Dahmer – Monstro: a história de Jeffrey Dahmer investiga o motivo por detrás dos homicídios cometidos pelo serial killer, numa exploração aos seus métodos assustadores e canibais. Com apenas 10 episódios, a série que estreou no passado mês de setembro entrou já no pódio das 10 séries de língua inglesa mais vistas de sempre da Netflix.
Todos os fãs de crime conhecem a história de Jeff Dahmer, ou o “monstro de Milwaukee” como ficou conhecido na sua cidade natal, e o entusiasmo nas redes sociais sobre esta nova série que tem como protagonista o assassino em série foi notável.
No entanto, a polémica não ficou por aí e várias famílias das vítimas de Dahmer já mostraram o seu descontentamento com a realização da série.
Um inferno de gelar o sangue
Foi entre 1978 e 1991 que Jeff Dahmer assassinou 17 homens e rapazes de várias etnias e idades.
A série dá aos espectadores uma visão próxima e pessoal da vida do serial killer, da sua infância e atribulações, dos seus crimes hediondos e do sistema policial que nada fez para os impedir.
Retrata também a homofobia e racismo do departamento de polícia de Milwaukee, que deixou inúmeros homicídios passarem despercebidos.
No entanto, o ponto focal da maioria dos episódios é a violência e brutalidade usada por Dahmer, o que causou polémica entre os espectadores e familiares das vítimas.
Ainda que esta série demonstre a realidade de uma das maiores perseguições individuais a homens da comunidade queer, as críticas continuam a chover sobre a interpretação dos factos pelo realizador Ryan Murphy.
Este foi acusado por vários familiares das vítimas de perturbação de dor e de falta de consulta e consentimento para a realização da série.
Produção e elenco
A biografia foi criada por Ian Brennan e Ryan Murphy, conhecido pelas séries Glee, Pose e American Horror Story, que colocou Evan Peters, também parte da série de terror, no papel de Jeff Dahmer.
A interpretação do ator americano de um dos maiores canibais na história dos Estados Unidos da América foi categorizada por fãs como tão excelente, como assustadora.
A série conta também com Niecy Nash no papel de Glenda Cleveland, vizinha de Jeffrey Dahmer, Molly Ringwald como Shari Dahmer, madrasta do serial killer e Richard Jenkins como Lionel Dahmer, pai do assassino.
Todos os episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix.