16 filmes biográficos do universo musical que deve ver pelo menos uma vez na vida
Reunimos as melhores histórias biográficas retratadas no grande ecrã sobre artistas musicais. São 16 biopics que não deve deixar de ver.
Com performances de excelência e histórias de vida inspiradoras, são cada vez mais os filmes baseados em factos verídicos que retratam grandes feitos da indústria musical.
Da música clássica ao rock, do hip-hop ao punk, há histórias inspiradoras sobre artistas de todos os géneros musicais. Alguns, inclusive, conquistaram prémios na sétima arte, como foi o caso do mais recente Bohemian Rhapsody, sobre a vida de Freddy Mercury e os Queen, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2018, e do Golden Globe de Melhor Filme de Drama.
Mas antes deste feito, já Amadeus, um filme biográfico sobre o grande artista de música clássica, Amadeus Mozart, venceu 8 Óscares da Academia, em 1985. La vie en rose, de 2007, com Marion Cotillard como Édith Piaf, venceu 2 Óscares, e Walk the Line o Óscar de Melhor Atriz pela performance de Reese Witherspoon, entre outros.
Do filme com menos cotação no IMDB, um site de referência no universo do cinema, ao que arrecadou a melhor pontuação, estas são as biopics sobre os artistas musicais que não deve deixar de ver.
16 filmes biográficos sobre grandes artistas musicais
As Runaways (2010) – 6.5 no IMDB
O filme, adaptado do livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway, escrito pela vocalista Cherie Currie, conta a história da banda The Runaways. Kristen Stewart e Dakota Fanning vestem a pele de Joan Jett e Cherie, respetivamente, a dupla da banda rock dos anos 70 responsável pelo grande hit da década, Cherry Bomb.
Judy (2019) – 6.6 no IMDB
Renée Zellweger é Judy Garland, um grande nome da Era dourada de Hollywood, no filme que mostra os últimos meses de vida da atriz e cantora. Da conquista do estrelato com o filme O Feiticeiro de Oz à queda de uma estrela, quando em 1968, com vários concertos esgotados na capital britânica, Judy sucumbe aos vícios do álcool e das drogas.
Notorious B.I.G. (2009) – 6.7 no IMDB
Um filme que retrata a vida e morte do rapper Christopher Wallace, mais conhecido como Biggie Smalls ou Notorious B.I.G., assassinado aos 24 anos de idade à saída de uma discoteca em Los Angeles. Considerado o melhor rapper de todos os tempos pela revista Billboard, o seu homicídio continua, até hoje, sem um culpado.
Selena (1997) – 6.7 no IMDB
O filme, protagonizado por Jennifer Lopez, conta a verdadeira história de Selena Quintanilla, um ícone da música latina que foi assassinada à mão armada pela presidente do seu próprio clube fãs.
I’m Not There – Não Estou Aí (2007) – 6.9 no IMDB
São seis performances únicas, todas para a mesma persona. Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger, Ben Whishaw, Richard Gere e Marcus Carl Franklin são Bob Dylan, a eterna lenda da música folk, vencedor de um Prémio Nobel da Literatura em 2016. Realizado por Todd Haynes, o enigmático filme procura mostrar Dylan em diferentes fases da vida e da sua carreira.
Elvis (1979) – 7.0 no IMDB
Como Kurt Russell como Elvis Presley, este filme feito para o pequeno ecrã acabou por se tornar num dos melhores sobre a vida e obra do artista norte-americano, também conhecido como Rei do Rock.
Sid e Nancy (1986) – 7.0 no IMDB
Conhecidos como ‘Bonnie e Clyde’ ou ‘Romeu e Julieta’ do punk, o filme é um retrato cru da relação entre Sid Vicious, baixista da banda punk britânica Sex Pistols e Nancy Spungen, a sua namorada. O casal é protagonizado por Gary Oldman e Chloe Webb, num filme criado à imagem do lema “sexo, drogas e rock’n’roll”.
8 mile (2002) – 7.1 no IMDB
Embora não possa ser bem considerada uma biopic, uma vez que Eminem conta a sua própria história sob o nome Jimmy ‘B-Rabbit’ Smith, o filme mostra a luta do rapper para vingar num mundo do hip-hop dominado pela comunidade afro-americana.
The Doors: O Mito de Uma Geração (1991) – 7.2 no IMDB
Com um título um tanto ao quanto enganador, o filme relata a história de Jim Morrison, o vocalista da banda The Doors, desde os seus dias como estudante de cinema e ascensão da banda na indústria musical até culminar na sua fatídica morte aos 27 anos de idade.
Rocketman (2019) – 7.4 no IMDB
Taron Egerton é Elton John no mais recente sucesso biográfico sobre um grande artista musical desta geração. Elogiado pela critica e um sucesso de bilheteiras, Rocketman conta a história de vida do músico, desde os primeiros passos na indústria até à parceria musical com Bernie Taupin, tudo ao som de grandes sucessos de John, como Crocodile Rock, Your Song e Don’t Go Breaking My Heart, entre outras.
La vie en rose (2007) – 7.6 no IMDB
Marion Cotillard é Édith Piaf no filme que conta a história da cantora, descoberta a cantar na rua aos 19 anos de idade. Das tragédias que assolaram a sua vida até ao sucesso internacional, a excecional performance de Marion valeu-lhe uma distinção da Academia.
Control (2007) – 7.7 no IMDB
Um retrato intenso sobre a vida e morte de Ian Curtis, o vocalista da banda de culto Joy Division. Dos problemas pessoais, profissionais e amorosos, o génio musical interpretado por Sam Riley cometeu suicídio aos 23 anos de idade.
Ray (2004) – 7.7 no IMDB
A inspiradora vida de Ray Charles, um ícone do R&B, foi o mote para o filme protagonizado por Jaime Foxx. A biopic dá a conhecer a história de Ray – de criança cega a menino prodígio do blues, e hoje um dos mais conhecidos artistas de blues em todo o mundo.
Walk the Line (2005) – 7.8 no IMDB
Joaquin Phoenix dá a vida a Johnny Cash que, ao lado de Reese Witherspoon como June Carter, é protagonista de um dos grandes êxitos cinematográficos de 2005. A biopic destaca não só a sua carreira musical como o romance que viveu com June, e ainda a luta que o artista travou com o álcool e drogas.
Bohemian Rhapsody (2018) – 8.0 no IMDB
Foi um dos maiores sucessos de bilheteiras de 2018, e vencedor de 4 Óscares da Academia. Com Rami Malek como Freddy Mercury, o filme biográfico conta a história do artista e da sua banda Queen, desde a formação até à grandiosa performance no concerto Live Aid, em 1985.
Amadeus (1984) – 8.3 no IMDB
A vida do compositor clássico Wolfgang Amadeus Mozart resultou numa das biopics mais aclamadas de sempre, e das mais elogiadas pela critica especializada. Nomeado para 53 prémios distintos, Amadeus arrecadou 40, incluindo 8 Óscares da Academia. O filme retrata o sucesso e a ascensão de Mozart, o conflito e competição com Antonio Salieri, terminando na sua morte.