A 25 de setembro estreou na Netflix Alias Grace, a minissérie que, apesar da narrativa distinta, tem muito em comum com The Handmaid’s Tale, cuja história também é baseada num romance de Margaret Atwood e, tal como a anterior, é fantástica. Podemos dizer que 2017 tem sido um ano marcado por fantásticas estreias no mundo das séries. Prova disso são a antologia negra de Black Mirror, o universo paralelo de Westworld ou as histórias de crime de Mindhunter.
E porque sabemos que, com tanta diversidade, é difícil estar a par de tudo o que é bom e vale a pena ver, criámos uma espécie de calendário com as 10 melhores estreias de séries até ao final de 2018. E, atenção, porque duas delas estreiam ainda este ano.
Calendário: as 10 melhores estreias de séries dos próximos meses
1. Black Mirror (ainda em 2017)
A antalogia de ficção cientifica criada por Charlie Brooker está quase a regressar com novos episódios que, apesar de darem pistas de acontecerem lugar no mesmo universo, sobrevivem sozinhos com narrativas independentes que não seguem uma linha cronológica. Black Mirror foi das séries que maior impacto gerou em 2017, por retratar de forma distopica e negra aqueles que podem vir a ser os problemas da sociedade futurista, relacionados com a tecnologia e com todos os hábitos que a sua evolução veio implementar nos nossos dias. Veja o trailer da nova temporada.
2. Making a Murder (ainda em 2017)
O caso de Steven Avery e Brendan Dassey vai continuar a ser-nos relatados pelos olhos da Netflix na série Making a Murder. Esta série documental acompanha de perto este caso, que começou em 1965, depois de Avery passar 18 anos na prisão, acusado injustamente de agressão sexual e tentativa de homicídio de Penny Beerntsen. Pouco após a sua exonoração, o americano natural do Estado de Wisconsin volta a ser preso, desta vez acusado da morte de Teresa Halbach, juntamente com o sobrinho Brendan Dassey, que em agosto de 2016 viu a sua sentença revogada por um juiz federal que considerou este tinha sido foi inconstitucionalmente coagido pela policia a confessar o crime. Em novembro de 2016 Dassey teve ordem de libertação de 90 dias, caso os procuradores não avançassem com um novo julgamento. A 17 do mesmo mês a sua libertação foi bloqueada. Veja o trailer da nova temporada.
3. American Crime Story: The Assassination of Gianni Versace (janeiro de 2018)
Depois de O Caso de O.J, a série American Crime Story regressa para retratar mais um polémico caso de crime: o assassínio do estilista italiano Gianni Versace, que, a 15 de julho de 1977, ao chegar a sua casa em Miami Beach, foi vítima de um tiro de Andrew Cunanan. Veja o trailer da nova temporada, que contará no elenco com Penelope Cruz, Ricky Martin e Edgar Ramirez.
4. The O.A (fevereiro de 2018)
A série de ficção cientifica da Netflix tem data de regresso oficial para fevereiro de 2018. A história continua depois de, na primeira temporada, a cega Prairie Johnson, interpretada por Brit Marling, reaparecer, após um desaparecimento de 7 anos, com a vista curada e com um novo nome: O.A. Reveja o trailer da primeira temporada.
5. Love (especulação: fevereiro/março de 2018)
Prevê-se que Mickey (Gillian Jacobs) e Gus (Paul Rust) regressem no início de 2018 para a terceira temporada da série da Netflix, Love. O casal com pouco mais de 30 anos vai continuar a debater-se com as suas diferenças, com a difícil relação com a intimidade, com crises existenciais e com a procura do melhor percurso profissional. Reveja o trailer da segunda temporada.
6. The Handmaid’s Tale (abril 2018)
Não é oficial, mas estamos muito ansiosas pela segunda temporada de The Handmaid’s Tale, que tem data de estreia prevista para abril de 2018. A história, inspirada no romance Margaret Atwood, mostra-nos um futuro em que a taxa de fertilidade cai drasticamente, levando à criação de um governo totalitário que, enquanto os Estados Unidos atravessam uma guerra civil, domina o território. Aqui, todas as mulheres que são capazes de ter filhos são capturadas e incluídas nesta espécie de seita, com um único fim: dar filhos aos homens mais abastados e poderosos. A narrativa segue Elisabeth Moss (Peggy Olson em Mad Man), uma das mulheres vítimas deste regime. Reveja o trailer da primeira temporada.
7. Homeland (especulação: maio de 2018)
A melhor série de espiões da televisão deverá voltar por volta de maio de 2018. As aventuras de Carrie prosseguem por destino incerto, depois de na última temporada ser a consultora da Presidente dos Estados Unidos da América. Veja o teaser para a próxima temporada.
8. Westworld (primavera de 2018)
Uma das séries da HBO de maior sucesso em 2017 regressa na primavera do próximo ano. Apesar de ainda não haver data oficial, a protagonista Evan Rachel Wood anunciou a época de estreia na sua conta de Twitter. Em Westworld tudo é permitido. Trata-se de um parque temático onde o velho oeste é representado e onde habitam andróides, criados para servir os desejos dos visitantes, autorizados a cometer as atrocidades que desejam. Veja o teaser da próxima temporada.
9. Better Call Saul (segunda metade de 2018)
O spin-off de Breaking Bad continua a dar muito que falar. A quarta temporada tem estreia prevista para a segunda metade de 2018 e continuará a seguir a vida do advogado Saul Goodman, que na série original salvou várias vezes Walter White. Veja o teaser da próxima temporada.
10. Mindhunter (especulação: final de 2018)
Terminamos esta lista das melhores estreias de séries até ao final de 2018 com aquela que surgiu na Netflix há bem pouco tempo. Mind Hunter – que está a ser um sucesso – decorre na década de 70 e conta a história de dois agentes do FBI – Jonathan Groff e Holt McCallany – que entrevistam assassinos em série para compreenderem as suas mentes e conseguirem resolver os casos. A segunda temporada da série regressa apenas no final de 2018. Mas, não fique triste. Ate lá, tem muito para ver. Veja o trailer da primeira temporada.
Qual destas histórias é a sua preferida? Concorda com a nossa seleção das 10 melhores estreias de séries até ao final de 2018? Conheça ainda as nossas sugestões de filmes para ver até ao final do ano.