Cultura

Os candidatos aos Óscares que ainda vão estrear nos cinemas portugueses

Já se conhecem os candidatos aos Óscares e alguns dos filmes nomeados ainda não estrearam em Portugal, mas estão prestes a poder ser vistos nas salas de cinema portuguesas.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Os candidatos aos Óscares que ainda vão estrear nos cinemas portugueses Os candidatos aos Óscares que ainda vão estrear nos cinemas portugueses
© Carole Bethuel / LESFILMSPELLEAS_LESFILMSDEPIERRE
Rita Caetano
Escrito por
Jan. 25, 2024

A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 10 de março e até lá vai poder ver alguns dos filmes nomeados para as principais categorias que ainda não estrearam em Portugal. A saber: Pobres Criaturas, Anatomia de Uma Queda, Vidas Passadas, Os Excluídos, A Sala dos Professores, Eu, Capitão.

Ainda sem data de estreia está o American Fiction, nomeado para cinco categorias, entre os quais o de melhor filme, e que narra a história do escritor e professor de inglês Monk, que escreve um romance satírico sob um pseudónimo, com o objetivo de expor as hipocrisias do mundo editorial.

Candidatos aos Óscares a conhecer

Pobres Criaturas

O filme de Yorgos Lanthimos está nomeado para melhor filme e na sua banda sonora conta com um fado de Carminho. Emma Stone, que também é produtora, é Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo pouco ortodoxo cientista, Dr. Godwin Baxter.

Livre dos preconceitos da sua época, Bella defende a igualdade e a liberdade. Pobre Criaturas foi o grande vencedor da última edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Quando: 25 de janeiro.

Anatomia de Uma Queda

Sandra e Samuel, ela alemã e ele francês, vivem isolados numa cidade dos Alpes franceses, e quando ele é encontrado morto, ela torna-se a principal suspeita na tese de homicídio.

A investigação e o julgamento levam-nos às profundezas da relação conflituosa do casal. Anatomia de Uma Queda é um filme de Justine Triet e está nomeado para melhor filme. Venceu A Palma de Ouro do Festival de Cannes 2023 e os Globos de Ouro para Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Argumento.

Quando: 1 de fevereiro.

Vidas Passadas

Nora e Hae Sung são dois amigos inseparáveis, mas quando a família da primeira emigra da Coreia do Sul para Toronto, a distância afasta-os.

Duas décadas mais tarde, reencontram-se em Nova Iorque e durante uma semana confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Vidas Passadas, de Celine Song, está nomeado para melhor filme e para melhor argumento original.

Quando: 8 de fevereiro.

Os Excluídos

Um professor rabugento é obrigado a ficar na prestigiada escola onde dá aulas durante as férias de Natal para cuidar dos alunos que não têm para onde ir.

Daí nasce uma amizade improvável com um desses estudantes, que tem tanto de problemático como de inteligente, e com a cozinheira-chefe da escola, que acabou de perder um filho no Vietname. O filme Os Excluídos, de Alexander Payne, é candidato a melhor argumento original.

A Sala de Professores

Carla Nowak é uma jovem professora de Educação Física e Matemática, que se destaca dos outros docentes pelo seu idealismo. Quando um seu aluno se torna suspeito de uma série de roubos na escola, ela decide investigar, mas esbarra no sistema escolar.

A Sala dos Professores é um filme de İlker Çatak e está nomeado para melhor filme estrangeiro.

Quando: 22 de fevereiro

Eu, Capitão

O filme de Matteo Garrone é candidato a melhor filme estrangeiro e narra a história dos migrantes que arriscam a vida para tentar chegar à Europa. Nele acompanhamos dois jovens senegaleses, Seydou e Moussa, que saem de Dakar, atravessam o deserto, ultrapassam os centros de detenção na Líbia e navegam no Mediterrâneo num barco sobrelotado até chegar ao Velho Continente, que para eles significa liberdade e esperança.

Eu, Capitão, recebeu o Leão de Prata para melhor realizador no Festival de Cinema de Veneza.

Quando: 29 de fevereiro.

Últimos