No primeiro semestre de 2023, muitas serão as apostas das editoras portuguesas – ficção, coletâneas, fantasia, entre outros géneros.
Desde obras galardoadas com diversos prémios internacionais e aclamados pela crítica a livros que serão publicados pela primeira vez em Portugal vários anos após o seu lançamento original, e outros que são sucessos recentes e recebem agora tradução na nossa língua, reuni as novidades literárias a manter debaixo de olho.
Se procura novos livros para ler ou edições consagradasem português, aqui tem as minhas sugestões. Guarde esta lista!
8 livros para ler em 2023
As Sete Luas de Maali Almeida, de Shehan Karunatilaka
As Sete Luas de Maali Almeida, de Shehan Karunatilaka
Clube do Leitor
O livro vencedor do Booker Prize deste ano é publicado em Portugal pela Clube do Leitor. Este romance conta-nos uma história original, num cenário de guerra civil no Sri Lanka, a partir do ponto de vista de Maali Almeida – que se encontra morto e quer descobrir o porquê. As Sete Luas de Maali Almeida é o segundo romance de Shehan Karunatilaka. Uma história de humor negro que promete não deixar ninguém indiferente.
A mexicana Fernanda Melchor é uma das autoras com maior reconhecimento pela crítica internacional e ocupa um lugar de destaque na literatura sul-americana atual. Neste romance policial, a autora traz-nos um México sem esperança e sem lei. Pontuada de elementos de terror, esta obra aclamada pela crítica tem sido comparada a trabalhos de Cormac McCarthy e um legado genial de autores como Gabriel García Márquez. Uma história que merece ser explorada, pelo seu lirismo e subversão das regras de romance.
2 / 8
Pachinko, de Min Jin Lee
Pachinko, de Min Jin Lee
Relógio D’água
Fevereiro vê chegar a edição portuguesa de Pachinko, pela editora Relógio D’água, um dos mais aclamados romances históricos dos últimos anos no panorama da literatura internacional. A saga de três gerações de imigrantes coreanos no Japão do século XX é-nos contada numa obra repleta de amor, sacrifício, perda, reencontros e o poder de perdoar. Pachinko foi também adaptado para uma série televisiva numa produção da Apple Tv+ e em Abril de 2022 renovada para uma segunda temporada.
3 / 8
Diários e Cadernos, de Patricia Highsmith
Diários e Cadernos, de Patricia Highsmith
Relógio D’água
Também pela Relógio D’água, serão editados os cadernos e diários de Patricia Highsmith, mais de vinte anos após a sua morte. Esta compilação de pensamentos, reflexões, entradas de diários, etc., que cobrem mais de 60 anos de escrita, recebe agora uma edição em português, a ser publicada no final de fevereiro. A autora conhecida por sucessos como O talentoso Mr. Ripley e Strangers on a train (ambos adaptados ao grande ecrã) explora nos seus cadernos pessoais tópicos que influenciaram a sua vida pessoal e profissional, como a origem da violência e a paixão entre duas mulheres. Um olhar único acerca de uma das grandes romancistas do século XX.
Recentemente adaptado ao cinema, com Tom Hanks no principal papel, esta obra do sueco Fredrik Beckman é agora editada em Portugal pela Porto Editora. Ove é possivelmente o homem mais rabugento do mundo – e após a morte da sua mulher decide não ter mais razōes para viver e tenta suicidar-se (sem sucesso). Contudo, um casal de vizinhos recém chegados ao bairro irá mudar por completo a sua vida e maneira de encarar a vida. Uma história repleta de comédia e drama na quantidade certa, assinada por um autor conhecido pela sua perspicácia e poder de observação e empatia pela condição humana.
5 / 8
O Olhar Mais Azul, de Toni Morrison
O Olhar Mais Azul, de Toni Morrison
Presença
Pela primeira vez editado no nosso País, este romance de 1970 da autoria da premiada com um Nobel, Toni Morrison, conta-nos a história de uma personagem chamada Pecola que cresceu na época da Grande Depressão dos anos 30, nos Estados Unidos. Esta obra, a primeira da autora, confronta-nos com atos de violência racial, com situações de racismo intrínseco e o desejo de ser e aparentar algo diferente do que se é. Uma história fortíssima e intemporal, de leitura (quase) obrigatória.
6 / 8
Breves Notas sobre o Oriente, de Gonçalo M. Tavares
Breves Notas sobre o Oriente, de Gonçalo M. Tavares
Gonçalo M. Tavares dispensa apresentações, sendo um dos mais aclamados autores portugueses contemporâneos e tendo a sua obra traduzida em mais de 50 países. Neste novo livro lemos a história de dois amigos, viajantes, em que num momento de despedida não se conseguiram despedir e prosseguiram viagem juntos. Publicado em janeiro, apenas com uma vaga sinopse do que o enredo nos poderá trazer, é certamente uma história para explorar e descobrir a riqueza das regiões japonesas em que tem lugar.
7 / 8
Lapvona, de Ottessa Moshfegh
Lapvona, de Ottessa Moshfegh
Foi um dos livros mais antecipados de 2022 e será, este ano, traduzido para português. Esta estranha história tem lugar num cenário medieval, onde o pequeno Marek, o filho de pastor, nunca conheceu a sua mãe, mas mantém uma misteriosa relação com Ina, a parteira da vila onde vivem. Numa mistura de fantasia com terror e ficção literária, este singular mas cativante livro fala-nos do poder da família e das tradições, do mundo natural e do mundo espiritual.