Planear uma aula de yoga poderá parecer complexo, mais não é. Só precisa de ter em conta vários fatores, como o nível dos seus convidados, o tempo disponível, o objetivo da aula, o tema, a sequência de posturas, os Pranayamas, o relaxamento e a meditação. Deverá também ser capaz de transmitir os princípios filosóficos e éticos do yoga de forma clara e inspiradora.
Mas, com organização e alguma criatividade, pode criar uma aula de yoga inspiradora que vai encantar os seus amigos e fazer com que eles queiram mais. Aqui estão as minhas dicas para ajuda-la nesse processo:
Dicas para criar uma aula de yoga inspiradora
1. Escolha um tema
Um tema é um fio condutor que vai dar sentido e coerência à sua aula. Pode ser algo de específico, como atrair a abundância ou ativar um chakra, ou algo mais simples, como aumentar a flexibilidade das ancas ou melhorar a postura, relaxar ou desenvolver o equilíbrio.
A escolha de um tema definido vai ajuda-la a escolher as posturas, os pranayamas e a meditação mais adequados para atingir o seu objetivo.
2. Pesquise
Precisa de escolher as posturas que vão compor a sua aula. Por isso, antes de montar a sua prática, faça uma pesquisa sobre o tema escolhido.
Procure fontes confiáveis e atualizadas sobre os benefícios físicos, mentais e espirituais das posturas, dos pranayamas e da meditação que pretende fazer.
As posturas devem estar alinhadas com o seu tema e com o nível de dificuldade mais adequado para os participantes. Esta preparação vai permitir-lhe conduzir a aula com mais clareza e confiança.
3. Estruture a sua aula
Uma boa aula de yoga tem uma estrutura clássica que consiste em 6 partes: o enraizamento, o aquecimento, o desenvolvimento, o cool-down, o relaxamento e o fecho da prática.
• No enraizamento, tem de preparar a mente, com exercícios de respiração.
• No aquecimento, tem de preparar o corpo para a prática, com alongamentos simples e uma mobilização articular de intensidade progressiva.
• No desenvolvimento, deverá conduzir os alunos pela sequência de posturas que acompanha o tema da aula.
• O cool-down permite a transição entre a parte mais ativa da aula e o relaxamento, com alongamentos e/ou torções suaves.
• No relaxamento, pode apresentar uma técnica que vai contribuir para acalmar o sistema nervoso e integrar os benefícios da prática.
• No fecho, pode fazer uma breve meditação ou uma reflexão sobre o tema da aula e finalizar com uma saudação.
4. Seja criativa
Para criar uma aula de yoga de sucesso, precisa de alguma criatividade. Consoante o tipo de aula, pode usar histórias, músicas, imagens, objetos ou jogos para tornar a aula mais divertida e interessante.
Por exemplo, se vai ensinar posturas de animais para crianças, pode contar uma história sobre um passeio na floresta e imitar os sons dos animais.
Se optar por posturas de equilíbrio para adultos, pode usar uma música de fundo suave para criar um ambiente tranquilo.
Deve sempre pensar e escolher as suas palavras previamente: usar palavras simples e positivas para orientar os praticantes nas posturas, na respiração e na atenção plena.
Deverá selecionar as palavras certas para encorajar os participantes a respeitarem os seus limites e a divertirem-se na prática.
5. Antecipe-se e seja flexível
Uma dica importante: seja flexível na hora de dar a sua aula. Lembre-se que nem tudo sai sempre como planeado e que imprevistos podem acontecer.
Por isso, esteja preparada para improvisar ou mudar a aula se necessário. O segredo para criar uma aula de yoga que agrade aos seus amigos é de conseguir adapta-la, alterando o grau de dificuldade das posturas que escolheu caso seja necessário.
Prepare-se para ter de sugerir variações ou modificações, dar dicas personalizadas ou exercícios complementares. Para isso, tente conhecer o nível dos seus amigos, as suas necessidades, preferências e limitações.
Poderá faze-lo conversando com eles, antes de preparar a aula. Se notar que os alunos estão desanimados ou entediados com o tema, pode ainda tentar despertar o interesse deles com alguma pergunta ou curiosidade.
6. Reveja a sua aula
Por último, mas não menos importante, antes de dar a aula, reveja-a com atenção. Verifique se está bem organizada e equilibrada (entre as diferentes partes da estrutura), se está coerente com o tema proposto e se consegue faze-la no tempo previsto.
Lembre-se que uma boa preparação é a grande chave do sucesso!
Pronto! Agora já sabe como criar uma aula de yoga inspiradora sem ser “oficialmente” uma professora de yoga.
Lembre-se que o mais importante é praticar com amor, dedicação e gratidão. O yoga é uma jornada rumo ao autoconhecimento e à transformação pessoal, e esta pode ser partilhada com todos.
Namastê!