Barbie homenageia mulheres portuguesas

Barbie homenageia mulheres portuguesas

Solidariedade social, desporto e alta-cozinha são algumas das áreas em que se distinguem. A Barbie reuniu-as e homenageou-as com bonecas à sua imagem. “Tu podes ser o que tu quiseres” é a mensagem. E todas concordamos!

Por Set. 29. 2016

O sol não podia estar mais radiante. O rio Tejo, calmo e sereno, tranquilizava quem passava. Um bom presságio para o que se passaria a seguir. Eram 13h00 e havia muitos sorrisos e boa disposição dentro do Vestigius Bar, no Cais do Sodré, em Lisboa. Mulheres e homens esperavam doze outras mulheres que iam ser homenageadas pela Barbie, a boneca mais famosa da Mattel.

Com carreiras e percursos que servem de inspiração para outras pessoas, estas figuras femininas receberam uma Barbie feita à sua semelhança (que não estará à venda) como forma de homenagem por ajudarem a quebrar barreiras e mostrarem que nós, mulheres, podemos ser tudo aquilo que quisermos.

Recorde-se que há muito tempo que a Barbie deixou de ser aquela modelo alta, magra, que estava sempre acompanhada pelo Ken. “Eu nem sei onde é que ele anda”, disse Rita Ferro Rodrigues, uma das homenageadas. Em janeiro deste ano, a boneca foi capa da Time com a sua nova imagem, que representa três tipos de corpos femininos (alto, baixo e curvilíneo), mostrando assim que se assemelha a um estilo de vida mais saudável. O percurso de mudança continua e “quem sabe se para o ano não temos aqui também homens vestidos de cor de rosa a quebrar barreiras”, continuou a apresentadora da SIC e uma das mentoras da plataforma Capazes.

As 12 mulheres homenageadas pela Barbie

Rita Ferro Rodrigues – Fundadora da plataforma Capazes, que tem promovido o debate público de vários temas relativos à mulher e à sociedade em que se insere.


Iva Domingues –  Fundadora da plataforma Capazes, que tem promovido o debate público de vários temas relativos à mulher e à sociedade em que se insere.


Vera Sacramento – Fundadora da plataforma Capazes, que tem promovido o debate público de vários temas relativos à mulher e à sociedade em que se insere.


Catarina Furtado – Tem os cargos de Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) desde 2000 e Presidente da Associação “Corações com Coroa”.


Sara Moreira – Atleta olímpica. Este ano, ganhou o Ouro nos Campeonatos Europeus de Atletismo na prova de Meia-Maratona, e participou nos Jogos Olímpicos do RIO 2016.


Victoria Guerra – Com o seu papel em Amor Impossível, realizado por António Pedro Vasconcelos, foi distinguida com o galardão de Melhor Atriz, nos Prémios Sophia, e recebeu também um Globo de Ouro.


Anna Lins – Conceituada chef de cozinha japonesa e asiática, foi a primeira mulher a receber uma certificação em Sushi, por uma entidade japonesa, depois de lhe ter sido referido que “as mulheres não podem fazer carreira a fazer sushi”.


Joana Moreira e Rita Ferreira – São campeãs do mundo de ginástica acrobática, no grupo de idades dos 12 aos 18 anos. Foram a Putian, na China, e apesar da tenra idade arrecadaram o ouro para Portugal.


Mariana Duarte Silva – É a mentora do Village Underground, que transformou antigos autocarros e contentores marítimos em escritórios, sendo hoje um dos principais locais de coworking, um centro de difusão cultural e criativa, com projetos ligados à televisão, ao teatro, ao fado e à música em geral, à arquitetura, ao design, à restauração e à moda.


Ângela Ferreira – É artista visual e ilustradora. Sob o apelido de “Kruella d’Enfer” apresenta um universo visual encantado, criando fantásticas e misteriosas criaturas. A artista expõe desde 2010 e já viu o seu trabalho chegar a Banguecoque.


Joana Barrios – Colabora com as Capazes, é atriz, autora do blogue “Trashédia”, fashionista e mãe.


O que acha desta homenagem da Barbie? Que outras mulheres homenagearia?