Cultura

16 filmes de guerra para ver ou rever

Dos clássicos aos mais recentes, nos 16 filmes de guerra que lhe sugerimos não faltam heróis e vilões, mas também histórias de amor, amizade e de superação vividas em conflitos que marcaram a História

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
16 filmes de guerra para ver ou rever 16 filmes de guerra para ver ou rever
© D.R.
Rita Caetano
Escrito por
Fev. 18, 2021

Da Lista de Schindler ao Apocalypse Now, do Rapaz do Pijama às Riscas ao Jojo Rabbit, de 1917 ao Hotel Ruanda, dos Sacanas sem Lei a Roma, a Cidade Aberta, muitos são os filmes de guerra que também são autênticas lições de história entre batalhas, operações secretas e muita estratégia.

Neles vai encontrar, histórias violentas e cruéis, mas também exemplos de que o amor e a amizade podem prosperar mesmo no meio do caos.

Filmes de guerra a ver

  • A Lista de Schindler

    A Lista de Schindler

    Em 1994, A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, arrebatou setes Óscares dos 12 para os quais foi nomeado, entre os quais os de melhor realizador, melhor filme e melhor argumento adaptado.

    Nele, é contada a história de Oskar Schindler, interpretado por Liam Neeson, um empresário alemão que olha para a II Guerra Mundial como uma oportunidade para enriquecer. Para isso conta com o trabalho escravo de judeus no Gueto de Cracóvia que fabricam as munições que Schindler vende a baixo custo. O guarda-livros do empresário (Ben Kingsley) cedo percebe que manter o funcionamento da fábrica é a única forma de salvar os trabalhadores e o próprio empresário também se apercebe disso.

    1 / 16

  • Apocalypse Now

    Apocalypse Now

    A carreira de Francis Ford Coppola ficou marcado por este filme que nos remete para a Guerra do Vietname. As filmagens nas Filipinas pensadas para seis meses, prolongaram-se por dois anos devido a um sem número de peripécias.

    Apocalypse Now, com Martin Sheen, Marlon Brando e Robert Duvall nos principais papéis é um filme que mostra a brutalidade americana por terras vietnamitas e as consequências psicológicas de tais atos nos soldados. O capitão Benjamin Willard é incumbido pela CIA de eliminar Kurtz um antigo coronel do exército americano que se refugiou na selva. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

    2 / 16

  • O Resgate do Soldado Ryan

    O Resgate do Soldado Ryan

    O filme de Steven Spielberg com Matt Damon, Tom Hanks e Tom Sizemore, narra a perigosa e desafiante missão do o capitão John Miller que tem de resgatar o soldado James Ryan, o único sobrevivente de quatro irmãos.

    A perigosidade da missão faz com que os soldados comecem a questionar o capitão. O Resgate do Soldado Ryan retrata como nenhum outro filme os desembarques na Normandia, em França, um momento marcante da II Guerra Mundial.

    3 / 16

  • 1917

    1917

    Mil e seiscentos militares do segundo batalhão do Regimento Devonshire poderão ser salvos em plena I Guerra Mundial caso Schofield e Blake, dois jovens soldados britânicos, consigam entrar em território inimigo e entregar uma mensagem em mãos para que o ataque às forças alemãs seja cancelado. A explicação é simples, os alemães sabem do ataque e prepararam uma emboscada.

    O realizador Sam Mendes com 1917 narrou a história contada pelo seu avô. Andrew Scott, Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Richard Madden e Colin Firth são alguns dos atores deste filme, que venceu o Globo de Ouro para Melhor Drama e Realizador.

    4 / 16

  • O Rapaz do Pijama às Riscas

    O Rapaz do Pijama às Riscas

    Em plena II Guerra Mundial, Bruno, filho de um agente nazi, começa a explorar zona onde vive por não ter ninguém com quem brincar e acaba por encontrar um menino que veste um pijama às riscas e vive do outro lado da vedação com arame farpado, o campo de concentração de Auschwitz.

    A amizade vai crescendo incrementada pela inocência dos dois que não percebem os horrores que ali se perpetuam. O Rapaz do Pijama às Riscas é um filme de Mark Herman com Asa Butterfield, Zac Mattoon O’Brien e Domonkos Németh.

    5 / 16

  • O Pianista

    O Pianista

    Neste filme, Adrien Brody é Wladyslaw Szpilman, um brilhante pianista judeu polaco que conseguiu sobreviver ao Holocausto nazi, refugiando-se nas ruínas de Varsóvia.

    Foram muitos os sobressaltos pelos quais passou e há momentos em que se duvida da sua sobrevivência. O filme de Roman Polanski baseia-se nas memórias que o próprio Szpilman escreveu no pós-guerra. O Pianista venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2002.

    6 / 16

  • A Ponte do Rio Kway

    A Ponte do Rio Kway

    Soldados britânicos prisioneiros dos japoneses são por estes obrigados a construir uma ponte sobre o rio Kwai, na Birmânia (atual Myanmar), mas os seus oficiais recusam-se a participar.

    O coronel Nicholson é, por isso, torturado, mas suporta tal violência e, apesar da vitória moral, depois opta por comandar a construção da ponte, obrigando os seus homens a um esforço desumano. A Ponte do Rio Kway, de David Lean, estreou em 1957 e continua a ser considerado um dos mais célebres filmes de guerra, tendo conquistado seis Óscares. Alec Guinness, Jack Hawkins, Sessue Hayakawa e William Holden são os atores que protagonizam o filme.

