Clube de leitura: 10 celebridades a seguir se gosta de ler
Procura novos livros para ler? Não está a par das últimas tendências no que toca à literatura nacional e internacional? Reunimos algumas contas de Instagram de atrizes, modelos e influencers que vai querer seguir se é uma aficionada por livros.
Não são apenas imagens bonitas que nos enchem os olhos no Instagram, são sim recomendações de livros feitas por quem gosta de ler.
É verdade, esta rede social é também ela um clube de leitura que passa despercebido aos olhares menos atentos. Mas não se preocupe, fizemos essa pesquisa por si e juntámos neste artigo as contas com as melhores sugestões literárias.
Dos clássicos da literatura como Orlando, de Virginia Woolf, aos romances modernos, como o mais recente sucesso de Sally Rooney, Normal People, irá encontrar livros para todas as idades e todos os estados de espírito.
Para quem gosta muito de ler e para quem gosta de ler pouco, livros com menos de cem páginas e livros com mais de 500, que nos fazem refletir sobre questões sociais ou sobre nós mesmas, numa caminhada introspetiva.
A viagem faz-se pelas linhas nas páginas dos livros, mas antes de partir é preciso escolher o veículo.
#BookClub
Reese Witherspoon, Oprah ou Emma Watson nunca esconderam a paixão pelos livros. Talvez por isso, mergulharam no conceito de book club e criaram grupos de leitura no Instagram para partilha de ideias e discussão aberta sobre os enredos dos livros.
Our Shared Shelf é um clube de leitura feminista fundado por Emma Watson. Como embaixadora da ONU Mulheres, a atriz britânica começou a ler cada vez mais livros sobre empoderamento feminino e igualdade de género. Para Watson, promover a leitura e a discussão sobre temas relevantes e fraturantes na nossa sociedade é um dos caminhos para a mudança.
No clube de leitura de Reese Witherspoon, denominado Reese’s Book Club, a seleção de livros também não é aleatória. A atriz elege mensalmente um livro para discussão cujo enredo gire em torno de uma mulher.
Com um conceito semelhante mas sem um critério de escolha definido, a apresentadora norte-americana criou o Oprah’s Book Club, uma página também de Instagram onde é previamente definido o livro e quais os dias em que determinadas partes do mesmo serão analisadas, para que os seguidores possam ler e acompanhar os debates.
Mais recentemente, a modelo Kaia Gerber iniciou um clube de leitura através do canal IGTV, onde todas as semanas partilha com os seus seguidores o livro que irá ser debatido e analisado em conjunto com um convidado na próxima sessão.
Nos episódios já disponíveis vemos Kaia a falar com a mãe, Cindy Crawford, sobre o livro Lá, onde o vento chora, de Delia Owens, com Kiley Reid sobre o seu romance Such a Fun Age ou ainda com a modelo Emily Ratajkowski, sobre o clássico de Joan Didion, Play it as it Lays.