É sempre difícil regressar aos hábitos de leitura, ainda mais se não sabemos o que ler. Reunimos aqui os livros que têm vindo a ganhar relevância dentro do #BookTok, a nova tendência que está a ganhar espaço na rede social TikTok.
Todas temos aqueles momentos iluminados em que pensamos: “Já não leio um livro há tanto tempo!”. E ficamos com vontade de refrescar a memória, de voltar a folhear páginas, de conhecer personagens de um modo mais pessoal e até do simples ato de comprar um livro.
O problema é quando não conseguimos decidir o que comprar. Chegar a uma livraria e ver tudo tão organizado, as cores a sobreporem-se nas prateleiras de modo tão sereno, torna difícil o processo de optar apenas por um exemplar.
É aqui que o TikTok (por mais incrível que pareça) entra em ação. Quase como acomodar um livro na prateleira, a evolução da rede social tem feito com os jovens leitores possam encontrar o seu nicho nesta aplicação que acolhe milhares de utilizadores.
#BookToké o nome da hashtag que dá vida a esta tendência e que agrega os mais variados conteúdos literários. Focado na categoria Young Adult, os criadores dos vídeos (apelidados de #booktokers) apostam no conteúdo mais variado: desde descrever a obra pela sua estética até às melhores recomendações de “livros que nos fazem esquecer que estamos a ler”.
Scarlett e Tella Dragna nunca saíram da pequena ilha onde eram controladas pelo seu cruel pai. No entanto, Scarlett cresceu com o desejo de assistir aos jogos anuais de Caraval. O que é o Caraval? Um jogo que envolve magia, mistério e uma oportunidade de fugir. Assim que recebem o convite, partem sem olhar para trás. No entanto, neste jogo de ilusões, amor, mentiras e magia, Scarlett tem apenas cinco noites para salvar a irmã ou esta desaparece para sempre…
Frances tem vinte e um anos e está a estudar em Dublin. Aspirante a escritora, atua em recitais de poesia com a sua melhor amiga, Bobbi, por quem antes se apaixonou. Quando conhecem a jornalista Melissa e o ator Nick, ambas se tornam amigas do casal. No entanto, Frances e Nick desenvolvem uma relação amorosa secreta, o que leva a que a jovem seja confrontada com as suas próprias vulnerabilidades pela primeira vez.
Quem não conhece Aquiles, “o melhor dos gregos”? O filho da deusa Tétis e do lendário rei Peleu, irresistível a todos aqueles que o conhecem. Já Pátroclo é um jovem príncipe exilado pelo pai após um ato de grande violência. Os dois crescem juntos e formam uma ligação inseparável, que acaba por desafiar a vontade dos deuses. Após meses a treinar a arte da guerra e da medicina, Aquiles, seduzido por um destino de glória, parte para a cidade de Tróia, numa guerra que reúne todos os grandes guerreiros da Grécia. Por amor, Pátroclo segue o amigo, mesmo sabendo o destino já traçado.
A história retrata a vida de Tate: uma enfermeira que se muda para São Francisco, para viver com o irmão Corbin. Na porta em frente, vive Miles que é piloto-aviador e um dos amigos chegados de Corbin. Tate e Miles conhecem-se e acabam por se aproximar, dando início a uma relação exclusivamente física, que envolve duas regras: «Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.» Miles nunca fala de si nem do seu passado, mas Tate procura algo mais.
Uma trilogia sobre Feyre, uma caçadora de apenas dezanove anos, que mata um lobo na floresta. Como consequência, Tamlin, o Grande Senhor da Corte da Primavera, conhecido como um monstro, arrasta-a para uma terra encantada. Contudo, a sua prisão é um palácio e Feyre é tratada como uma princesa. Os sentimentos da caçadora desenvolvem-se numa grande paixão, vivida apesar de obstáculos. Mas um mal antigo está a destruir aquele reino e Feyre terá de arranjar forma de o deter ou Tamlin e o seu mundo estarão condenados para sempre.
A história relata a vida de Alex Claremont-Diaz, o filho da presidente dos Estados Unidos, que tem delineado um futuro com sucesso. No entanto, quando a família é convidada para o casamento real de Philip, príncipe de Inglaterra, Alex confronta-se com o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, o irmão mais novo, com quem é constantemente comparado. Os seus desentendimentos são notados pelos media, por isso passam um fim de semana juntos. Ao fingir uma relação de amizade, os sentimentos evoluem para algo mais.
No final dos anos 60, Daisy Jones descobre a noite de Los Angeles, onde que procura escrever as suas próprias canções, que têm tudo para ter sucesso. Os The Six, a banda dos irmãos Billy e Graham Dunne, começam a ganhar alguma notoriedade, mas Billy perde-se durante a tour, com groupies e álcool. Quando Daisy e Billy se cruzam, isto resulta num dueto com imenso êxito. Os Daisy Jones & The Six começam a tocar juntos e a banda torna-se uma verdadeira lenda. Todos recordam o que aconteceu de maneira diferente, pois nem sempre é fácil perceber onde acaba a música e começam os sentimentos.
A história começa na França, em 1974, quando Addie LaRue, num momento de desespero, faz um pacto para viver para sempre, o que implica a maldição de ser esquecida por todos aqueles que encontra. Uma história de vida que envolve percorrer séculos e continentes, onde uma jovem aprende até onde irá para deixar a sua marca no mundo. Tudo muda, no entanto, quando Addie conhece uma pessoa, numa livraria escondida, que se lembra do nome dela.
8 / 9
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid
Evelyn Hugo foi uma das maiores estrelas de Hollywood, mas é agora, a aproximar-se dos 80 anos, que decide contar tudo sobre a sua vida de glamour e escândalos. Para escrever a história escolhe a jornalista Monique Grant, o que deixa toda a gente surpreendia. De modo a impulsionar a carreira, a jornalista descreve todo o relato de Evelyn: desde da chegada a Hollywood nos anos 50 até aos sete casamentos que teve. Uma história de vida que envolve amores proibidos, ambição desmedida e amizades improváveis, que no final vai acabar por se ligar à vida de Monique, de forma trágica.