Cultura

Por Trás dos Seus Olhos: a série que deixa qualquer um boquiaberto no final

Este novo thriller da Netflix pode parecer uma história típica sobre uma relação tóxica, mas é muito mais do que isso. Já viu Behind Her Eyes? Se não, está na altura de carregar no play.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Por Trás dos Seus Olhos: a série que deixa qualquer um boquiaberto no final Por Trás dos Seus Olhos: a série que deixa qualquer um boquiaberto no final
© IMDB
Marta Chaves
Escrito por
Mar. 17, 2021

Começa de forma lenta, desenvolve-se a meio gás, mas é no final que tudo se revela. Por Trás dos Seus Olhos, ou Behind Her Eyes no título original, chegou à Netflix em fevereiro e esteve durante várias semanas no top português, revelando-se como uma das séries favoritas do público.

A narrativa é simples e nada confusa. Louise (Simona Brown), uma mãe divorciada, conhece David (Tom Bateman), um homem misterioso, num bar, e não perdem tempo. Começam um flirt que acaba num beijo à despedida nessa mesma noite. Quando no dia seguinte a protagonista da história chega ao local de trabalho é surpreendida pelo novo chefe que é, por puro acaso, David, o homem que conheceu na noite anterior.

Além de o encontro ser constrangedor, Louise descobre que David é casado com Adele (Eve Hewson, filha de Bono, dos U2), uma mulher solitária que Louise acaba também por conhecer ao acaso (será mesmo?) num outro contexto e, consequentemente, tornam-se melhor amigas.

Até aqui, tudo bem, é uma história que revela várias traições, a diferentes níveis, relações tóxicas e confusas e um passado que vai atormentando o casal. Mas há mais.

Adele partilha com Louise que é uma ex-toxicodependente e que, enquanto esteve na clínica de reabilitação, um dos seus grandes apoios, além de David, foi Rob, um amigo que esteve também internado ao mesmo tempo que Adele, devido a vários episódios com drogas.

Adele aproxima-se ainda mais de Louise quando esta partilha que sofre de terrores noturnos (sonhos ofegantes que a deixam sobressaltada e nervosa ao acordar) e a partir daí ajuda-a a lidar com este problema.

A relação entre as duas desenvolve-se de forma rápida e natural, mas nada é o que parece. Enquanto Louise começa a controlar os próprios sonhos, há outros detalhes que se vão revelando. E é aqui que a história ganha novos contornos.

A série da Netflix, criada por Steve Lightfoot, é inspirada no romance homónimo de Sarah Pinborough, publicado em 2017, e tem apenas seis episódios. Numa entrevista ao The Guardian, a autora revelou: “Acabei de ver a série, tomei um banho, fui para a cama e ainda fiquei a pensar ‘aquele final, meu deus!’, e fui eu que o inventei, mas é diferente vê-lo numa série”.

Como nunca desvendamos mais do que é suposto, dizemos-lhe apenas que é no final – mesmo no último episódio – que tudo acontece. Ninguém está à espera da revelação que é feita e dos passos que se seguem, mas sem dúvida que faz valer a pena toda a história.

Últimos