© Thinkstock
Os filmes que não queremos perder antes de 2018 chegar ao fim

Os filmes que não queremos perder antes de 2018 chegar ao fim

Até ao início do próximo ano, há estreias cinematográficas que não vamos querer perder. Deixamos-lhe a lista dos que nos suscitam mais curiosidade.

Por Out. 22. 2018

Já não tem desculpas: aproveite a chuva e o frio que estão a chegar para se abrigar nas salas da sétima arte.

Para além do cartaz das salas habituais, ainda pode assistir aos festivais de cinema independente como o Doclisboa, a decorrer até dia 28 de outubro, o 12.º LEFFEST – Lisboa & Sintra Film Festival, de 16 a 25 de novembro, ou o Cinanima (42.º Festival Internacional de Cinema de Animação) em Espinho, de 12 a 18 de novembro.

Se sente que perdeu bons êxitos de cinema nos últimos meses, não entre em pânico. Ainda vai (vamos!) a tempo de encontrar filmes que, prevemos, ficarão na memória.

11 filmes a não perder antes de 2018 terminar

Assim Nasce uma Estrela

Em exibição

Jackson Maine (Bradley Cooper) é um músico consagrado que descobre e se apaixona por Ally (Lady Gaga), uma artista em dificuldades. Ally tinha desistido de realizar o sonho de ser cantora até que Jack a ajuda a chegar a os grandes palcos e a lutar pelo seu sonho.

Mas enquanto a carreira de Ally ganha a sua dimensão, a sua relação amorosa começa a deteriorar-se e Jack vê-se obrigado a lutar contra os seus próprios fantasmas.

O filme é realizado e protagonizado por Bradley Cooper e já é um sucesso em todo o mundo.


Pedro e Inês

Em exibição

Pedro e Inês, um filme de António Ferreira a partir do romance A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria, com Diogo Amaral, Joana de Verona, Vera Kolodzig, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, João Lagarto.

O filme acontece em três tempos diferentes. No passado, onde ocorreu a história verdadeira, no presente, numa grande cidade, e no futuro imaginário. Em qualquer destes tempos, Pedro e Inês encontram e reencontram-se, vivendo aquela que pode ser considerada uma das maiores histórias de amor em Portugal.


Suspiria (2018)

Estreia: 22 de novembro

É um remake do clássico de Dario Argento e já tem estreia marcada para dia 22 de novembro. O filme de 1997 deste realizador italiano conta a história de uma jovem bailarina de ballet clássico que viaja dos EUA para uma escola de dança alemã e acaba por encontrar segredos obscuros, além de ficar envolvida num culto.

Suspiria, curiosamente, também se tornou um filme de culto devido à sua história onírica e surreal, a sua edição de fotografia (com ênfase em cores vibrantes como o vermelho) e a banda sonora, a cargo do grupo de rock progressivo Goblin.

remake, pelos olhos de Luca Guadagnino (Chama-me Pelo Teu Nome, 2017, e  Mergulho Profundo, 2013),  conta com a atriz Dakota Johnson no papel principal e ainda Chloe Grace Moretz, Tilda Swinton e Jessica Harper, esta última que também protagonizou o filme em 1977.


Bohemian Rhapsody

Estreia: 1 de novembro

Realizado por Bryan Singer e protagonizado pelos atores Rami MalekJoseph Mazzello e Lucy Boynton, o novo filme sobre a ascensão dos Queen e do extravagante vocalista Freddie Mercury está quase a chegar às salas de cinema portuguesas.

Este drama biográfico foi produzido através de uma colaboração entre a 20th Century Fox, Gk Films, Queen Films e Regency Enterprises. Conta a história da enorme popularidade da banda através das canções icónicas e do som revolucionário.

Bohemian Rhapsody fala também da quase implosão da própria banda graças ao estilo de vida corrosivo de Mercury. E ainda da reunião triunfante na véspera do Live Aid, onde Freddie Mercury, lutando contra uma doença mortal, guia a banda por uma das maiores atuações da história do rock.


Boy Erased

Estreia: 6 de dezembro

Boy Erased é uma adaptação do livro de memórias de Gerrard Conley, um homossexual de 19 anos que foi rejeitado pelos seus pais, Marshall (Russel Crowe) e Nancy (Nicole Kidman).

A história narra os terríveis momentos passados por Jared (Lucas Hedges), cujo pai, um pastor batista de uma pequena cidade conservadora do Arkansas, lhe deu apenas duas opções: assistir ao ‘Love in Action’, um programa de terapia apoiado pela igreja que supostamente “cura” a homossexualidade ou arriscar a perder o seu lar, a família, os amigos e a religião.

É um filme obrigatório sobre os direitos humanos e a liberdade individual de cada um – chega aos ecrãs portugueses a 6 de dezembro.


