Crónica. Feng Shui e o verão
Se em abril águas mil, em maio já sentimos o sol mais quente. Chamamos-lhe até o mês das flores. Para sermos rigorosos, isso acontece porque estamos já na estação do ano a que chamamos de verão.
Para a maioria das pessoas, a entrada do verão é no solstício a 20 ou de 21 de junho, mas na realidade nessa data estamos no pico, na fase em que o dia é maior e então há uma maior exposição solar, o que nos leva a considerar que, do ponto de vista de energia, corresponde ao meio do verão e não ao início.
Assim sendo, é no inicio do mês de maio que entramos na estação do verão. Tudo é mais agitado. Sentimos mais energia e ao mesmo tempo menos vontade de descansar. Somos convidados a sair mais.
A atividade social está mais ativa, podemos sentir-nos mais apaixonados, deslumbrados, espontâneos, indisciplinados e ao mesmo tempo mais explosivos, para o bom e para o mau.
A estratégia será desfrutar desta época para o convívio, com as devidas precauções, mas ao mesmo tempo devemos simplificar ao máximo a nossa vida. Não nos podemos prender a pormenores, devemos relaxar e focarmo-nos apenas no que é mais importante.
Sair para ir até à praia, para dar uma caminhada, para nos embelezarmos e nos sentirmos mais seguros de nós e da nossa imagem, são algumas das dicas para nos sentirmos mais equilibrados nesta época.
Para além disso, se nos sentirmos demasiado ativos, indisciplinados e explosivos podemos optar por umas terapias em água, ir a um spa, um flutuário por exemplo, uma massagem, um banho turco ou um simples mergulho na piscina ou na praia podem fazer milagres.
A esta lista proponho também uma terapia de taças tibetanas.
Lembre-se que está é uma boa altura para darmos a cara, para nos mostrarmos, para mostrar o nosso curriculum.
Mas ao mesmo tempo tudo está visível. Não temos ajuda de uma simples maquilhagem. É mais eficaz quando nos equilibramos primeiro por dentro e depois nos mostramos.
Do ponto de vista de saúde podem surgir algumas questões ligadas à tensão sanguínea, coração e também ao intestino delgado.
Se for o caso, é natural desta época e por isso não se assuste e promova o descanso, o relaxamento e procure atividades como um meditação ou exercícios de respiração.
Na alimentação as receitas mediterrânicas podem ser muito bem exploradas nesta fase. Sopas frias, saladas, bebidas refrescantes, fruta da época
Na decoração da casa queremos mais cor, mais contraste, ambientes mais ativos, luminosos e alegres. Para além de que vamos querer desfrutar ainda mais dos ambientes exteriores, por isso deixe-os preparados para o conforto e alegria dentro de quatro paredes.
Alexandre Saldanha da Gama é um conceituado consultor de Feng Shui de Portugal e da Europa, e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras, e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.