    7 / 16

  • Platoon - Os Bravos do Pelotão

    Platoon - Os Bravos do Pelotão

    Partindo da sua própria experiência na Guerra do Vietname, Oliver Stone realizou um dos filmes que melhor retrata a Guerra do Vietname.

    Em Platoon – Os Bravos do Pelotão percebe-se que o medo sentido pelos dos soldados americanos servia de força motora numa guerra que todos desejavam que acabasse o mais rapidamente possível. O bem e o mal são aqui personificados por dois sargentos do pelotão: Barnes (Tom Berenger) e Elias (Willem Dafoe) e no meio de ambos está Chris (Charlie Sheen).

    8 / 16

  • Hotel Ruanda

    Hotel Ruanda

    Ruanda foi palco de um dos grandes genocídios da História, da qual resultaram um número de mortes incerto, mas que está entre os 800 mil e um milhão de pessoas da etnia tutsi ou hutus moderados.

    O filme de Terry George conta a história de Paul Rusesabagina, o gerente do Hotel Ruanda, que salvou milhares de pessoas ao escondê-las, que deu nome ao filme. Don Cheadle, Nick Nolte, Sophie Okonedo, Joaquin Phoenix.

    9 / 16

  • Cartas de Iwo Jima

    Cartas de Iwo Jima

    Com o filme Carta de Iwo Jima, Clint Eastwood quis retratar o lado dos soldados japoneses na batalha de Iwo JIma. Através de uma série de cartas que são recuperadas conhecemos o batalhão liderados pelo general Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), que conhecia bem os Estados Unidos da América e que dificultou uma derrota certa dos nipónicos.

    Em Iwo Jima, morreram quase sete mil soldados americanos e mais de 20 mil japoneses. Anteriormente, o realizador tinha contado a versão norte-americana no filme As Bandeiras dos Nossos Pais.

    10 / 16

  • Sacanas Sem Lei

    Sacanas Sem Lei

    Este filme reúne um elenco de luxo composto por Brad Pitt, Diane Kruger, Daniel Bruhl, Mike Meyers, Michael Fassbender, Mélanie Laurent, Eli Roth, Christoph Waltz.

    A ideia para Sacanas Sem Lei nasce do filme italiano de 1978 Quel Maledetto Treno Blindato. Quentin Tarantino mostra-nos a destemida luta do tenente Aldo Raine para espalhar o terror entre os nazis e a vontade de vingança de Shosanna, uma rapariga judia sobrevivente ao massacre da sua família, que gere um cinema parisiense, onde Hitler irá estar presente aquando da estreia de O Orgulho da Nação, um filme de propaganda nazi.

    11 / 16

  • Roma, Cidade Aberta

    Roma, Cidade Aberta

    Com este filme narrado como se um documentário se tratasse, Roberto Rossellini marcou o início do neorrealismo no cinema italiano.

    Em Roma, Cidade Aberta, assistimos à fuga de Giorgio Manfredi, líder da Resistência italiana, por ser procurado pela Gestapo. O padre Don Pietro Pellegrin e a noiva do seu melhor amigo Pina – a brilhante Anna Magnani – vão ajudá-lo nessa tarefa. Curiosamente, o filme foi feito em segredo em Roma, em plena II Guerra Mundial, em cenários reais e com verdadeiros membros da resistência transalpina a fazerem de atores. Recebeu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 1946.

    12 / 16

  • A Barreira Invisível

    A Barreira Invisível

    Terrence Malick mostra neste filme os traumas que a II Guerra Mundial deixou nos militares americanos e nos japoneses.

    A Barreira Invisível transporta-nos para Guadalcanal, uma ilha do Pacífico, onde decorreram uma série de batalhas entre os dois países. A Barreira Invisível ganhou o Urso de Ouro de Berlim e conta com George Clooney, Nick Nolte, Sean Penn, Adrien Brody, Ben Chaplin e John Cusack nos principais papéis.

    13 / 16

  • Estado de Guerra

    Estado de Guerra

    Este filme de Kathryn Bigelow vencedor de seis Óscares, entre os quais de Melhor Filme, Realizador e Argumento Original, leva-nos até à Guerra no Iraque e ao seio de uma unidade de elite do Exército norte-americano que desmantela bombas em Bagdad. Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce e Ralph Fiennes são alguns dos atores de Estado de Guerra.

    14 / 16

  • Jojo Rabbit

    Jojo Rabbit

    Jojo com 10 anos tem como ídolo (e amigo imaginário) Adolf Hitler e o seu grande objetivo é tornar-se membro da Juventude Hitleriana. Mas quando conhece uma rapariga judia que a mãe esconde no sótão, a repulsa inicial transforma-se e coloca em causa as suas crenças.

    Jojo Rabbit é um filme de guerra que também é uma comédia de Taika Waititi com Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson, Taika Waititi e Sam Rockwell.

    15 / 16

  • Beast of No Nation

    Beast of No Nation

    Este filme da Netflix realizado por Cary Fukunaga é baseado no romance homónimo de Uzodinma Iweala, mostra-nos a realidade dos soldados-crianças, neste caso num país de África Ocidental dilacerado pela guerra.

    Beast of No Nation conta a história de Agu (Abraham Attah), um menino que fica sem família e começa a ser treinado para ser uma máquina de guerra por um cruel comandante (Idris Elba), que abusa sexualmente dos menores que tem a seu cargo.

    16 / 16

Últimos