A Vida Mentirosa dos Adultos, a série italiana sobre amadurecimento e paixão
Nápoles é o cenário da minissérie A Vida Mentirosa dos Adultos, baseada na obra de Elena Ferrante, uma história de descobrimento, abandono da infância e da inocência, onde uma jovem italiana parte não só em busca de si mesma, como da tia Vittoria, que nunca conheceu.
A história de A Vida Mentirosa dos Adultos decorre durante os anos 90, na cidade italiana de Nápoles, e é inspirada na obra do mesmo nome, publicada em 2019, de Elena Ferrante. Porém, não é a primeira vez que a sua escrita é transferida para o ecrã.
Ao todo são cinco as adaptações da autora, tanto em filmes como séries, que contam com atrizes como Dakota Johnson, Olivia Colman e Valeria Golino.
Se gosta de romances que exploram a vulnerabilidade humana e a sensação agridoce de crescer, então A Vida Mentirosa dos Adultos é para si. Conheça esta minissérie.
Crescer não é fácil, mas é necessário
A minissérie acompanha a história de Giovanna (interpretada por Giordana Marango) uma adolescente que vive com os pais nos subúrbios de Nápoles.
Ao escutar o comentário do pai sobre o seu aspeto físico, que este compara à tia Vittoria, há muito deserdada pela família, a jovem parte em busca da misteriosa figura familiar.
Aqui começa a aventura da personagem, que é nos seis episódios um veículo de desassossego feminino para a espectadora, um traço característico da escrita de Elena Ferrante.
A adolescente rapidamente descobre que as mentiras dos adultos que a rodeiam são meras faltas de honestidade e carácter, e que o cigarro sempre presente na mão de Vittoria serve apenas para travar um pouco a língua afiada desta.
A quebra da imagem de família perfeita leva Giovanna a navegar pelas complexidades da vida adulta, num processo de amadurecimento e até despertar da sexualidade, tudo antes de completar o seu 15º aniversário.
A febre Ferrante
Na verdade, Elena Ferrante é o pseudónimo de uma autora italiana, cuja identidade é um mistério. A escritora concede entrevistas por escrito, onde já referiu que escolheu não revelar quem é para poder escrever com liberdade, sem que os seus livros fossem influenciados pela sua imagem pública.
Especula-se que é natural de Nápoles, uma vez que muitas das suas obras contêm detalhes e costumes da cidade italiana. Mas este é outro enigma por resolver.
Em 1995, o cineasta italiano Mário Martone converteu o primeiro livro da autora, intitulado L’amore molesto (Um Estranho Amor, em português), para um filme, que ainda hoje é um dos mais conhecidos do País.
Dez anos depois, Dias de Abandono chega aos ecrãs, baseado na obra que explora a jornada feminina de Olga, que está a passar por um divórcio, também inspirado no livro da escritora.
Mais recentemente, em 2018, a plataforma de streaming HBO lançou a série A Amiga Genial, que já conta com três temporadas, inspirada na obra da saga Napolitana de Elena Ferrante.
Já em 2021, a atriz Maggie Gyllenhaal estreou-se como realizadora com o filme A Filha Perdida, também ele baseado na escrita da autora italiana.
Este ano, foi a vez da Netflix de transferir um romance da autora para o ecrã pequeno. Assim surgiu A Vida Mentirosa dos Adultos, composta por seis episódios repletos de autodescoberta, desgosto, angústia e amadurecimento.
A minissérie já está disponível na plataforma de streaming Netflix.