No mês da rentrée, sugerimos uma peça de teatro que aborda o racismo, os festivais MOTELX, Les Sietes e FIDANC, e um filme que retrata uma história real.
Estes são os eventos que não pode perder em setembro!
Festivais
Cinema de terror
Do programa MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa fazem parte estreias, revisitações de clássicos e conversas. O filme Sasquatch Sunset, dos irmãos David e Nathan Zellner, um retrato bizarro e rigoroso da vida quotidiana de uma família de criaturas, é um dos mais esperados.
Onde: Cinema São Jorge, Lisboa.
Quando: De 10 a 16 de setembro.
Preço: A partir de 3€.
Música experimental
Les Siestes traz a Coimbra o trio psicadélico Hidden Horses, o dancehall industrial de B4MBA, os sons futuristas da diáspora latina com Bitter Babe e o hip-hop experimental dos italianos Talpah & Deepho.
Quando: De 13 a 15 de s etembro.
Onde: Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra.
Entrada livre.
Festival dançado
As dimensões do corpo, do movimento e da dança contemporânea, em interação com outras áreas artísticas e de pensamento juntam-se no FIDANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Évora.
Onde: Évora, Monsaraz e Vera Cruz.
Quando: De 16 a 2 8 de setembro.
Entrada livre.
Cinema
História real
Este filme retrata Lee Miller, antiga modelo norte-americana que abandona uma vida de glamour para acompanhar a II Grande Guerra como fotojornalista, baseada em Londres. Foi a primeira fotógrafa a entrar nos campos de concentração nazis de Dachau e Buchenwald no dia da libertação. No principal papel de Lee Miller, está Kate Winslet.
Onde: Salas de cinema de todo o País.
Quando: 26 de setembro.
Teatro
Racismo não é humor
Entre o stand-up e a fantasia, a sátira e o teatro físico e o burlesco e o documental, Blackface, de Marco Mendonça, trata um tema muito sério: a história do blackface como prática teatral racista.
Onde: Teatro do Bairro, Lisboa.
Quando: De 4 a 7 de setembro, às 19h.
Preço: 12€.