Crónica. O yoga pode ajudar a mudar a sua vida
Encontre o seu equilíbrio, ganhe força, flexibilidade, foco e sensação de bem-estar mais regular. Perca o medo e pratique yoga.
Todos temos dias miseráveis. Podem existir ou não motivos claros para nos sentirmos assim, para sentir o que sentimos. Somos humanos, portanto somos ser emocionais, e a dor e a desmotivação estão incluídas no pacote.
Nem tudo é um mar de rosas. Sentir-se mal pode estar certo e todos nós passamos por isso, contudo, não deveria acontecer todos os dias, dia após dia.
Talvez por essa razão já tenha pensado no yoga ou, então, alguém lhe disse que deveria experimentar, que nunca mais se iria sentir tão em baixo e que ficaria bem melhor e cheia de inspiração.
Está desconectada de si própria.
Yoga como uma prática de autocuidado
O yoga não precisa de ser um compromisso diário ou mesmo permanente e, principalmente, não precisa de ser aquilo que vê no Instagram. O yoga é uma prática de autocuidado, é um habito de amor-próprio.
Eu entendo que seja intimidante, principalmente quando vê todos aquelas influencers de pernas para o ar ou com as pernas atrás da cabeça. Parecem todas tão perfeitas e completamente obcecadas em conseguir as posturas mais complicadas sem benefícios aparentes para a saúde (pelo contrário).
Mas esqueça isso! Não fique intimidada pelos outros, e mesmo que fique, não deixe que esse sentimento a afaste de cuidar de si, de olhar por si.
O yoga não precisa de ser exibicionista, pode ser só o “seu yoga”, algo pessoal e privado.
Só precisa de lhe dedicar 60 minutos do seu dia, 60 minutos de dedicação para um dia mais positivo. Pense melhor, ainda tem dúvidas?
Se até tem vontade de experimentar, mas continua a achar que não é possível por vários motivos, isso acontece, principalmente porque não percebeu ainda o que o yoga é realmente, nem como a pode ajudar a mudar a sua vida.
Por favor, não se deixe enganar pelos perfis mediáticos repletos de corpos perfeitos em posturas perfeitas. O yoga pode oferecer-lhe tanta coisa! Força, flexibilidade, equilíbrio e foco, ajudando-a também a “curar-se” nas fases de ansiedade e de depressão, contribuindo para que desenvolva uma sensação de bem-estar mais regular.
O equilíbrio entre saúde física e interior
Sabia que 50% dos seus ganhos em flexibilidade estão ligados à sua mente, à sua forma de pensar?
Em vez de procurar já por aulas de yoga, procure saber mais sobre esta metodologia milenar. O que lhe quero dizer é que o propósito original do yoga é o de clarificar os seus pensamentos e entender que as suas emoções não devem influenciar a sua vida.
O yoga é uma metodologia repleta de ferramentas para lhe dar assistência neste corpo único, nesta sua vida, para que possa encontrar o seu equilíbrio.
O yoga não é só este workout desafiante que vê em todo o lado. É verdade que pode ser incrivelmente desafiante e transformador, mas isto tem mais a ver com o seu desenvolvimento interior.
Sim, o yoga poderá ter um impacto na sua forma de ver o mundo, alterar as suas perspetivas, ideias e atitudes; ou seja, na forma como apreende a vida.
Está relacionado com mudanças positivas no seu desenvolvimento pessoal, favorecendo um processo natural de crescimento interior. Portanto, antes de bater à porta de um estúdio, procure saber mais sobre a filosofia do yoga, sobre as suas bases. Abra os seus horizontes para fortalecer a sua determinação para vir a praticar esta metodologia.
O yoga dá-nos dicas para seguir rumo a uma vida mais feliz, saudável e tranquila. Rumo a um bem-estar que irá transformar-se numa sensação duradoura de contentamento, a uma saúde interior que também será visível de fora.
Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga, autor e um earth activist. A sua inspiradora abordagem ao yoga adapta esta sabedoria antiga à vida dos ioguis modernos como um estilo de vida além das aulas. É conhecido pelo seu estilo genuíno de ensino e instrução técnica profissional reconhecida que o tem levado a participar em diversos eventos.