Os filmes que não queremos perder antes de 2018 chegar ao fim
Até ao início do próximo ano, há estreias cinematográficas que não vamos querer perder. Deixamos-lhe a lista dos que nos suscitam mais curiosidade.
Já não tem desculpas: aproveite a chuva e o frio que estão a chegar para se abrigar nas salas da sétima arte.
Para além do cartaz das salas habituais, ainda pode assistir aos festivais de cinema independente como o Doclisboa, a decorrer até dia 28 de outubro, o 12.º LEFFEST – Lisboa & Sintra Film Festival, de 16 a 25 de novembro, ou o Cinanima (42.º Festival Internacional de Cinema de Animação) em Espinho, de 12 a 18 de novembro.
Se sente que perdeu bons êxitos de cinema nos últimos meses, não entre em pânico. Ainda vai (vamos!) a tempo de encontrar filmes que, prevemos, ficarão na memória.
11 filmes a não perder antes de 2018 terminar
Assim Nasce uma Estrela
Em exibição
Jackson Maine (Bradley Cooper) é um músico consagrado que descobre e se apaixona por Ally (Lady Gaga), uma artista em dificuldades. Ally tinha desistido de realizar o sonho de ser cantora até que Jack a ajuda a chegar a os grandes palcos e a lutar pelo seu sonho.
Mas enquanto a carreira de Ally ganha a sua dimensão, a sua relação amorosa começa a deteriorar-se e Jack vê-se obrigado a lutar contra os seus próprios fantasmas.
O filme é realizado e protagonizado por Bradley Cooper e já é um sucesso em todo o mundo.
Pedro e Inês
Em exibição
Pedro e Inês, um filme de António Ferreira a partir do romance A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria, com Diogo Amaral, Joana de Verona, Vera Kolodzig, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, João Lagarto.
O filme acontece em três tempos diferentes. No passado, onde ocorreu a história verdadeira, no presente, numa grande cidade, e no futuro imaginário. Em qualquer destes tempos, Pedro e Inês encontram e reencontram-se, vivendo aquela que pode ser considerada uma das maiores histórias de amor em Portugal.
Suspiria (2018)
Estreia: 22 de novembro
É um remake do clássico de Dario Argento e já tem estreia marcada para dia 22 de novembro. O filme de 1997 deste realizador italiano conta a história de uma jovem bailarina de ballet clássico que viaja dos EUA para uma escola de dança alemã e acaba por encontrar segredos obscuros, além de ficar envolvida num culto.
Suspiria, curiosamente, também se tornou um filme de culto devido à sua história onírica e surreal, a sua edição de fotografia (com ênfase em cores vibrantes como o vermelho) e a banda sonora, a cargo do grupo de rock progressivo Goblin.
O remake, pelos olhos de Luca Guadagnino (Chama-me Pelo Teu Nome, 2017, e Mergulho Profundo, 2013), conta com a atriz Dakota Johnson no papel principal e ainda Chloe Grace Moretz, Tilda Swinton e Jessica Harper, esta última que também protagonizou o filme em 1977.
Bohemian Rhapsody
Estreia: 1 de novembro
Realizado por Bryan Singer e protagonizado pelos atores Rami Malek, Joseph Mazzello e Lucy Boynton, o novo filme sobre a ascensão dos Queen e do extravagante vocalista Freddie Mercury está quase a chegar às salas de cinema portuguesas.
Este drama biográfico foi produzido através de uma colaboração entre a 20th Century Fox, Gk Films, Queen Films e Regency Enterprises. Conta a história da enorme popularidade da banda através das canções icónicas e do som revolucionário.
Bohemian Rhapsody fala também da quase implosão da própria banda graças ao estilo de vida corrosivo de Mercury. E ainda da reunião triunfante na véspera do Live Aid, onde Freddie Mercury, lutando contra uma doença mortal, guia a banda por uma das maiores atuações da história do rock.
Boy Erased
Estreia: 6 de dezembro
Boy Erased é uma adaptação do livro de memórias de Gerrard Conley, um homossexual de 19 anos que foi rejeitado pelos seus pais, Marshall (Russel Crowe) e Nancy (Nicole Kidman).
A história narra os terríveis momentos passados por Jared (Lucas Hedges), cujo pai, um pastor batista de uma pequena cidade conservadora do Arkansas, lhe deu apenas duas opções: assistir ao ‘Love in Action’, um programa de terapia apoiado pela igreja que supostamente “cura” a homossexualidade ou arriscar a perder o seu lar, a família, os amigos e a religião.
É um filme obrigatório sobre os direitos humanos e a liberdade individual de cada um – chega aos ecrãs portugueses a 6 de dezembro.
