Book Club: os livros que a redação quer ler em maio
Entre romances e obras sobre temas atuais, as novidades literárias são tantas que decidimos compilar neste artigo mensal os livros que queremos ler nos próximos tempos. Saiba quais são.
Olhou para a sua mesa de cabeceira ultimamente? Se está vazia, significa que precisa de um novo livro para ler antes de adormecer (afinal, está comprovado que olhar para ecrãs antes de dormir não é uma boa opção para um sono tranquilo). Mas pode também levá-lo consigo para uma tarde no parque ou um dia na praia, afinal o bom tempo já se faz sentir.
Ler é bom e recomenda-se, por isso, reunimos os novos livros que queremos ler este mês. Escolha já a sua próxima aquisição!
Livros para ler em maio
1 / 8
Nas Suas Mãos, de Leïla Slimani, com ilustração de Clément Oubrerie
Sou fã de Leïla Slimani daí que esteja com muita vontade de ler Nas Suas Mãos. Desta vez, a escritora franco-marroquina optou por uma novela gráfica que nos dá a conhecer a médica Suzanne Noël. A também feminista foi pioneira da cirurgia reconstrutiva, que, na altura, era considerada perigosa e desnecessária, mas que devolveu um rosto àqueles que o perderam na Primeira Guerra Mundial. Estará nas livrarias no dia 13 de maio.
As críticas dizem que é um livro irónico e divertido que nos faz rir do fanatismo e dos que pensam ser heróis, tema tão atual. Fernando Arambu, autor de Pátria, conta-nos a história de dois jovens bascos que querem integrar a ETA, mas, quando vão para uma quinta no sul de França para terem instrução, são apanhados pelo anúncio do fim da atividade armada do grupo. Resolvem, então, fundar uma organização própria sem recursos nem um grande plano. À venda a 7 de maio.
3 / 8
A Próxima Vaga, de Mustafa Suleyman com Michael Bhaskar
A Inteligência Artificial é um dos temas que mais me preocupa nos dias que correm e perceber mais sobre o seu impacto na nossa sociedade é fundamental. Neste livro, Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, uma das principais empresas da área, revela o que as novas tecnologias representarão na próxima década, apontando os seus aspetos positivos e negativos, e ainda apresenta soluções práticas para conter esta verdadeira ameaça.
Confesso que a capa de Amêndoas foi o que me chamou a atencão em primeiro lugar. Contudo, após ler a sinopse, fiquei ainda mais intrigada com esta obra de Won-Pyung Sohn. O autor sul-coreano conta-nos a história de Yunjae, um adolescente de 16 anos que não consegue identificar ou expressar sentimento devido a uma condição neurológica chamada alexitimia. As críticas Amêndoas como uma obra ousada, original e delicada, que nos leva ao mais profundo da condição humana. Diposnível para envio a partir de 8 de maio.
Não podia faltar um romance histórico no bookclub de maio, e a obra eleita foi Xeque-mate Cavalheiro!, o quarto livro da Liga das Mulheres Extraordinárias. Nele, conhecemos a história de Catriona, descrita como uma mulher introvertida e dedicada à causa sufragista, e de Elias, o seu novo colega de trabalho. Porém, Elias não é exatamente quem diz ser e tenta aproximar-se de Catriona com falsas intenções. Será que Catriona pode mesmo confiar nele ?Disponível a partir de 9 de maio.
Depois de Nunca Fiques Onde Já Não Estás, Manuel Clemente está de volta com reflexões inquietantes e uma nova perspetiva sobre a vida com Sem Ti Não Vais a Lado Nenhum. Na sua nova obra, atreve os leitores a repensarem a forma como vivem a vida e, se no fim concluirem que estão infelizes, a sair do piloto automático e a mudar de rota. Afinal, ” quantos sustos precisamos de apanhar para perder o medo de viver?”. Não sendo uma grande fã deste género literário, estou curiosa para descobrir o que está no interior destas páginas. Disponível a partir de 23 de maio.