Grávida de oito meses, Inês Pereira, designer da Saber Viver, estava em casa à procura de algo para distrair-se. Decidiu apostar em filmes de comédia. Escolheu Blended, um filme que começa com um desastroso encontro às cegas. A meio já não conseguia parar de rir. No fim, até ficou com algumas dores de barriga. Mas, calma, a criança só nasceu três semanas depois.
Esta é apenas uma das nossas memórias cinematográficas mais felizes. Mas há outras, muitas mais. É que todos sabemos que um bom filme é capaz de nos transportar para outro mundo e quando mete comédia à mistura as gargalhadas são capazes até de importunar aquele vizinho chato do lado.
10 filmes de comédia que nos alegram a vida
1. A Ressaca (The Hangover)
É difícil escolhermos apenas um dos filmes (são os três de chorar a rir), por isso optámos pelo trailer do primeiro. Doug e três amigos vão até Las Vegas para uma despedida de solteiro que nunca mais vão esquecer. Depois de uma noite louca, os três padrinhos acordam sem dentes, numa casa com um tigre e um bebé de seis meses. Onde andará Doug? É melhor ver (ou rever) para descobrir!
2. O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones Diary)
It’s Raining Men, de Geri Halliwell é uma música presente neste filme cuja protagonista (Renée Zellweger) decide como resolução de Ano Novo começar a escrever num diário. Cada texto começa sempre com o número de cigarros e álcool que consumiu no dia anterior, bem como o peso e as calorias que ingeriu. O testemunho termina com as situações mirabolantes que lhe aconteceram durante o dia. Agora, em 2016, Bridget Jones trocou o diário por um bebé e eis o novo filme: O Bebé de Bridget Jones.
3. Que Mal Fiz Eu a Deus? (Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu?)
Esta comédia francesa de 2014 mostra um casal francês tradicional e católico com quatro filhas. O seu maior desejo é que as suas filhas casem com homens com os mesmos parâmetros. Para seu azar as três primeiras a casar escolhem estrangeiros, todos com religiões diferentes. Quando Laure, a solteira, decide casar e diz que o noivo é católico, os pais ficam delirantes. Até que conhecem Charles, que é africano. A partir daí todos os esforços são feitos para que o casamento não se realize – até o pai de Charles ajuda!
4. Bem-vindo ao Norte (Bienvenue chez les Ch’tis)
Philippe Abrams é administrador dos correios. A sua mulher encontra-se muito deprimida porque quer ir viver para a costa francesa onde há muito sol. Para satisfazer o desejo da mulher, Philippe faz algumas trafulhices na empresa, que lhe dão consequências negativas, pois é obrigado a ir três anos para Nord Pas de Calais, uma das regiões mais industriais e frias do seu país. Depois de um período de adaptação, Philippe começa a apreciar a comida local e até aprende o dialeto difícil.
5. Dois Dias em Paris (Two Days in Paris)
Marion (Julie Delpy) e Adam Goldberg (Jack) são namorados e já viram a relação ter melhores dias. Depois de uma viagem falhada a Veneza, o casal, que vive em Nova Iorque, decide ir passar dois dias a Paris. Acontece que nem tudo corre bem: os pais de Marion são intrusivos e nem sequer falam inglês (são franceses), Marion encontra vários ex-namorados e Adam queixa-se que os preservativos em Paris são demasiado pequenos. Será que a relação vai sobreviver?
6. Dois Dias em Nova Iorque (Two Days in New York)
Este filme de comédia vem no seguimento do anterior, Dois Dias em Paris. Passaram seis anos e Marion tem outro namorado, Mingus. Os dois vivem felizes em Nova Iorque com os filhos de relações anteriores. O pior acontece com a chegada da família de Marion à cidade. Como irão tratar Mingus? É ver para crer e… rir muito!
7. Juntos e Misturados (Blended)
Lauren (Drew Barrymore) separou-se do marido depois de ser traída e Jim (Adam Sandler) é viúvo. Têm um encontro às cegas que corre tão mal que a última coisa que querem é voltar a ver-se. Até que surge uma viagem a África que Jen, a sócia de Lauren, tem de recusar e é ela que vai no seu lugar com os filhos. Quando chega encontra Jim, que também vai com as três filhas no lugar do chefe. Será que a viagem também será desastrosa?
8. Super Confidencial (Top Secret)
Um dos filmes de comédia mais antigos que vimos, do ano 1984. Conta a história de Nick Rivers, um roqueiro americano que participa num festival na Alemanha Ocidental. O que Nick não esperava é que o festival fosse uma farsa e apenas uma maneira de acontecer um ataque a submarinos. Sem saber, o roqueiro tem de entrar na guerra para ajudar Hillary Flammond (por quem se apaixonou) a encontrar o seu pai antes que ele consiga criar a definitiva super-arma Mina Polaris.
9. A Vida de Brian (Life of Brian)
É um filme dos Monty Python, realizado em 1979 por Terry Jones, membro do grupo. Uma sátira sobre a visão de Hollywood em relação aos temas religiosos. Passado em 33 d.C., A Vida de Brian conta a história de um candidato a Messias, que se envolve em muitas histórias cómicas que o tornam popular.
10. Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy)
Mais um dos filmes de comédia antigos, este de 1980. Começa com um piloto a lançar uma garrafa de Coca-Cola para o meio de uma tribo. Inicialmente, pensam que a garrafa é um presente dos deuses e os conflitos surgem, pois só há um objeto para dividir. Assim, decide-se que a garrafa deve ser mandada para fora do planeta. Xi oferece-se para cumprir a missão e durante a sua viagem encontra membros da civilização ocidental pela primeira vez. O filme apresenta uma visão diferente da civilização vista por Xi.
Já viu estes vídeos de comédia? Qual gostou mais? Veja ainda as nossas sugestões com tudo o que precisa para ter um cinema em casa.