O Gabinete de Curiosidades marca o regresso de Guillermo del Toro ao pequeno ecrã
O cineasta mexicano, vencedor de dois Óscares, está de volta com uma série repleta de horror. Os oito episódios de O Gabinete de Curiosidades contam com alguns dos melhores nomes do universo cinematográfico do terror e da fantasia.
Todos podemos contar histórias de terror, mas é preciso um talento especial para o fazer bem. Guillermo del Toro junta-se agora à pequena lista de apresentadores icónicos de antologias assustadoras, como Elvira e o aclamado diretor Albert Hitchcock, com a série O Gabinete de Curiosidades.
O cineasta tem inúmeros êxitos no seu currículo, entre eles o filme A Forma da Água, de 2017. Foi com esta obra cinematográfica que adicionou aos seus prémios os Óscares de Melhor Diretor e Melhor Filme, no ano seguinte.
Em 2022, regressou ao ecrã e reuniu-se com oito diretores para criar uma antologia repleta de terror, que inclui contos independentes, cada um mais aterrorizante do que o outro.
Se gosta de horror com um toque de crítica social, não perca esta série que, sem dúvida, vai levar as suas emoções ao rubro.
Um elenco repleto de fantasia e horror
Andrew Lincoln, conhecido pelo papel de Rick Grimes na aclamada série de zombies The Walking Dead, foi o único ator que Guillermo del Toro insistiu que fizesse parte da antologia.
Este participou no último episódio da série, no papel de Edgar, um pai ornitólogo que trabalha na Universidade de Cornell com a sua mulher Nancy.
Outro nome conhecido, agora no universo da fantasia, é Rupert Grint, cujo papel como Ronald Weasley na famosa saga de magia Harry Potter lhe garantiu fama vitalícia.
O ator britânico participou no sexto episódio da antologia, como Walter Gilman, um jovem que com apenas 12 anos perdeu a irmã gémea.
Guillermo del Toro contou também com a presença de David Hewlett, ator com quem já trabalhou no filme A Forma de Água, de 2017.
O artista dá vida a Masson no segundo capítulo da antologia, um ladrão de túmulos cujo sustento está a ser ameaçado por ratos.
Capítulos da antologia O Gabinete de Curiosidades
Lote 36 é o primeiro episódio e conta com o diretor Guillermo Navarro, vencedor do Óscar de Melhor Fotografia, em 2007, no filme de Guillermo del Toro O Labirinto do Fauno.
Aborda temas como o fascismo e a fantasia, onde o ator Tim Blake Nelson interpreta um veterano militar amargo com inúmeras dívidas.
Adaptado de um conto do autor Henry Kuttner e dirigido por Vincenzo Natali, conhecido pelo filme terror de 2019, In the Tall Grass, o segundo capítulo da série, intitulado Ratos de Cemitério, conta a história de um ladrão de túmulos que acaba por ficar encurralado num túnel por um bando de ratos.
David Prior, diretor do filme de 2020 The Empty Man, concebeu A Autópsia, o terceiro episódio da antologia, onde um polícia tenta desvendar misteriosas mortes numa mina com a ajuda de um médico legista.
Ansiosa por se encaixar no grupo de amigas do local onde trabalha, Stacey começa a usar um creme de rosto e corporal popular. No entanto, tem uma má reação ao mesmo, que mais tarde se torna fatal. Por Fora, o quarto capítulo, foi dirigido por Ana Lily Amirpour, conhecida pelo filme Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa, de 2014.
Keith Thomas, conhecido pelo filme de terror The Vigil – O Despertar do Mal, em 2019, assumiu o papel de diretor do episódio Modelo de Pickman de O Gabinete de Curiosidades, que narra a história de Will, um estudante de arte que começa a perder o sentido da realidade depois de conhecer Richard e os seus quadros.
Catharine Hardwicke, a realizadora do popular filme Crepúsculo, juntou-se agora a Guillermo del Toro para este projeto de terror. O sexto capítulo, Sonhos na Casa da Bruxa, toca em temas de perda e luto e mostra a busca de um gémeo pelo espírito da sua falecida irmã.
O episódio seguinte, A Visualização narra a experiência única, mas aterrorizante, de quatro convidados numa elegante mansão de um recluso rico.
Por fim, O Murmúrio, o último capítulo da antologia, conta a história de dois ornitólogos que se refugiam numa casa isolada para recuperar de uma perda terrível. A realizadora é Jennifer Kent, conhecida pelo aclamado filme de 2014, O Senhor Babadook.
Os oito episódios de O Gabinete de Curiosidades já estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix.