As três vidas de Agnés Varda, uma das percursoras da Nouvelle Vague francesa; as mulheres que fazem a história do rock português; fotografias que mostram o lado bom e o menos bom da infância; a história da mais antiga escola de moda do País e a beleza do Douro são razões mais do que suficientes para não perder nenhuma das exposições que lhe mostramos de seguida.
5 exposições a ir no Porto
-
Agnès Varda: Luz e Sombra
Agnès Varda: Luz e Sombra
© CinéTamarisEsta exposição testemunha as facetas de fotógrafa, cineasta e artista plástica de Agnès Varda. Em Agnès Varda: Luz e Sombra é possível ver como a produção artística se desenvolveu em diálogo com a sua obra cinematográfica e como este nome grande da Nouvelle Vague francesa se foi reinventando.
Onde: Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Serralves, Porto.
Quando: até 22 de janeiro de 2023.
Preço: 12€.1 / 5 -
Sentir a Terra – Ventozelo
Sentir a Terra – Ventozelo
© VentozeloA Quinta de Ventozelo e o Douro, onde está inserida, foram o ponto de partida para a exposição Sentir a Terra – Ventozelo da artista Graça Pereira Coutinho. Depois de ter estado em exibição na própria quinta, a mostra chega agora ao Espaço Porto Cruz, no âmbito do programa Artes & Ideias em Ventozelo.
Onde: Espaço Porto Cruz, Vila Nova de Gaia.
Quando: Até 31 de Dezembro.
Entrada livre.2 / 5 -
Gudi – 50 Anos de Moda
Gudi – 50 Anos de Moda
O Museu da Moda e dos Têxteis do WOW tem patente uma exposição que nos mostra o trabalho da mais antiga escola de moda do País e celebra o seu cinquentenário. Vídeo, fotografias e objetos icónicos retratam a história desta importante instituição de ensino e da sua criadora, Augusta Dias. Gudi – 50 Anos de Moda homenageia também os colaboradores e ex-alunos, caso de Carlos Gil e de Anabela Baldaque.
Onde: Museu da Moda e do Têxteis, WOW, Vila Nova de Gaia
Quando: Até 17 de outubro.
Entrada livre.3 / 5 -
A Luz da Infância
A Luz da Infância
© Fundo Conde de Alpendurada/ Crianças em cima de um escadote no átrio/ 1917Fotografias do quotidiano, feitas entre 1901 a 1969, mostram não só a beleza e inocência da infância, mas também as desigualdades sociais, o trabalho infantil e a institucionalização de crianças. As fotografias que compõem a exposição A Luz da Infância pertencem a diversos Fundos do arquivo à guarda do Centro Português de Fotografia.
Onde: Centro Português de Fotografia, Porto,
Quando: Até 12 de março.
Entrada livre.4 / 5 -
Mulheres que fazem Barulho - Cenas do Rock Português I
Mulheres que fazem Barulho - Cenas do Rock Português I
© Nuno CardosoComo o próprio nome indica, esta exposição é uma homenagem às mulheres do rock nacional, desde o pós-25 de abril até à atualidade. A história de nomes como Ana Deus (Três Tristes Tigres), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Manuela Azevedo (Clã), Sandra Baptista (Sitiados), Xana (Rádio Macau) e Lena D’Água é contada através de discos, cassetes, roupas, adereços, rabiscos de letras, pautas e instrumentos, entre outros objetos marcantes. Mulheres que fazem Barulho – Cenas do Rock Português I é organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Onde: Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto.
Quando: Até 30 de setembro.
Entrada livre.5 / 5