Cultura

10 filmes nomeados para ver antes da award season

Num ano atípico, a award season sofreu também ela algumas alterações. Contudo, a indústria cinematográfica não para e, porque a grande noite dos Óscares acontece já no dia 26 de abril, reunimos 10 filmes nomeados que vai querer ver até lá.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
10 filmes nomeados para ver antes da award season 10 filmes nomeados para ver antes da award season
© D.R.
Ana Carvas
Escrito por
Mar. 26, 2021

Depois de um ano em que as salas de cinema estiveram praticamente vazias, e em que muitas das estreias foram adiadas – como foi o caso do clássico 007 – Sem Tempo para Morrer – ou lançaram-se nos diversos serviços de streaming, como Netflix, HBO, Amazon Prime entre outros, eis que chega a aguardada award season, que destaca os melhores dos melhores filmes.

Mas nem tudo são más notícias, pois num ano tão diferente, também a diversidades está na ordem do dia, pelo menos nas nomeações. Ora veja:

  • Pela primeira vez, há duas mulheres na corrida ao Óscar de Melhor Realização, Chloé Zhao e Emerald Fennell;
  • Judas and the Black Messiah, candidato a Melhor Filme, fez história por ser o primeiro filme com uma equipa de produção inteiramente negra;
  • Riz Ahmed, protagonista de Sound of Metal, é o primeiro muçulmano nomeado para a categoria de Melhor Ator, assim como Steven Yeun, estrela do filme Minari, o primeiro norte-americano de origem coreana;
  • Por fim, e segundo a Entertainment Weekly, Anthony Hopkins é, aos 83 anos, o ator mais velho nomeado para a categoria de Melhor Ator, pela sua prestação em O Pai.

Saiba ainda que Mank, de David Fincher, é o filme mais nomeado desta edição, com 10 nomeações. Logo a seguir está Nomadland, com seis.

Percorra a lista com os filmes que não pode deixar de ver.

10 filmes para ver antes da award season

  • O Pai (2020)

    O Pai (2020)

    Um filme intenso e extremamente tocante sobre Anthony (Anthony Hopkins), um homem de 81 anos que mora sozinho e que recusa a ajuda das enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman) sugere para o auxiliar. A história aborda a velhice de Anthony e do dilema doloroso da filha, que não sabe o que fazer com o pai. IMDb: 8,2/10.

    1 / 10

  • Sound of Metal (2019)

    Sound of Metal (2019)

    O enredo gira em torno de Ruben (Riz Ahmed), um baterista de heavy-metal que de repente perde a audição e a sua vida muda drasticamente. Na forma como retrata a história, o realizador Darius Marder optou por se focar mais no processo de aprendizagem do acontecimento, e não tanto na tragédia em si. IMDb: 7,8/10.

    2 / 10

  • Uma Miúda com Potencial (2020)

    Uma Miúda com Potencial (2020)

    “A vingança é um prato que se serve frio”, sempre ouvimos dizer, e em Uma Miúda com Potencial, Cassie (Carey Mulligan) faz jus ao ditado. Traumatizada por acontecimentos trágicos do passado, a protagonista vive uma vida dupla com o objetivo de se vingar de todos os que se cruzaram com ela. Da realizadora Emerald Fennell (também de Killing Eve), esta é uma história que cativa do inicio ao fim. IMDb: 7,5/10.

    3 / 10

  • Minari (2020)

    Minari (2020)

    Em busca do sonho americano, Minari conta a história de uma família coreana-americana que se muda para uma pequena quinta no Arkansas. Este é um filme que mostra a resiliência da família e como se constrói um lar do zero. IMDb: 7,7/10.

    4 / 10

  • Judas and the Black Messiah (2021)

    Judas and the Black Messiah (2021)

    Essencialmente, Judas and the Black Messiah é um drama sobre o assassinato de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), o jovem de apenas 21 anos e líder do Partido dos Panteras Negras. O desfecho é conhecido, mas há outras nuances a descobrir sobre este homicídio levado a cabo pelo infiltrado do FBI no partido, William O’Neal (LaKeith Stanfield). IMDb: 7,6/10.

    5 / 10

  • Mank (2020)

    Mank (2020)

    Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman) é um argumentista alcoólico que está prestes a terminar a sua obra mais aclamada: Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés, de Orson Welles. A preto e branco, este é o mais recente sucesso de David Fincher e conta com 10 indicações aos Óscares. IMDb: 7,0/10.

    6 / 10

  • Nomadland - Sobreviver na América (2020)

    Nomadland - Sobreviver na América (2020)

    Da realizadora Chloé Zhao, Nomadland – Sobreviver na América tem como protagonista Fern (Frances McDormand), uma mulher que depois de perder tudo devido à Grande Recessão embarca numa viagem pelo oeste americano, tornando-se uma nómada moderna que explora uma vida fora da sociedade convencional. IMDb: 7,6/10.

    7 / 10

  • Os 7 de Chicago (2020)

    Os 7 de Chicago (2020)

    Foi um dos julgamentos mais conhecidos da história e teve como protagonistas os organizadores do que se esperava ser um protesto pacífico na Convenção Nacional Democrata de 1968. O desfecho, como deve imaginar, foi outro, e terminou com um confronto violento entre os manifestantes e a polícia. Os arguidos (Eddie Redmayne, Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong, entre outros) acabaram acusados de conspiração para incitar um motim. IMDb: 7,8/10.

    8 / 10

  • Soul - Uma Aventura com Alma (2020)

    Soul - Uma Aventura com Alma (2020)

    A questão que impera é: o que faz de ti, tu? Soul é uma viagem que procura encontrar resposta para esta questão existencialista. Um dos mais aclamados filmes de animação dos últimos tempos, retrata a história de Joe Gardner, um pianista de jazz de Nova Iorque, preso entre o planeta Terra e o além. IMDb: 8,1/10.

    9 / 10

  • Ma Rainey’s Black Bottom

    Ma Rainey’s Black Bottom

    Durante uma sessão no estúdio, a tensão aumenta entre Ma Rainey (Viola Davis) e um dos seus músicos, Levee (Chadwick Boseman). Baseada na obra de August Wilson, vencedora de um Pulitzer, o enredo mostra o manager, um homem branco, a tentar controlar a incontrolável “Mães dos Blues“. IMDb: 7,1/10.

    10 / 10

Últimos