Num ano atípico, a award season sofreu também ela algumas alterações. Contudo, a indústria cinematográfica não para e, porque a grande noite dos Óscares acontece já no dia 26 de abril, reunimos 10 filmes nomeados que vai querer ver até lá.
Depois de um ano em que as salas de cinema estiveram praticamente vazias, e em que muitas das estreias foram adiadas – como foi o caso do clássico 007 – Sem Tempo para Morrer – ou lançaram-se nos diversos serviços de streaming, como Netflix, HBO, Amazon Prime entre outros, eis que chega a aguardada award season, que destaca os melhores dos melhores filmes.
Mas nem tudo são más notícias, pois num ano tão diferente, também a diversidades está na ordem do dia, pelo menos nas nomeações. Ora veja:
Pela primeira vez, há duas mulheres na corrida ao Óscar de Melhor Realização, Chloé Zhao e Emerald Fennell;
Judas and the Black Messiah, candidato a Melhor Filme, fez história por ser o primeiro filme com uma equipa de produção inteiramente negra;
Riz Ahmed, protagonista de Sound of Metal, é o primeiro muçulmano nomeado para a categoria de Melhor Ator, assim como Steven Yeun, estrela do filme Minari, o primeiro norte-americano de origem coreana;
Por fim, e segundo a Entertainment Weekly, Anthony Hopkins é, aos 83 anos, o ator mais velho nomeado para a categoria de Melhor Ator, pela sua prestação em O Pai.
Saiba ainda que Mank, de David Fincher, é o filme mais nomeado desta edição, com 10 nomeações. Logo a seguir está Nomadland, com seis.
Percorra a lista com os filmes que não pode deixar de ver.
10 filmes para ver antes da award season
O Pai (2020)
O Pai (2020)
Um filme intenso e extremamente tocante sobre Anthony (Anthony Hopkins), um homem de 81 anos que mora sozinho e que recusa a ajuda das enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman) sugere para o auxiliar. A história aborda a velhice de Anthony e do dilema doloroso da filha, que não sabe o que fazer com o pai. IMDb: 8,2/10.
1 / 10
Sound of Metal (2019)
Sound of Metal (2019)
O enredo gira em torno de Ruben (Riz Ahmed), um baterista de heavy-metal que de repente perde a audição e a sua vida muda drasticamente. Na forma como retrata a história, o realizador Darius Marder optou por se focar mais no processo de aprendizagem do acontecimento, e não tanto na tragédia em si. IMDb: 7,8/10.
2 / 10
Uma Miúda com Potencial (2020)
Uma Miúda com Potencial (2020)
“A vingança é um prato que se serve frio”, sempre ouvimos dizer, e em Uma Miúda com Potencial, Cassie (Carey Mulligan) faz jus ao ditado. Traumatizada por acontecimentos trágicos do passado, a protagonista vive uma vida dupla com o objetivo de se vingar de todos os que se cruzaram com ela. Da realizadora Emerald Fennell (também de Killing Eve), esta é uma história que cativa do inicio ao fim. IMDb: 7,5/10.
3 / 10
Minari (2020)
Minari (2020)
Em busca do sonho americano, Minari conta a história de uma família coreana-americana que se muda para uma pequena quinta no Arkansas. Este é um filme que mostra a resiliência da família e como se constrói um lar do zero. IMDb: 7,7/10.
4 / 10
Judas and the Black Messiah (2021)
Judas and the Black Messiah (2021)
Essencialmente, Judas and the Black Messiah é um drama sobre o assassinato de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), o jovem de apenas 21 anos e líder do Partido dos Panteras Negras. O desfecho é conhecido, mas há outras nuances a descobrir sobre este homicídio levado a cabo pelo infiltrado do FBI no partido, William O’Neal (LaKeith Stanfield). IMDb: 7,6/10.
5 / 10
Mank (2020)
Mank (2020)
Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) é um argumentista alcoólico que está prestes a terminar a sua obra mais aclamada: Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés, de Orson Welles. A preto e branco, este é o mais recente sucesso de David Fincher e conta com 10 indicações aos Óscares. IMDb: 7,0/10.
6 / 10
Nomadland - Sobreviver na América (2020)
Nomadland - Sobreviver na América (2020)
Da realizadora Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América tem como protagonista Fern (Frances McDormand), uma mulher que depois de perder tudo devido à Grande Recessão embarca numa viagem pelo oeste americano, tornando-se uma nómada moderna que explora uma vida fora da sociedade convencional. IMDb: 7,6/10.
7 / 10
Os 7 de Chicago (2020)
Os 7 de Chicago (2020)
Foi um dos julgamentos mais conhecidos da história e teve como protagonistas os organizadores do que se esperava ser um protesto pacífico na Convenção Nacional Democrata de 1968. O desfecho, como deve imaginar, foi outro, e terminou com um confronto violento entre os manifestantes e a polícia. Os arguidos (Eddie Redmayne, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, entre outros) acabaram acusados de conspiração para incitar um motim. IMDb: 7,8/10.
8 / 10
Soul - Uma Aventura com Alma (2020)
Soul - Uma Aventura com Alma (2020)
A questão que impera é: o que faz de ti, tu? Soul é uma viagem que procura encontrar resposta para esta questão existencialista. Um dos mais aclamados filmes de animação dos últimos tempos, retrata a história de Joe Gardner, um pianista de jazz de Nova Iorque, preso entre o planeta Terra e o além. IMDb: 8,1/10.
9 / 10
Ma Rainey’s Black Bottom
Ma Rainey’s Black Bottom
Durante uma sessão no estúdio, a tensão aumenta entre Ma Rainey (Viola Davis) e um dos seus músicos, Levee (Chadwick Boseman). Baseada na obra de August Wilson, vencedora de um Pulitzer, o enredo mostra o manager, um homem branco, a tentar controlar a incontrolável “Mães dos Blues“. IMDb: 7,1/10.