© El Deseo, Manolo Pavón
O que fazer no fim de semana de 6 a 8 de setembro

O que fazer no fim de semana de 6 a 8 de setembro

Seis sugestões para aproveitar o fim de semana fora de casa. Entre concertos, workshops e cinema encontra propostas para toda a família.

Por Set. 5. 2019

A primeira semana de setembro é sinónimo de regresso à rotina, mas o fim de semana está à porta e, com ele, muita coisa para fazer para esquecer o fim das férias.

Em Lisboa, as ruas, as praças e os jardins de Lisboa são palco de vários espetáculos que vão da música ao teatro, passando pela dança e pela literatura, em mais uma edição do Lisboa na Rua. Na mesma cidade é ainda possível festejar o 15º aniversário do Rock In Rio, em Portugal, com os James.

Em Guimarães, há mais uma edição do Manta, com cinco concertos de entrada livre e no jardim. Quem gosta de cinema não pode também perder o mais recente filme do realizador espanhol Pedro Almodôvar, Dor e Glória.

O que fazer este fim de semana

Setembro é mês de Lisboa na Rua

© Ilustração Marina Rodrigues

Dançar faz bem, aliás, muito bem. E não é todos os dias que o Jardim da Estrela se transforma num salão de baile, ainda para mais ao som do Real Combo Lisbonense.

Mas é isso mesmo que vai acontecer no sábado, a partir das 21h30, em mais uma iniciativa do Lisboa na Rua. Calce os seus sapatos mais confortáveis, pois vai ter vontade de dançar a noite inteira.

Não perca também a abertura do Bibliófilo, uma biblioteca ao ar livre, no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Aos domingos, há histórias para os mais novos, às 11h, e leituras com convidados para adultos, a partir das 18h. Consulte a programação completa.

Onde: Vários espaços de Lisboa.
Quando: Até 29 de setembro
Entrada livre


Proteger o ambiente

Tomar conta do nosso planeta é uma tarefa de todos, por isso, por que não aprender a fazer detergentes ecológicos e a viver com menos? Ana Milhazes, autora do blogue Ana Go Slowly, vai à Academia Organii dar dois workshops sobre estas temáticas.

O primeiro intitula-se Desperdício Zero: Aprenda a fazer detergentes ecológicos e a ter uma vida com menos desperdício; o segundo Minimalismo: Uma vida mais feliz, baseada no ser em vez do ter. Vai sair de lá mais amiga do ambiente.

Onde: Academia Organii, Lisboa
Quando: 7 de setembros, às 10h30 e às 15h30
Preço: 30€
Inscrições por e-mail


O regresso de Almodóvar

© El Deseo, Manolo Pavón

Dor e Glória é uma das estreias mais aguardadas do ano, ou não fosse um filme de Pedro Almodóvar. No grande ecrã, surge Salvador Mallo (Antonio Banderas), um realizador de cinema que já teve melhores dias e que revê a sua vida.

A sua infância, os primeiros amores, as separações, a morte da mãe são alguns dos aspetos que vão desfilando pela história, que em momentos parece autobiográfica. Pedro Almodóvar não confirma, mas também não desmente veemente.

Certo é que este pode bem ser o papel da vida de Antonio Banderas, que venceu o Prémio de Melhor Ator, no Festival de Cannes, deste ano. Mas voltando ao filme, Penélope Cruz, a atriz fétiche do realizador, é outra das protagonistas do filme.

Onde: Salas de cinema de todo o País
Quando: A partir de 6 de setembro


Passear à beira Tejo

© D.R.

Aproveite o bom tempo para fazer um passeio na zona ribeirinha de Lisboa ao fim do dia, até porque, por estas bandas, acredite, o pôr do sol é maravilhoso. E, agora, há ainda mais uma razão para passear por aqui, o SUD Kiosk Café.

O espaço tem uma pequena esplanada, mas foi feito também a pensar em quem quer levar algo para beber e petiscar enquanto passeia (os materiais usados no take away são biodegradáveis, para minimizar o impacto no ambiente).

Da ementa constam sumos naturais de fruta, granizados, gelados, sanduíches, wraps e as inovadoras stick waffles recheadas (tipo espetada para comer enquanto caminha). O quiosque encontra-se no SUD Lisboa, junto ao parque infantil.

Onde: Avenida Brasília – Pavilhão Poente (ao lado do MAAT), Lisboa
Quando: Todos os dias, das 10h às 22h


Festa de aniversário

© D.R.

O Rock in Rio celebra, em 2019, 15 anos em Portugal com um minifestival, que vai fazer lembrar as noites passadas no Parque da Bela Vista ao som de vários concertos.

A abrir as hostilidades, na sexta-feira, estará o Maestro Rui Massena a dirigir uma orquestra composta por 60 músicos, que tocará os grandes sucessos do Rock in Rio em Portugal, acompanhada de fogo-de-artifício.

No sábado, é a vez de James e, no domingo, Ivete Sangalo, que não poderia faltar, já que esteve presente em todas as edições do evento. Todos os dias, há ainda um espetáculo inédito de video mapping.

Onde: Torre de Belém, Lisboa
Quando: 6, 7 e 8 de setembro, às 21h00
Entrada livre


Jardim musical

Bruno Pernadas © D.R.

Como é habitual, a nova temporada cultural em Guimarães abre com o Manta, no jardim do Centro Cultural Vila Flor. São cinco concertos com os pés na relva.

O primeiro a subir ao palco é o artista brasileiro Momo, seguindo-se a banda de Bruno pernadas. Este último volta a atuar na tarde de sábado, mas para um concerto para os mais novos. A noite será de Serushiô e da norte-americana Holly Miranda.

Um festival que é uma montra do que se ouve nos nossos dias e põe Guimarães no centro da música.

Quando: 6 e 7 de setembro
Onde: CCVF, Guimarães
Entrada livre


Descubra outros eventos a não perder em Lisboa este mês.

Mais sobre agenda , espetáculos , música