis e passe à ação.