Cultura

Landscapers: o crime real sobre um casal que enterra dois corpos num quintal

David Thewlis e Olivia Colman dão vida a um polémico casal britânico que foi acusado de fraude e duplo homicídio, em 2014. A HBO conta agora a história do crime, com um lado fantasioso, que torna esta produção um must-watch. Saiba tudo sobre Landscapers.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Landscapers: o crime real sobre um casal que enterra dois corpos num quintal Landscapers: o crime real sobre um casal que enterra dois corpos num quintal
© HBO
Marta Chaves
Escrito por
Jan. 17, 2022

Em 1998, Susan e Christopher Edwards mataram os pais de Susan e enterraram-nos no quintal de sua casa em Nottinghamshire, Inglaterra. O que tinha tudo para ser um crime perfeito traduziu-se numa acusação de fraude e de duplo homicídio, porque Christopher quebrou a promessa de manter o crime em segredo, acabando por contá-lo à sua madrasta, Tabitha Edwards, 15 anos depois.

O que Christopher não esperava era que Tabitha contasse à polícia o que tinha acontecido no quintal dos pais de Susan. Não demorou muito até que a polícia visitasse os atuais moradores daquela casa e descobrisse os corpos no quintal.

Mas, então, como é que Christopher e Susan justificaram o desaparecimento dos pais de Susan? Segundo o relato dos vizinhos, estes teriam vendido a casa e saído do país, o que, na verdade, pareceu-lhes uma desculpa plausível.

Landscapers, a história

Durante 15 anos, nada de se soube. Christopher e Susan mudaram-se para França, mas a vida tornara-se complicada para o casal que não tinha dinheiro, mas que fazia questão de gastar o pouco que tinha em arte. Aliás, no primeiro episódio vemos Susan a entrar numa loja de antiguidades e a debater-se com a compra de um poster do filme de 1952 O Comboio Apitou Três Vezes, protagonizado por Gary Cooper e Grace Kelly. Acabou mesmo por levá-lo e por mentir ao marido sobre o verdadeiro preço que pagou por ele.

Ao não conseguir arranjar emprego, o casal de meia idade enfrentava diariamente dificuldades financeiras. Quando Tabitha faz a denúncia, Christopher e Susan não ofereceram resistência e regressaram a Inglaterra para serem interrogados e, finalmente, a verdade veio ao de cima – embora, ainda hoje, o casal mantenha a sua inocência.

Além de admitir ter tido sempre uma relação conturbada com os pais, Susan confessou ainda ter sido vítima de abusos sexuais da parte do pai e, naquele dia, diz ter visto a mãe a matá-lo no quarto. Numa tentativa de autodefesa, Susan conseguiu alcançar a arma e afirma ter matado a mãe, mas apenas para se proteger. O marido Christopher foi quem, alegadamente, enterrou os corpos. Em 2014, o casal foi condenado a 25 anos de prisão.

Esta minissérie de apenas quatro episódios conta com a produção executiva de Olivia Colman, protagonista, e foi escrita por Ed Sinclair e realizada por Will Sharpe.

A produção não é, de todo, a típica de um true crime. As cenas deambulam entre a realidade do casal Edwards e a fantasia de um filme western, um género apreciado por ambos, fãs da cultura cinematográfica. Quando o crime é explorado, o espectador é remetido para o cenário real do quarto onde os pais de Susan foram assassinados e acompanha a versão dos dois do que aconteceu.

Uma coisa é certa, o amor de Susan e Christopher é retratado como inquebrável e leal, embora com questionáveis atitudes de ambas as partes. Quando Christopher perde o irmão, as cartas enviadas a um dos seus ídolos, Gérard Depardieu, começam a ter resposta. O que não sabe é que é Susan a escrevê-las, depois de ter falsificado a letra e a assinatura do ator francês. Tudo para deixar o marido mais feliz. No entanto, na altura do interrogatório, algo muda entre o casal.

Um detalhe curioso sobre esta série da HBO é que Ed Sinclair trocou correspondência com a própria Susan Edwards para obter mais informações sobre como tudo realmente aconteceu.

Os quatro episódios de Landscapers estão disponíveis na HBO Portugal.

Últimos