Animais fantásticos: os Crimes de Grindelwald

Estreia: 15 de novembro

Para os fãs do mundo de Harry Potter, há ótimas notícias: vem aí a continuação de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los. Para miúdos e graúdos, chega às telas portuguesas a 15 de novembro para nos contar a história do feiticeiro das trevas, Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que escapa mais uma vez da prisão e continua seu reinado de terror, agora pela Europa.

Ezra Miller, Zoë Kravitz, Carmen Ejogo, Claudia Kim e Callum Turner completam o elenco do filme, mais uma vez realizado por David Yates e escrito por J.K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter.


At Eternity’s Gate

Estreia: final de dezembro

Este é o filme de Julian Schnabel que coloca Willem Dafoe na pele do pintor Vincent Van Gogh. Conta ainda com Rupert Friend, Mads Mikkelsen, Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Niels Arestrup e Oscar Isaac no elenco.

At Eternity’s Gate teve a sua estreia no Festival de Veneza. Baseado num guião escrito pelo próprio Schnabel e por Jean-Claude Carriere, o filme gira à volta do tempo em que Van Gogh viveu em Arles e Auvers-sur-Oise, em França.

Como é já clássico de Schnabel, Jon Kilik irá produzir o filme e a Rocket Science irá tratar das vendas internacionais. “É um filme sobre a pintura, o pintor e a sua relação com o infinito. A história contada pelo pintor. Contém aquilo que eu considero os momentos essenciais. Não é a história oficial, mas a minha versão dela. Uma que espero que aproxime as pessoas do pintor”, afirma Schnabel, citado por vário meios de comunicação.

Estreia em Portugal no final de dezembro.


The Favourite

Estreia: até ao final de 2018 (data ainda por confirmar)

Yorgos Lanthimos está de volta com um novo filme. The Favourite é o novo trabalho do realizador de O Sacrifício de Um Cervo Sagrado. E o trio de protagonistas é de peso. Olivia Colman é a Rainha Anne e Rachel Weisz a sua conselheira e amiga, Lady Sarah.

Como Anne está mais interessada em comer e divertir-se do que em governar o reino, é Sarah quem toma as rédeas da nação e governa. Mas esta tarefa fica mais complicada quando a prima de Sarah entra em cena.

Abigail, interpretada por Emma Stone, vai ter concorrência pelo favoritismo da rainha. A estreia em Portugal está prevista para este ano, mas ainda sem data definida.


O Regresso de Mary Poppins

Estreia: 20 de dezembro

Emily Blunt reencarna a personagem de Mary Poppins 54 anos depois de Julie Andrews receber o Óscar de Melhor Atriz pela icónica ama.

Durante a Era da Depressão em Londres, os já crescidos Jane e Michael Banks recebem a ajuda da enigmática Mary Poppins após a perda de um familiar. Esta vai voltar a guiá-los numa viagem de redescoberta da magia e felicidade que há muito ficou para trás.

Emily Blunt (A Rapariga no Comboio) é a nova Poppins, enquanto Jane e Michael são agora interpretados por Emily Mortimer (Lars e o Verdadeiro Amor) e Ben Whishaw (007 – Skyfall). A magia volta aos cinemas a 20 de dezembro, para encantar ainda mais o nosso natal.


Raiva

Estreia: 1 de novembro 

Raiva é a adaptação pelo realizador Sérgio Tréfaut de Seara de Vento, clássico da literatura portuguesa do século XX de Manuel da Fonseca, e vai estrear nas salas de cinema nacionais a 1 de novembro. 

Alentejo, 1950. Nos campos desertos do sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Porquê? Qual a origem dos crimes? A história relata os acontecimentos que levaram um camponês pobre a assassinar dois homens a sangue frio e enfrentar sozinho a guarda e o exército numa luta desigual.

O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde arrecadou dois prémios (Júri Internacional e Imprensa Independente) e encerrou a edição 2018 do IndieLisboa. O elenco conta com Isabel RuthLeonor SilveiraLuís Miguel CintraJosé Pinto entre outros talentos do cinema português.


Beautiful Boy

Estreia: 29 de novembro

Steve Carell (Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos e Foxcatcher) e Timothée Chalamet (Lady Bird, Chama-me pelo teu Nome) protagonizam o novo filme de Felix Van Groeningen (Ciclo Interrompido e Bélgica), baseado no livro homónimo de David Sheff e em Tweak, de Nic Sheff

O filme conta a história de David Sheff, um pai que tenta lidar com o ciclo de lapsos e recaídas de Nic, seu filho, causado pelo seu vício em metanfetaminas.

Nic Sheff colaborou também com a Netflix como guionista da série Por Treze RazõesBeautiful Boy estrará em Portugal a 29 de novembro.

 


Agora que já sabe os filmes que não pode mesmo perder…descubra se sabe tudo sobre as suas séries favoritas no nosso divertido quiz.

Mais sobre cinema