Embora estes filmes não sejam histórias reais, são, muitas vezes, baseados em factos verídicos. Dessa forma, é muito fácil sentirmo-nos próximas de certas personagens, compararmos algum momento da nossa vida com um acontecido num filme.
Quando estamos no nosso sofá a assistir a uma obra cinematográfica cuja protagonista é uma mulher, muitas vezes essa figura transforma-se numa fonte de inspiração por vários motivos. Exemplos de perseverança, genuinidade e coragem são aqueles que mais nos tocam.
Foi a pensar nesses filmes para mulheres, com grandes mulheres, que resolvemos escrever este artigo. A seguir, tome nota das obras que tem de ver, pelo menos, uma vez na vida. Depois, diga-nos quais mais gostou.
6 Filmes para mulheres, sobre grandes mulheres!
1. As Sufragistas
Uma lição de uma história muito recente que lembra a luta que as mulheres tiveram de travar para conseguir um direito que era apenas do sexo masculino: votar. O filme passa-se no início do século XX. Um grupo de mulheres da classe operária juntam as suas vozes à de Emmeline Pankhurst, uma mulher à frente do seu tempo que há muito lutava pelos direitos das mulheres, e desafiam o Estado.
2. Pretty Woman
Todas sonhamos encontrar um príncipe encantado. Quem é não se lembra da dupla Richard Gere e Julia Roberts? Gere é um magnata que pede ajuda a uma prostituta (Roberts) que trabalha em Hollywood Boulevard e contrata-a durante uma semana. Durante esse tempo a prostituta torna-se numa linda mulher para poder acompanhá-lo. Eis que o mais provável acontece: acabam por se apaixonar.
3. As Serviçais
Este filme é um drama sobre o preconceito, o racismo, a amizade e a necessidade de mudança. O filme passa-se no Mississípi, EUA, na década de 60 e as histórias destas mulheres são contadas na primeira pessoa. Baseado num best-seller de sucesso mundial é um filme obrigatório!
4. Frida
Enorme exemplo de genuinidade e de aceitação das diferenças. Mostra a vida de Frida Khalo, um dos principais nomes da história artística do México, desde o nascimento até à sua morte. O filme retrata o casamento aberto com Diego Riviera e o caso controverso com o político Leon Trostky e com várias mulheres.
5. Dirty Dancing
É um filme de 1987 que nos faz sonhar com boa parte da nossa adolescência. Baby (Jennifer Grey) está a passar férias com a família quando conhece Johnny Castle (Patrick Swayze), um instrutor de dança, e se apaixona por ele. Quando a parceira de dança de Johnny engravida, Baby oferece-se para dançar com ele, mas o seu pai depressa desaprova. Vai ficar com vontade de aprender a dançar!
6. Elizabeth
É um exemplo de liderança e coragem num mundo e época dominados por homens (nas esferas política, militar e social). O filme passa-se em 1554, em Inglaterra. Mary Tudor está no poder, é católica e tem um tumor maligno. A sua meia-irmã, Elizabeth, está na linha de sucessão e é protestante. Antes de morrer, Mary pede à irmã que continue o reinado, mas mantendo o catolicismo. Elizabeth acede e herda um país falido e sem exército. Como será que consegue levantar o império?
Já viu algum destes filmes para mulheres? Sugerimos-lhe ainda que veja estes filmes de comédia.