Com performances de excelência e histórias de vida inspiradoras, são cada vez mais os filmes baseados em factos verídicos que retratam grandes feitos da indústria musical.
Da música clássica ao rock, do hip-hop ao punk, há histórias inspiradoras sobre artistas de todos os géneros musicais. Alguns, inclusive, conquistaram prémios na sétima arte, como foi o caso do mais recente Bohemian Rhapsody, sobre a vida de Freddy Mercury e os Queen, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2018, e do Golden Globe de Melhor Filme de Drama.
Mas antes deste feito, já Amadeus, um filme biográfico sobre o grande artista de música clássica, Amadeus Mozart, venceu 8 Óscares da Academia, em 1985. La vie en rose, de 2007, com Marion Cotillard como Édith Piaf, venceu 2 Óscares, e Walk the Line o Óscar de Melhor Atriz pela performance de Reese Witherspoon, entre outros.
Do filme com menos cotação no IMDB, um site de referência no universo do cinema, ao que arrecadou a melhor pontuação, estas são as biopics sobre os artistas musicais que não deve deixar de ver.
16 filmes biográficos sobre grandes artistas musicais
As Runaways (2010) – 6.5 no IMDB
O filme, adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela vocalista Cherie Currie, conta a história da banda The Runaways. Kristen Stewart e Dakota Fanning vestem a pele de Joan Jett e Cherie, respetivamente, a dupla da banda rock dos anos 70 responsável pelo grande hit da década, Cherry Bomb.
Judy (2019) – 6.6 no IMDB
Renée Zellweger é Judy Garland, um grande nome da Era dourada de Hollywood, no filme que mostra os últimos meses de vida da atriz e cantora. Da conquista do estrelato com o filme O Feiticeiro de Oz à queda de uma estrela, quando em 1968, com vários concertos esgotados na capital britânica, Judy sucumbe aos vícios do álcool e das drogas.
Notorious B.I.G. (2009) – 6.7 no IMDB
Um filme que retrata a vida e morte do rapper Christopher Wallace, mais conhecido como Biggie Smalls ou Notorious B.I.G., assassinado aos 24 anos de idade à saída de uma discoteca em Los Angeles. Considerado o melhor rapper de todos os tempos pela revista Billboard, o seu homicídio continua, até hoje, sem um culpado.
Selena (1997) – 6.7 no IMDB
O filme, protagonizado por Jennifer Lopez, conta a verdadeira história de Selena Quintanilla, um ícone da música latina que foi assassinada à mão armada pela presidente do seu próprio clube fãs.
I’m Not There – Não Estou Aí (2007) – 6.9 no IMDB
São seis performances únicas, todas para a mesma persona. Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger, Ben Whishaw, Richard Gere e Marcus Carl Franklin são Bob Dylan, a eterna lenda da música folk, vencedor de um Prémio Nobel da Literatura em 2016. Realizado por Todd Haynes, o enigmático filme procura mostrar Dylan em diferentes fases da vida e da sua carreira.
Elvis (1979) – 7.0 no IMDB
Como Kurt Russell como Elvis Presley, este filme feito para o pequeno ecrã acabou por se tornar num dos melhores sobre a vida e obra do artista norte-americano, também conhecido como Rei do Rock.
Sid e Nancy (1986) – 7.0 no IMDB
Conhecidos como ‘Bonnie e Clyde’ ou ‘Romeu e Julieta’ do punk, o filme é um retrato cru da relação entre Sid Vicious, baixista da banda punk britânica Sex Pistols e Nancy Spungen, a sua namorada. O casal é protagonizado por Gary Oldman e Chloe Webb, num filme criado à imagem do lema “sexo, drogas e rock’n’roll”.
8 mile (2002) – 7.1 no IMDB
Embora não possa ser bem considerada uma biopic, uma vez que Eminem conta a sua própria história sob o nome Jimmy ‘B-Rabbit’ Smith, o filme mostra a luta do rapper para vingar num mundo do hip-hop dominado pela comunidade afro-americana.
The Doors: O Mito de Uma Geração (1991) – 7.2 no IMDB
Com um título um tanto ao quanto enganador, o filme relata a história de Jim Morrison, o vocalista da banda The Doors, desde os seus dias como estudante de cinema e ascensão da banda na indústria musical até culminar na sua fatídica morte aos 27 anos de idade.
Rocketman (2019) – 7.4 no IMDB
Taron Egerton é Elton John no mais recente sucesso biográfico sobre um grande artista musical desta geração. Elogiado pela critica e um sucesso de bilheteiras, Rocketman conta a história de vida do músico, desde os primeiros passos na indústria até à parceria musical com Bernie Taupin, tudo ao som de grandes sucessos de John, como Crocodile Rock, Your Song e Don’t Go Breaking My Heart, entre outras.
La vie en rose (2007) – 7.6 no IMDB
Marion Cotillard é Édith Piaf no filme que conta a história da cantora, descoberta a cantar na rua aos 19 anos de idade. Das tragédias que assolaram a sua vida até ao sucesso internacional, a excecional performance de Marion valeu-lhe uma distinção da Academia.
Control (2007) – 7.7 no IMDB
Um retrato intenso sobre a vida e morte de Ian Curtis, o vocalista da banda de culto Joy Division. Dos problemas pessoais, profissionais e amorosos, o génio musical interpretado por Sam Riley cometeu suicídio aos 23 anos de idade.
Ray (2004) – 7.7 no IMDB
A inspiradora vida de Ray Charles, um ícone do R&B, foi o mote para o filme protagonizado por Jaime Foxx. A biopic dá a conhecer a história de Ray – de criança cega a menino prodígio do blues, e hoje um dos mais conhecidos artistas de blues em todo o mundo.
Walk the Line (2005) – 7.8 no IMDB
Joaquin Phoenix dá a vida a Johnny Cash que, ao lado de Reese Witherspoon como June Carter, é protagonista de um dos grandes êxitos cinematográficos de 2005. A biopic destaca não só a sua carreira musical como o romance que viveu com June, e ainda a luta que o artista travou com o álcool e drogas.
Bohemian Rhapsody (2018) – 8.0 no IMDB
Foi um dos maiores sucessos de bilheteiras de 2018, e vencedor de 4 Óscares da Academia. Com Rami Malek como Freddy Mercury, o filme biográfico conta a história do artista e da sua banda Queen, desde a formação até à grandiosa performance no concerto Live Aid, em 1985.
Amadeus (1984) – 8.3 no IMDB
A vida do compositor clássico Wolfgang Amadeus Mozart resultou numa das biopics mais aclamadas de sempre, e das mais elogiadas pela critica especializada. Nomeado para 53 prémios distintos, Amadeus arrecadou 40, incluindo 8 Óscares da Academia. O filme retrata o sucesso e a ascensão de Mozart, o conflito e competição com Antonio Salieri, terminando na sua morte.