As histórias inspiradoras que vamos querer ler às nossas filhas (hoje e sempre)

As histórias inspiradoras que vamos querer ler às nossas filhas (hoje e sempre)

Existe forma melhor de transmitir uma mensagem às crianças (e aos adultos!?) do que através de histórias inspiradoras? Num tempo em que a luta pela igualdade de direitos e oportunidades das mulheres move multidões, é bom relembrar feitos no feminino ao longo da História.

Por Mar. 8. 2018

É precisamente esse o objetivo do livro “Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes” (Nuvem de Tinta, 18,80€), que vai já no segundo volume.

Tal como na primeira obra, as autoras Francesca Cavallo e Elena Favilli dão a conhecer histórias inspiradoras de mulheres extraordinárias, entre escritoras, astronautas, políticas, atrizes, cantoras, ativistas, rainhas… Projetos de vida que transmitem força, coragem e irreverência.

Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes 2, de Francesca Cavallo e Elena Favilli. Nuvem de Tinta, 18,80€.

As protagonistas do livro foram retratadas por 50 ilustradoras e uma delas é portuguesa. Com dois livros públicados, Joana Estrela candidatou-se ao projeto e foi uma das escolhidas.  “Gostei muito de pesquisar sobre as rebels girls que desenhei. Também foi muito positivo trabalhar para uma editora internacional e ver o meu trabalho saltar fronteiras!”, refere à Saber Viver.

Joana acredita que a ilustração pode ser uma das ferramentas para mudar o mundo e ajudar a fazer com que “as diferenças e divisões entre papeis de género não sejam tão rígidas”.

 

Sara Seager, astrofísica, e Park Yeonmi, ativista, as duas rebels girls ilustradas por Joana Estrela. Créditos: Instagram @dortyparker.

Apesar do título, este é um livro que merece ser lido a miúdos e por graúdos, a meninas e meninos, por mães, pais, avós e avôs. Porque é difícil resistir a uma boa história, sobretudo histórias inspiradoras que nos fazem sonhar  ir mais longe.

Descubra algumas das mulheres retratadas na obra e escolha a sua inspiração para hoje.

Mulheres com histórias inspiradoras e as frases que ficaram para a História

 









 

Qual é a sua rebel girl favorita? Junte-se também ao movimento #Mulheresqueapoiammulheres.

Mais sobre empowering women , livros