Cultura

8 eventos gratuitos para celebrar a chegada do verão

Concertos, espetáculos de dança, performances, peças de teatro, exposições. Tudo vale para celebrar a chegada do verão, com a vantagem de todos os eventos aqui reunidos serem gratuitos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
8 eventos gratuitos para celebrar a chegada do verão 8 eventos gratuitos para celebrar a chegada do verão
©Paulo Bico Quadrado
Rita Caetano
Escrito por
Jun. 22, 2023

O Verão chegou e com ele vem também a vontade de passar mais tempo fora de casa e aproveitar a programação cultural pensada para esta altura do ano. Pensamos nisso e sugerimos-lhes oito eventos gratuitos para celebrar a cultura e o bom tempo.

Do Jardim de Verão, da Gulbenkian, à Porto Summer School on Art & Cinema, sem esquecer o InsideOut, da Culturgest e o Bairro em Festa e, terminando no AgitÁgueda, no Festival ao Largo e no concerto de encerramento das Festas de Lisboa, há muito por onde escolher.

Eventos gratuitos para celebrar

  • Jardim de Verão

    Jardim de Verão

    Mais de 30 concertos e DJSets, ao longo de três fins de semana, é a proposta do Jardim de Verão, que é a materialização do “Mundu Nôbu” [mundo novo], da “fusão de branku ku prétu” [branco com preto] que formam a “gerason di oru” [geração de ouro], sonhado por Dino D’Santiago. Aline Frazão, Eneida Marta, Mário Marta, Matay, Jonathan Ferr ou Bia Ferreira Afrokillerz, DJ Nigga Fox são apenas alguns dos nomes em cartaz que trazem à Gulbenkian kuduro, afro house, afrobeat, hip hop, fado, música tradicional de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, r&b, rap, pop, soul, jazz e música popular brasileira. Além da música, também haverá workshops de artes-plásticas gratuitos para os mais novos e, ainda,  uma conversa com a filósofa política e ativista brasileira Djamila Ribeiro. Durante o Jardim de Verão, o Museu e as exposições temporárias terão entrada gratuita e horário alargado até às 21h.

     

    Onde: Fundação Caloust Gulbenkian.
    Quando: De 23 a 25 de junho, de 30 de junho a 2 de julho e de 7 a 9 de julho.

    1 / 8

  • Porto Summer School on Art & Cinema

    Porto Summer School on Art & Cinema

    No início de julho, ao longo de seis dias, a cidade do Porto vai receber mais uma edição do programa público gratuito da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. O tema desta edição é Party Studies e as festas são vistas aqui como um conceito de mudança através da história. Estarão presentes o cantor brasileiro Tim Bernardes, a cineasta Jazmín Lopez, os artistas Maria de Brugerolle, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, Carla Filipe, dos músicos e DJs Abraxas e Rare Romance; e das performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e os Teatro Praga. Do programa constam sessões de cinema, música e performances.

    Onde: Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha, Porto.
    Quando: De 3 a 8 de julho.

    2 / 8

  • Museu do Oriente 

    Museu do Oriente 

    O Museu do Oriente celebra a chegada do Verão com espetáculos de entrada livre. No dia 24 de Junho, sobem ao palco os alunos do Conservatório de Música da Metropolitana para interpretar canções populares e tradicionais, obras de piano a 4 mãos, de Erik Satie, Mozart e Filippo D. Marchetti e, por fim, o agrupamento Fortíssimo!, de música de câmara. No dia 27 de junho, será a vez da dupla brasileira Lívia & Fred. Ela dá voz e ele toca guitarra eléctrica, viola caipira e bandola venezuelana e vão explorar o repertório tradicional e ecos contemporâneos da seresta, género brasileiro de meados do século XIX.

     

    Onde: Museu do Oriente.
    Quando: 24 e 27 Junho, às 18h e às 19h, respetivamente.

    3 / 8

  • Inside Out

    Inside Out

    ©JoanaLinda

    Espetáculos, concertos, conversas, workshops, cinema e artes visuais fazem parte do programa do Inside Out, que dá as boas-vindas ao verão. Este evento descontraído da Culturgest acontece ao ar livre e em espaços menos conhecidos deste centro cultural de Lisboa. Da programação constam várias estreias como a peça Manifestos para Depois do Fim do Mundo o espetáculo de dança Novas Criações PACAP Forum Dança. Se quiser aprender a dançar novas coreografias, não perca o Bal Moderne, no Jardim do Palácio Galveias.

     

    Quando: 25 de junho a 9 de julho.
    Onde: Vários espaços da Culturgest e Palácio Galveias.
    Entrada livre.

    4 / 8

  • AgitÁgueda

    AgitÁgueda

    A imagem das ruas de Águeda protegida por chapéus-de-chuva coloridos já é uma tradição e a estes juntam-se mais instalações artísticas, tudo isto para celebrar a cidade no AgitaÁgueda. Música, artesanato, gastronomia, animação de rua e eventos desportivos juntam-se festival que dura quase mês. O cartaz musical tem nomes como Richie Campbell e Wet Bed Gang.

    Onde: Águeda.
    Quando: De 1 a 23 de julho.

    5 / 8

  • Bairro em Festa

    Bairro em Festa

    Concertos, espetáculos, cinema, exposições, ateliês, debates, feiras e visitas compõem a agenda do Bairro em Festa. Este evento que está incluído nas Festas de Lisboa traz ao eixo Almirante Reis arte, cultura, diversidade, partilha, liberdade, inclusão e união à comunidade.

     

    Quando: De 22 a 25 junho.
    Onde: Largo do Intendente, Jardim do Campo dos Mártires da Pátria, Quartel do Largo do Cabeço de Bola e Goethe-Institut, Lisboa.

    6 / 8

  • Miguel Araújo

    Miguel Araújo

    ©Paulo Bico Quadrado

    O músico, cantor, compositor e letrista Miguel Araújo vai ter a honra de encerrar as Festas de Lisboa deste ano. Com ele traz a sua banda, Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka. Um concerto que terá lugar à beira-rio.

     

    Quando: 30 junho, 22h00.
    Onde: Jardim da Torre de Belém.

    7 / 8

  • Festival ao largo

    Festival ao largo

    A 15.ª edição do Festival ao Largo, que todos os anos enche o Largo de São Carlos, terá 14 espetáculos. O evento começa com três noites de dança pela mão da Companhia Nacional de Bailado e volta a esta área artística, nos últimos dias, aí com a assinatura da plataforma Território, que tem como missão apoiar o início de carreira de jovens bailarinos de todo o País.
    No intervalo desses dois pontos, há muita música, a começar pelo projeto educativo LABoratório ÓPERA 1 – Uma experiência em São Carlos, seguindo-se, depois, Lisbon-Kabul: Music Itineraries of Wonder, que integra jovens músicos afegãos; a Orquestra Sinfónica Portuguesa; a orquestra de cordas As Damas de São Carlos; a Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Artes do Montijo e a Banda da Guarda Nacional Republicana.

    Onde: Lg. de São Carlos, Lisboa.
    Quando: 6 e 27 de julho.

    8 / 8

Últimos