Crónica. O Marketing e o Feng Shui
Já pensou na ligação entre o Marketing e o Feng Shui? Alexandre Gama, consultor de Feng Shui explica tudo sobre este tema.
Na nossa sociedade e nos dias de hoje, praticamente todas as pessoas têm uma ideia do que é o Marketing. Se quisermos generalizar, podemos dizer que o Marketing corresponde a um conjunto de técnicas, ou a uma arte, tal como podemos discutir o mesmo sobre o Feng Shui e, por isso mesmo, vou chamar de disciplina.
Na maioria dos casos o Marketing é utilizado para ativar e captar mais vendas nos negócios, melhorar ou empoderar a imagem de alguma coisa ou de alguém, e podemos dizer que basicamente favorece o poder, seja ele económico ou de imagem.
Desde as cores que chamam à atenção, ao local onde são arrumados os diferentes produtos num espaço comercial, etc.
Sabemos que há zonas mais ativas onde todos passam, sabemos que tudo o que esteja ao nível do nosso olhar está bastante mais visível, sabemos que há produtos de necessidades básicas que não só não precisam de nenhuma campanha de Marketing, como servem de isco para que compremos também outros produtos que não precisamos.
A ligação entre o Feng Shui e o Marketing
Tal como o Feng Shui, que é em muitos lugares usado como uma arma de poder, ou seja, é utilizado para manipular, promovendo o que nos interessa e controlando os adversários, também o Marketing segue o mesmo caminho.
Este empoderamento poderá ser um tiro no pé ou uma ilusão. Sabemos que pelas leis do cosmos, da energia e do equilíbrio, que onde há luz tem de haver sombra, tudo o que sobe vai também descer, basicamente se sou muito forte num assunto terei de ser bastante frágil noutros.
Também sabemos que quando oferecemos vamos receber, que quando nos disponibilizamos somos recompensados, que quando nos dedicamos colhemos frutos.
Então, o que eu vos quero deixar refletir é sobre o tipo de Marketing que devemos ou não utilizar.
Se por um lado o Marketing ajuda a criar necessidades aos consumidores que estes não tinham, e desta forma ajudar a criar dependências e maior consumo, por outro lado podemos simplesmente apresentar novidades que acompanham a solução ou a melhoria dos problemas ou dificuldades que as pessoas possam estar a viver.
Se por um lado entramos numa competição onde o foco é aniquilar os concorrentes, por outro lado podemos usar a energia da competitividade como estímulo criativo e de melhoria do sistema.
Sabemos também a diferença entre uma imagem desenvolvida e consolidada por mérito próprio que é acompanhada de segurança, estabilidade e capacidade de resposta, ou uma imagem fortalecida e empolada pelo mediatismo que será sempre frágil e insegura pois está sempre em stress a tentar provar o que nem sempre é.
Quero com isto dizer que o Marketing é muito importante, mas que deve ser bem conduzido e utilizado de uma forma mais consistente.
Faz sentido ter uma imagem ou logotipo que se adeque ao tipo de negócio, faz sentido o uso de plataformas de comunicação ou montras onde podemos ter visibilidade para dizermos ao mundo que existimos, quem somos, o que fazemos, onde nos podem contactar ou encontrar e como operamos.
Conclusões
Tal como no Feng Shui, no Marketing não pode haver receitas pois cada produto, cada serviço tens as suas próprias caraterísticas e as suas formas de serem apresentados.
O tipo de Marketing deve ser ajustado a cada situação assim como esperamos que o logotipo ou o cartão de visita de um gabinete de advogados seja diferente do de um artista ou galeria de arte.
Não ficando só pela imagem, o discurso, o cuidado, a forma de apresentação dos funcionários, a decoração dos espaços, a iluminação utilizada, são também formas de comunicar e de fazer Marketing.
E vos garanto que a melhor publicidade que podemos ter é a satisfação dos nossos clientes que indiretamente se tornam nos nossos melhores vendedores.
Lembro também que qualquer tipo de negócio só tem futuro quando existe o chamado ganha-ganha de ambas as partes.
Mais uma vez, o melhor Marketing é a tomada de consciência da mais-valia, da motivação, da satisfação e da melhoria de vida que posso usufruir com aquele determinado produto ou serviço.
Alexandre Saldanha da Gama é consultor de Feng Shui e autor do livro ‘Feng Shui @ Lares e Costumes Portugueses’. Estudioso de pessoas e da sua energia, criou a marca Feng Shui Integrativo através da qual orienta seminários, cursos, palestras e faz consultas de astrologia do ki das 9 estrelas. Desenvolve e acompanha in loco projetos de decoração, dá consultas de Feng Shui e faz limpezas energéticas de espaços.