Steve Spielberg, Quentin Tarantino ou Martin Scorcese são realizadores cujos nomes provavelmente sempre ouviu falar. Todos têm algo em comum: para além de um repertório cinematográfico de sucesso, são todos homens.
O mundo do cinema, especialmente por detrás das câmaras, tem sido maioritariamente orquestrado pelas mãos masculinas da indústria. No entanto, trazemos-lhe uma lista de realizadoras (sim, no feminino) que se tornaram exceções, na tentativa de contrariar a norma e, assim, transformarem-se na regra.
Falamos de Kathryn Bigelow, por exemplo, que foi a primeira mulher a receber o Óscar na categoria de Melhor Realizador com o filme Hurt Locker, em 2010. Uma vez que a primeira cerimónia dos Óscares aconteceu em 1929, foram necessários 81 anos até podermos ver uma figura feminina envergar o tão desejado troféu.
A segunda vitória para uma mulher acontece apenas 11 anos depois, com a obra Nomadland, realizado por Chloé Zao. Um ano depois, é Jane Campion a vencer o Óscar pelo seu aclamado filme The Power of The Dog.
Feitas as contas, na história dos mais cobiçados prémios da Academia, apenas três mulheres levaram o prémio. Será que se esperam tempos de mudança?
Apesar do reconhecimento crescente das mulheres, esta área em específico é ainda fortemente dominada pelo sexo masculino. Sabia que clássicos como The Matrix ou American Psycho, por exemplo, nasceram de mentes femininas?
Veja aqui dez filmes com carimbo feminino.
10 filmes realizados por mulheres
-
Nomadland
Nomadland
Nomadland é uma criação de Chloe Zao, que conta já com uma lista de filmes de sucesso. A obra conta a história de Fern, uma mulher que perde tudo durante o período da Grande Recessão, nos Estados Unidos. Sem emprego, e sem marido, decide vender a maioria dos seus pertences e comprar uma carrinha para viver e viajar pelo país em busca de trabalho. Esta missão rapidamente se transforma numa viagem pelo Oeste americano, em que vive como uma nómada moderna. Este filme garantiu à realizadora de origem chinesa o Óscar para Melhor Filme, em 2021.
1 / 10 -
Lady Bird
Lady Bird
Numa lista que inclui obras como Jackie ou No Strings Attached (entre tantos outros que certamente conhece), Greta Gerwig tem vindo a construir uma reputação relevante no mundo do cinema. Destacamos Lady Bird, que nos conta a história de Christine “Lady Bird” McPherson, uma finalista de liceu que anseia por aventura, sofisticação e oportunidade. Acompanhámos o seu primeiro romance, a sua participação na peça da escola, a sua candidatura à faculdade e, acima de tudo, as inúmeras discussões com a mãe.
2 / 10 -
Lost in Translation
Lost in Translation
Sofia Coppola é a autora de Lost In Translation, o filme que lhe garantiu o Óscar para Melhor Roteiro Original em 2004. A obra conta a história de Bob Harris (interpretado por Bill Murray) uma estrela de cinema americana, que está em Tóquio para filmar um anúncio. Já Charlotte (Scarllet Johansson) acompanha o seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado, que a deixa sozinha o tempo todo. A sofrer com a diferença horária e a vida numa terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir, o que os leva a encontrarem-se no bar de um hotel. Em pouco tempo, encontram distração e compreensão um no outro, tudo entre as luzes de Tóquio.
3 / 10 -
Little Women
Little Women
Little Women é mais um dos filmes a acrescentar à longa lista de Greta Gerwig. A famosa obra literária, da autoria de Louisa May Alcott, já ganhou mais do que uma visão cinematográfica. Contudo, destacamos a versão lançada em 2019, que ganhou o Óscar de Melhor Guarda-roupa nesse mesmo ano. A história é contada por Jo March, numa reflexão sobre a sua vida e sobre as história das suas irmãs – quatro jovens mulheres, cada uma determinada a viver a vida nos seus próprios termos. Anos após a Guerra Civil, a tímida irmã Beth desenvolve uma doença devastadora que volta a unir a família.
4 / 10 -
The Matrix
The Matrix
Embora não necessite apresentações, talvez não soubesse que um dos filmes mais populares do mundo do cinema foi realizado por duas irmãs transgéneros. Lana Wachowski e Lilly Wachowski criaram e deram vida ao The Matrix, um filme sobre um jovem programador que vive duas vidas distintas. Thomas A. Anderson, também conhecido como o hacker Neo, é atormentado por constantes pesadelos em que está conectado por cabos a um sistema de computadores futurístico. Começando a levantar dúvidas sobre a realidade, acaba por descobrir que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real.
5 / 10 -
The Power of The Dog
The Power of The Dog
The Power of The Dog nasce da visão de Jane Campion, filme este que lhe garantiu o Óscar de Melhor Realizador em 2022. Com a participação de atores como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, presenciamos a história de Phil Burbank, uma fazendeiro que intimida aqueles que o rodeiam. A personagem trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e o seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.
6 / 10 -
The Eternals
The Eternals
Chloé Zao ganha protagonismo mais uma vez, agora também dentro do universo da Marvel. Entre superpoderes e heróis de capas longas, esta é a história de Eternals, seres imortais que viveram durante a antiguidade da Terra e ajudaram a moldar a História e as suas civilizações, enquanto batalhavam os malignos Deviantes. The Eternals é um filme que foi muito elogiado por incluir atores com deficiências, membros da comunidade LGBTQI+ e várias culturas distintas.
7 / 10 -
The Hurt Locker
The Hurt Locker
Hurt Locker é um filme de guerra que ganhou não só o Óscar para Melhor Filme, como também o Óscar para Melhor Realizador, no ano de 2010. A obra cinematográfica criada por Kathryn Bigelow fez história, ao garantir-lhe o lugar de primeira mulher a ganhar este prémio. Uma história sobre as personagens JT Sanborn, Brian Geraghty e Matt Thompson, que integram o esquadrão antibombas do exército americano no Iraque. Juntos tentam desativar um explosivo, para que este seja detonado sem atingir ninguém. Contudo, um pequeno erro leva à morte de Thompson.
8 / 10 -
Wonder Woman
Wonder Woman
Incluímos mais uma história de super-heróis, mas desta vez do universo da DC. Patty Jenkins foi a realizadora responsável em fazer nascer os dois filmes da famosa personagem de banda desenhada Wonder Woman. Esta é a história de Diana, princesa da Amazónia, treina para ser uma guerreira. Quando o piloto de um avião tem acidente e aterra na sua ilha paradisíaca abrigada, este conta-lhe os problemas do mundo exterior. Isto leva Diana a abandonar a sua casa, convencida de que pode deter a ameaça. Lutando ao lado do Homem numa guerra para pôr fim a todas as guerras, Diana descobrirá os seus plenos poderes e o seu verdadeiro destino.
9 / 10 -
American Psycho
American Psycho
American Psycho passa-se em Nova Iorque, no ano 1987, e conta a história de Patrick Bateman, um jovem empresário que esconde uma segunda vida como assassino em série durante a noite. O elenco é formado pelo detetive, a noiva, a amante, o colega de trabalho e a secretária. Esta comédia de humor deturpado é da autoria de Mary Harron, que conta já com uma longa lista de obras cinematográficas.
10 / 10