Animais fantásticos: os Crimes de Grindelwald
Estreia: 15 de novembro
Para os fãs do mundo de Harry Potter, há ótimas notícias: vem aí a continuação de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los. Para miúdos e graúdos, chega às telas portuguesas a 15 de novembro para nos contar a história do feiticeiro das trevas, Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que escapa mais uma vez da prisão e continua seu reinado de terror, agora pela Europa.
Ezra Miller, Zoë Kravitz, Carmen Ejogo, Claudia Kim e Callum Turner completam o elenco do filme, mais uma vez realizado por David Yates e escrito por J.K. Rowling, a criadora da saga Harry Potter.
At Eternity’s Gate
Estreia: final de dezembro
Este é o filme de Julian Schnabel que coloca Willem Dafoe na pele do pintor Vincent Van Gogh. Conta ainda com Rupert Friend, Mads Mikkelsen, Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Niels Arestrup e Oscar Isaac no elenco.
At Eternity’s Gate teve a sua estreia no Festival de Veneza. Baseado num guião escrito pelo próprio Schnabel e por Jean-Claude Carriere, o filme gira à volta do tempo em que Van Gogh viveu em Arles e Auvers-sur-Oise, em França.
Como é já clássico de Schnabel, Jon Kilik irá produzir o filme e a Rocket Science irá tratar das vendas internacionais. “É um filme sobre a pintura, o pintor e a sua relação com o infinito. A história contada pelo pintor. Contém aquilo que eu considero os momentos essenciais. Não é a história oficial, mas a minha versão dela. Uma que espero que aproxime as pessoas do pintor”, afirma Schnabel, citado por vário meios de comunicação.
Estreia em Portugal no final de dezembro.
The Favourite
Estreia: até ao final de 2018 (data ainda por confirmar)
Yorgos Lanthimos está de volta com um novo filme. The Favourite é o novo trabalho do realizador de O Sacrifício de Um Cervo Sagrado. E o trio de protagonistas é de peso. Olivia Colman é a Rainha Anne e Rachel Weisz a sua conselheira e amiga, Lady Sarah.
Como Anne está mais interessada em comer e divertir-se do que em governar o reino, é Sarah quem toma as rédeas da nação e governa. Mas esta tarefa fica mais complicada quando a prima de Sarah entra em cena.
Abigail, interpretada por Emma Stone, vai ter concorrência pelo favoritismo da rainha. A estreia em Portugal está prevista para este ano, mas ainda sem data definida.
O Regresso de Mary Poppins
Estreia: 20 de dezembro
Emily Blunt reencarna a personagem de Mary Poppins 54 anos depois de Julie Andrews receber o Óscar de Melhor Atriz pela icónica ama.
Durante a Era da Depressão em Londres, os já crescidos Jane e Michael Banks recebem a ajuda da enigmática Mary Poppins após a perda de um familiar. Esta vai voltar a guiá-los numa viagem de redescoberta da magia e felicidade que há muito ficou para trás.
Emily Blunt (A Rapariga no Comboio) é a nova Poppins, enquanto Jane e Michael são agora interpretados por Emily Mortimer (Lars e o Verdadeiro Amor) e Ben Whishaw (007 – Skyfall). A magia volta aos cinemas a 20 de dezembro, para encantar ainda mais o nosso natal.
Raiva
Estreia: 1 de novembro
Raiva é a adaptação pelo realizador Sérgio Tréfaut de Seara de Vento, clássico da literatura portuguesa do século XX de Manuel da Fonseca, e vai estrear nas salas de cinema nacionais a 1 de novembro.
Alentejo, 1950. Nos campos desertos do sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Porquê? Qual a origem dos crimes? A história relata os acontecimentos que levaram um camponês pobre a assassinar dois homens a sangue frio e enfrentar sozinho a guarda e o exército numa luta desigual.
O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Moscovo, onde arrecadou dois prémios (Júri Internacional e Imprensa Independente) e encerrou a edição 2018 do IndieLisboa. O elenco conta com Isabel Ruth, Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, José Pinto entre outros talentos do cinema português.
Beautiful Boy
Estreia: 29 de novembro
Steve Carell (Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos e Foxcatcher) e Timothée Chalamet (Lady Bird, Chama-me pelo teu Nome) protagonizam o novo filme de Felix Van Groeningen (Ciclo Interrompido e Bélgica), baseado no livro homónimo de David Sheff e em Tweak, de Nic Sheff.
O filme conta a história de David Sheff, um pai que tenta lidar com o ciclo de lapsos e recaídas de Nic, seu filho, causado pelo seu vício em metanfetaminas.
Nic Sheff colaborou também com a Netflix como guionista da série Por Treze Razões. Beautiful Boy estrará em Portugal a 29 de novembro.
Agora que já sabe os filmes que não pode mesmo perder…descubra se sabe tudo sobre as suas séries favoritas no nosso divertido quiz.